Natal na China: tem ou não tem?

O nome em mandarim para Natal é “shèng dàn jié” que significa Festival do Nascimento Sagrado. Já se perguntou como os chineses comemoram, e se comemoram, o Natal? Como muitos sabem, a China não é um país em que o cristianismo seja forte e, mesmo assim, as cores vermelhas e as luzes piscantes são vistas pelas cidades juntas a embrulho de presentes, promoções e árvores natalinas. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais.

 

Natal na China 3
Duendes de Natal

 

Historicamente, a China não é um país que comemora o Natal, sendo assim, o dia 25 de dezembro não é feriado no país inteiro, mas em algumas cidades como Hong Kong e Macau, sim. No geral, as escolas, faculdades e outros comércios não fecham para a comemoração. É apenas mais um dia do ano que ocorre normalmente como os outros. Contudo, com a globalização, filmes, propagandas e informações que correm pelo mundo, desde o século XX, detalhes relacionados ao Natal têm sido, vagarosamente, introduzidos ao país, principalmente, pelas lojas de roupas, brinquedos, sapatos e lembranças. Veja aqui características do Natal na China.

Muitas lojas nas cidades principais da China, como Beijing, Hong Kong, Shanghai e Macau não perdem mais a oportunidade de “Natal” de aumentar as vendas. Sendo assim, promoções de Natal e decorações simples nas entradas e dentro das lojas são feitas para atrair os clientes. As lojas que mais investem em decoração natalina, são lojas de marcas internacionais, principalmente americanas. Uma curiosidade sobre a decoração é que as lojas investem em enfeites que sejam vermelhos, que faz referência a bandeira da China, para que os enfeites fiquem até a comemoração do Ano Novo Chinês, que acontece em janeiro ou fevereiro, dependendo do calendário lunar.

 

Luzes e Árvore de natal

 

A troca de presentes acontece?

Como celebrar o Natal sem as famosas “lembrancinhas” para os entes queridos? Bom, muitas empresas e comércios locais que são estabelecidas nas cidades grandes se organizam para grandes bailes e jantares. Luzes, árvores e estrelas são os principais símbolos propagados em meio aos cânticos de Natal. Além disso, os canais de televisão não deixam a propaganda para trás. É muito comum comerciais nas mídias mostrando promoções de lojas e comemorações por causa da data natalina. A gastronomia e os estabelecimentos não perdem oportunidade em fazer negócios.

Muitos chineses buscam as promoções para comprar presentes para si mesmos e para poucos entes próximos. A troca de presentes que os brasileiros conhecem, e muitos tanto esperam, não é a realidade do dia 25 de Dezembro na China. Inclusive, como não é feriado, o povo local que decidiu abraçar a cultura natalina usa essa data como desculpa para reunir os amigos e se divertir. Muitos buscam restaurantes com karaokê, vão para algum bar ou até mesmo a casa de alguém (há relatos de pessoas jantando no McDonalds e fazendo a troca de pequenos presentes entre amigos e namorados).

 

Natal na China 3
Pequeno presente de Natal

 

Turistas, Natal e Ceia

A China é um país cada vez mais procurado para visitação entre os turistas, porém, a época do Natal é baixa temporada, sendo assim, os que escolhem essa data para passear nas principais cidades, como Hong Kong, garantem um preço bom. Os hotéis planejam a noite de Natal o mais próximo possível da cultura ocidental para agradar os estrangeiros.

O banquete de Natal chinês tem como prato principal barriga de porco crocante acompanhado de algum molho a escolha da família. Porém , como mencionado anteriormente, os chineses aproveitam a noite de Natal para se divertir com amigos, deixando a famosa “ceia” para os turistas que decidiram passar o Natal no país.

Como a oportunidade de natal na China é muito mais comercial do que religiosa, os comércios não dormem no ponto e, atualmente, em Shanghai, é possível encontrar até panetones nos mercados Carrefour.

 

Natal na China 3
Biscoitos de Natal

 

Brasil e China

Sendo assim, a magia do Natal existe por conta de toda a decoração feita nas cidades. Brilhos e  luzes  vermelho e verde enfeitam muitos lugares das principais cidades e shoppings. Contudo, o espírito natalino não é o mesmo como no Brasil.

Não apenas no Brasil, mas nos países em que a maioria das pessoas celebra o nascimento de Jesus, existe um momento para refletir, agradecer, amar, fazer a retrospectiva do ano, orar e pedir prosperidade por um próximo ano sendo melhor que o ano que está quase no final. Orações e desejos bons ao próximo que vem do fundo da alma ainda é pouco visto na China.

O feriado que se é muito celebrado na China é o Ano Novo Chinês, onde todas as energias positivas, superstições, orações e tradições são celebradas e saudadas pelos moradores do país.

E você leitor, tem alguma experiência para contar para a China Link Trading? Deixe seu comentário com sua participação!

 

Fontes: China Link Trading, Youtube Channel, China na Minha Vida, Brasileiras pelo mundo

Por Carolina Ranzoni, diretamente da Nova Zelândia.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter

 

 


Veja Também


Deixe seu comentário