Mercados na China: sapos vivos e muito mais!

Ir ao supermercado é uma das coisas mais rotineiras da nossa vida. Seja para comprar frutas, carne, objetos para casa ou de higiene pessoal, o supermercado é um dos primeiros lugares que vem à nossa mente, por reunir uma variedade grande de produtos diferentes. Mas é claro que o que estamos falando aqui são os supermercados brasileiros. Se você acha que os mercados na China são iguais aos do Brasil, prepare-se para mudar sua opinião. Obviamente, existem aspectos parecidos entre os mercados dos dois países. Mas os mercados chineses têm algumas características que você nem imagina, incluindo até sapos vivos! Conheça agora um pouco mais sobre eles.

mercados na China
A carne de pato é bastante apreciada pelos chineses, e facilmente encontrada nos mercados da China

Depois de ler, não deixe de assistir Mercados na China, o primeiro vídeo da nossa série do Youtube, A China é assim. No vídeo, você vai ter a chance de ver sapos e tartarugas vivas dentro de um supermercado chinês, e muito mais.

 

Os diferentes mercados na China

Como no Brasil, encontramos mercados na China de todos os tamanhos, desde mercadinhos de bairro até grandes redes de supermercados chineses e estrangeiros. E de acordo com o tamanho, eles apresentam características diferentes. Não apenas a variedade de produtos que podem ser encontrados em cada um, mas também o comportamento dos funcionários, algumas regras que devem ser seguidas pelos clientes e os preços variam bastante de um supermercado para outro. Veja agora quais são essas diferenças.

 

Mercados chineses pequenos

Em alguns aspectos, os mercados chineses menores representam mais fielmente a cultura chinesa, se comparados aos grandes supermercados da China. Isso acontece justamente pelo fato de eles não sofrerem tanta influência da padronização de grandes redes, sejam elas chinesas ou internacionais.

Por exemplo, algo bem comum, que pode ser facilmente encontrado em vários mercados na China de pequeno porte, são funcionários colocando suas marmitas nas mesmas geladeiras usadas para refrigerar bebidas, carnes ou produtos lácteos. Para os chineses, não há nenhum problema em ter que dar uma…empurradinha…na marmita do funcionário para pegar a bebida que eles querem comprar.

Nos menores mercados da China, também encontramos, às vezes, alguns funcionários tirando uma soneca durante a tarde, já que a maioria deles acorda bem cedo pra trabalhar. Se você se deparar com esta cena, não fique constrangido de acordar o funcionário ou funcionária adormecida para tirar qualquer dúvida. Pode se sentir a vontade para gastar seu chinês com ele ou com ela.

Outra característica de muitos supermercados chineses não muito grandes é ter que colocar a mochila no guarda-volumes, que quase sempre fica próximo à entrada. Se algum chinês vier falar meio sério com você, falando um pouco alto, não se assuste. Provavelmente ele só está pedindo para você colocar sua mochila ou bolsa no armário do supermercado. No entanto, não são todos os supermercados na China que aderem a essa regra.

 

Os grandes mercados na China

Além dos mercados locais, atualmente podemos encontrar um número cada vez maior de grandes mercados na China, incluindo aí multinacionais como Wal-Mart, Carrefour, Metro, entre outras. O Wal-Mart na China, por exemplo, mesmo que continue mantendo muitas de suas características ocidentais, constantemente acaba se adaptando à cultura chinesa, devido ao poder aquisitivo cada vez maior dos chineses.

mercados chineses
O Walmart na China oferece produtos ocidentais e ao mesmo tempo adquire características típicas chinesas

Por isso, para os estrangeiros que moram na China, as grandes redes de supermercados internacionais, muitas vezes, são um refúgio onde podem ser encontrados diversos produtos mais atrativos aos ocidentais, mas que não têm o mesmo poder de atração entre os chineses, como maionese, produtos derivados do leite, e às vezes até desodorante!

Ao mesmo tempo, como mostramos no vídeo abaixo, muitas das grandes redes de mercados na China também nos permitem vivenciar experiências bem típicas chinesas, como o fato de comprar peixes, sapos e tartarugas. Todos eles vivos, mortos apenas no momento da compra, e portanto bem fresquinhos!

 

Vídeo ” Supermercados na China “

Além desse vídeo, você pode ver muitos outros apresentando a China no nosso canal, clicando aqui.


Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China


Veja Também


Deixe seu comentário