Muitas pessoas podem questionar o que há de tão especial em visitar um monte, mas as dúvidas vão desaparecer ao conhecer o incrível Monte Huangshan. Pois o monte, que foi aclamado pela arte e literatura durante uma boa parte da história chinesa, continua a atrair o mesmo fascínio dos visitantes, pintores e fotógrafos, e se destaca por seu cenário magnífico, composto por muitos picos de granito e rochas que surgem em meio ao que parece ser um mar de nuvens. Porém, onde está localizado esse local? Qual é a sua importância e os elementos de visitação? Saiba mais abaixo!

O Monte Huangshan está localizado na província do sul Anhui, e cobre uma área de 250 quilômetros, dos quais 154 quilômetros quadrados são de atrações. Logo, o monte, que no ano de 1990 entrou nas listas mundiais de patrimônio cultural e natural, tem mais de 400 atrações paisagísticas famosas, das quais 140 foram desenvolvidas e abertas aos turistas.
História do Monte Huangshan
Descrito muitos vezes como a montanha mais bonita da China, o Monte Huangshan desempenhou um papel importante na história da arte e da literatura na China, desde a Dinastia Tang, quando uma lenda, que surgiu no ano de 747, descreveu o monte como o local da descoberta de um elixir da imortalidade. Assim, tal lenda deu nome ao monte e garantiu o seu lugar na história chinesa.

O Monte Huangshan se tornou um grande ponto de atração para eremitas, poetas e paisagistas, que ficavam fascinados por sua dramática paisagem montanhosa. Já durante a dinastia Ming, as incríveis paisagens do local inspiraram a influente escola de pintura de paisagens de Shanshui (“Montanha e água”), proporcionando uma representação fundamental da paisagem oriental na imaginação e arte do mundo.
Importância ambiental do monte
O Monte Huangshan está localizado em uma zona úmida de clima de monção subtropical da província chinesa de Anhui, e é um destaque por sua riqueza botânica e por conservar o habitat de uma série de espécies endêmicas de plantas locais e nacionais, das quais várias estão globalmente ameaçadas.

Por mais de 200 dias no ano, o monte é nebuloso e nublado, e os vapores se coagulam para formar uma espécie de mar de nuvens, que possibilita uma vista incrível e a impressão de que estamos em outro mundo.
Características do Monte Huangshan
O Monte Huangshan é uma área natural com paisagens extremamente bonitas e que mostra boas evidências de glaciação. Logo, em tal lugar é possível encontrar inúmeros picos imponentes, rochas grotescamente moldadas, cachoeiras, cavernas, lagos e fontes termais, que estão em sua totalidade bem protegidos.

Ademais, os templos antigos (dos quais há os restos de mais de 20), as inscrições de rocha e os caminhos para eles e para os pontos em que se pode observar as belas paisagens, estão intactos e em bom estado de conservação.
Contudo, cerca de 1.600 pessoas vivem dentro da área do Monte Huangshan, dentre os quais a maioria são os funcionários da reserva e seus dependentes. Mas, há uma política em vigor, que tem como intuito reduzir esses números, assim como os edifícios que os acompanham, à medida em que as oportunidades surgem.

O Monte Huangshan possui 72 picos, que estão localizados a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, entre os quais há três picos principais que se erguem majestosamente e são fascinantes, apesar de serem perigosamente íngremes. Além de tais pontos, também há uma série de penhascos, florestas de pedra, pilares de pedra e pedras em forma de ovo, que formam um cenário geomorfológico de granito exclusivo.
O turismo no Monte Huangshan
O Monte Huangshan é um lugar de belas e únicas paisagens e de muita paz e silêncio. Porém, durante alguns períodos esse cenário pode ficar mais agitado devido a presença de diversos turistas, que estão em busca de todas as experiências que o local pode oferecer, em um país que tem diversas oportunidades de turismo ecológico, como os Parques Nacionais.

Assim, o monte recebe uma enorme quantidade de turistas durante o ano, fator que é benéfico para o movimento da região e para o maior conhecimento do lugar, mas também pode aumentar os riscos de prejuízo para a preservação ambiental. Logo, por ser uma das paisagens mais famosas da China, o Monte Huangshan tem uma visitação anual de 2,74 milhões, que aumenta em 8,96% ao ano.

Sendo assim, ao chegar na região é possível encontrar diversas oportunidades e pacotes para conhecer e explorar o monte e as demais atrações que estão próximas ao mesmo. Tais pacotes podem incluir um dia de visitação, como podem contar com mais dias e passeios variados.
É possível, com o auxílio de um guia, aventurar-se pela área do monte e, de acordo com a fama do local, é dito que se você visitou o Monte Huangshan, não é necessário visitar outras montanhas. Pois o local, em especial, tem quase todas as características únicas que uma montanha poderia ter, as quais podem ser destacadas pelos penhascos íngremes, os pinheiros densos, as pedras em formas estranhas, o incrível mar de nuvens, os altos picos, os vales profundos e as fontes termais, que descrevem o funcionamento secreto da natureza.
Assim, o Monte Huangshan, que por meio de suas características únicas e pela altura de seus picos se elevou ao longo do tempo na história chinesa, continua a ter um papel importante no país, ao se tornar uma grande ponto turístico, com uma beleza incrível que concedeu ao mesmo a possibilidade de fazer parte das listas mundiais de patrimônio cultural e natural.
Quer saber mais sobre a China e conhecer dicas de importação? Continue ligado no blog! Não se esqueça de compartilhar sua opinião conosco!
Por Pedro Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP, Brasil
Fontes: Unesco, China.org, Lonely Planet
Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook | Canal do Youtube | LinkedIn | Instagram | Twitter | Google +