Nanchang – A Cidade dos Heróis da China

A capital da província de Jiangxi, localizada no sudeste da China, é também conhecida como a “Cidade dos Heróis”. Isso porque, em 1º de Agosto de 1927, aconteceu em Nanchang, o primeiro grande conflito armado entre o Partido Nacionalista (Kuomintang) e os comunistas chineses, que deu início à guerra civil chinesa. Os comunistas se rebelaram contra o controle dos nacionalistas sobre a cidade e com as forças militares do movimento, ocuparam Nanchang. A data é considerada como o nascimento do Exército de Libertação Popular da China, responsável, depois de alguns anos, pela Revolução Comunista.
A cidade é então considerada como o berço do Exército de Libertação e da nova China, com diversos monumentos que homenageiam o dia 1º de Agosto, como a Bayi Square (Praça 1º de Agosto) e a Bayi Bridge (Ponto 1º de Agosto).

 

nanchang

 

nanchang

Gastronomia de Nanchang

O clima da cidade é subtropical de monções, com muita chuva e também dias ensolarados. A maior temperatura, no verão, pode passar de 40º, enquanto no inverno, frio e seco, a temperatura mais baixa é cerca de -10º. O outono e a primavera são as melhores estações do ano para se visitar Nanchang, com clima fresco, mas também muitos períodos chuvosos. Por estar localizada a sudoeste do maior lago da China, Poyang Lake, a cidade é toda plana, com vários rios e lagos ao redor.

A gastronomia local (Gan Cuisine) é predominante, mas também há na culinária, influências de outras províncias, como de Shandong e Shanghai. As principais características da gastronomia de Nanchang são: comida apimentada, ausência de pratos frios, e muitos peixes e caranguejos. É muito fácil encontrar restaurantes fast food ocidentais como Mc Donald’s, KFC, Pizza Hut e Papa John’s. Outra boa opção é experimentar as comidas de rua, que variam de panquecas a churrasco (carnes e legumes), com ótimo preço e muito saborosas.

 

Principais atrações em Nanchang

Com uma população de mais de 5 milhões de habitantes, sendo aproximadamente 3 milhões de habitantes na área urbana, Nanchang cresce em ritmo acelerado, assim como o número de atrações que vêm sendo construídas na cidade.

 

nanchang

 

O distrito mais novo da cidade, chamado de Honggutan (foto acima), possui diversas atrações, como a Estrela de Nanchang, roda gigante com 160m de diâmetro, e o show das águas no Autumn Water Park. Também há diversos Shopping Centers como o Wanda Plaza, Shimao Plaza e o Greenland Central Plaza.

 

nanchang
Show das águas no Autumn Water Park

Ainda em Honggutan, a mais nova construção, que foi finalizada em 2015, é o Greenland Central Plaza, composto por 2 torres de 303 metros de altura, com aproximadamente 70 andares. É possível visitar alguns dos andares mais altos para se ter uma vista panorâmica de Nanchang. No mesmo ano de sua inauguração, as torres entraram para o Guinness Book como o maior painel de LED do mundo (cerca de 35000m²), onde são exibidas em todas as noites pequenas animações que atraem a atenção de todos. O show de luzes acontece todas as noites nos edifícios que ficam ao redor do Rio Gan, que corta a cidade e separa Honggutan do centro de Nanchang.

 

nanchang
Torres com as maiores telas de LED do mundo

Também há na cidade muitas atrações históricas, como o Shenjin Pagoda e o Pavilhão do Príncipe Teng (TengWang Ge). Ambos foram restaurados recentemente, mas o Shenjin Pagoda, por exemplo foi construído primeiramente no século X, e depois danificado e reformado diversas vezes. Já o Pavilhão do Príncipe Teng foi originalmente construído no século VI. O Memorial do 1º de Agosto também foi reformado recentemente é uma das atrações históricas favoritas dos turistas.

nanchang

Outras atrações como o Parque do Povo, no centro de Nanchang, o Zoológico e o novo parque de diversões da empresa Wanda também são parada obrigatória para muitos turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a província de Jiangxi e sobre a China. Há ainda vilas e cidades próximas, como Jingdezhen, a capital da porcelana; Jiujiang, com o maior lago do país; Anyi, uma vila antiga nas montanhas, etc.

 

Como chegar

Nanchang
Estrela de Nanchang

Apesar de não ser uma cidade muito conhecida pelos turistas estrangeiros, Nanchang conta com uma grande infraestrutura e bastante diversa, tanto na gastronomia, como para compras, diversão e transporte.

É possível, ainda, chegar de avião à cidade, partindo das principais capitais do país até o aeroporto Nanchang Changbei International Airport, com vôos diários. Para se locomover dentro da cidade as opções vão de táxi comum, metrô, ônibus, moto táxi e também os “tuk tuks”.Duas estações de trem ligam Nanchang ao resto da China, sendo possível chegar por trem de Shanghai e Shenzhen em 12 horas, com o trem rápido, e em 5 horas de trem bala. As principais linhas de trem da China convergem na cidade, então é fácil chegar e partir para qualquer região da China.

 

Por Ingrid Torquato, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: China Highlights, Travel China Guide, Trip Advisor

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário