Melhores restaurantes na China

A culinária chinesa sempre foi tratada com espanto e curiosidade por parte de nós ocidentais. Quando pensamos em culinária chinesa, sempre nos vem a mente aquela ideia de comidas diferentes, espetinhos de escorpião, insetos, barbatana de tubarão e até mesmo carne de cachorro. No entanto, está é uma realidade muito distante do cotidiano chinês, e se engana quem pensa que esta é a comida do dia-a-dia chinês. Embora estas iguarias também façam parte do cardápio, a culinária de lá é muito mais extensa, tão extensa que acaba causando problemas de adaptação quando algum estrangeiro se muda para a China. Para nós, brasileiros, é comum pela manhã tomar um café e comer o tradicional pão com manteiga, enquanto os chineses consomem logo pela manhã arroz e bolinho frito. Nosso almoço usual é arroz, feijão, salada e algum tipo de carne. A base da alimentação chinesa também envolve arroz, mas além disso os chineses consomem muita gordura, frituras, vários tipos de carnes e até mesmo legumes fritos. Os restaurantes na China, assim como a culinária chinesa, são extremamente diversificados. O problema é que temos uma pré concepção equivocada, e isso pode atrapalhar na adaptação do paladar de quem se aventura neste belo país.

Outro fator que pode causar estranheza aos ocidentais é a peculiaridade dos pratos chineses, que em geral são marcados pelo contraste de cores, aromas e sabores. Uma amiga que que passou 6 meses morando na China uma vez me disse que, no início, era comum experimentar algum prato acreditando se tratar de algo salgado, mas que, ao provar, verificava que na verdade estava comendo um doce, e o inverso também ocorria com frequência. É comum a mistura de pratos doces com salgados, sabores agridoces e picantes, quentes e frios, entre outras combinações. O princípio filosófico chinês de Yin Yang se faz presente até mesmo na culinária.

Para que você não fique totalmente perdido, preparamos um pequeno guia contendo alguns dos melhores restaurantes na China em algumas das cidades mais famosas. Colocamos 3 restaurantes em cada cidade, cada um com um padrão de preço diferente, para que você possa ter a melhor experiência dentro do seu orçamento.

 

Melhores restaurantes na China

 

Melhores restaurantes de Shanghai

Ultraviolet –  Com certeza é um dos melhores restaurantes em Shanghai. Por isso, já falamos dele neste artigo. O Ultraviolet é um restaurante enigmático, e que promete uma experiência surreal e multissensorial dentro da gastronomia chinesa. Localizado em Shanghai, o restaurante do chef Paul Pairet possui sua localização mantida em sigilo. Os convidados pegam um mini ônibus no centro de Shanghai, e são levados até a entrada, através  de um elevador gaiola. Os convidados são, então, levados para uma área totalmente branca destinada a 10 convidados. E, seguida, são acomodados em uma única mesa branca, e avisados de que a experiência vai começar. Cada prato possui uma trilha sonora própria. Enquanto os convidados degustam seus pratos, aromas são liberados e uma série de imagens é projetada nas paredes.

O chef promete que quem conhecer o Ultraviolet desfrutará de uma experiência inspiradora e incrivelmente divertida. O preço é bastante elevado, algo entre 4000 e 6000 yuan, mas todos que visitaram o Ultraviolet relatam ótimas experiências deste restaurante especializado na gastronomia francesa com peculiaridades chinesas.

Table No. 1 – Dentro do Waterhouse Hotel, este restaurante se destaca com os pratos deslumbrantes e criativos no estilo de tapas (pequenos aperitivos espanhóis), que são produzidos por Jason Atherton, protegido do famoso Gordon Ramsay. Com destaque para as linguiças de chouriço, os deliciosos steaks com cogumelos e a sobremesa PBJ com creme de amendoim e geleia com crispies de arroz. Os preços ficam em torno de 500 yuan por pessoa.

restaurantes na china
Table No. 1

Food Park – O Food Park da rua Jiangning de Xangai é um edifício com muitos restaurantes, quase todos fast food com preços bastante acessíveis. É uma ótima opção para comer, se você nao quiser gastar muito dinheiro. Da pra escolher entre comida chinesa ou japonesa: Baby Doll, Babela’s kitchen, Yoshinoya, etc. Os preços ficam por volta de 50 yuan por refeição.

 

Melhores restaurantes de Pequim

Kyoto Kaden Minokichi Kaiseki-Ryori em Hotel Pangu – Localizado no único hotel de sete estrelas de Pequim, entre os melhores restaurantes na China, este é possivelmente um dos mais caros.  Este é um restaurante tradicional japonês, famoso pelas habilidades e técnicas envolvidas nas preparações dos pratos, utilizando apenas ingredientes sazonais, com a intenção de nos fazer refletir sobre as mudanças do tempo. Os preços ficam por volta de 7000 yuan.

restaurantes na china
Kyoto Kaden

S.T.A.Y – Fundado pelo chef francês Yannick Alléno, S.T.A.Y fica no Hotel Shangri-La em Beijing. “S.T.A.Y” significa “Simple Table Alléno Yannick”. O restaurante se propõe a oferecer aos clientes uma experiência perfeita de jantar através da reinterpretação de tradições e exploração da culinária francesa em um ambiente divertido e interativo. As especialidades ficam por conta da tradicionais massas com vieiras e o cuscuz de cordeiro. Os preços ficam por volta de 1000 yuan.

Mei Fu Jia Yan (Banquete da Família de Mei) O restaurante  foi estabelecido para comemorar o artista lendário da Ópera de Pequim, Mei Lanfang, e sua paixão por jantares requintados. Com 600 pratos no menu, é muito comum que os clientes sejam auxiliados pelos garçons, os pratos são os mais variados possíveis, incluindo um pouco de cada parte da culinária chinesa. Os preços ficam por volta de 500 yuan.

 

Melhores restaurantes de Guangzhou

LE GRILL BY NICOLAS VIENNE – uma churrascaria sofisticada que oferece uma culinária inovadora, a Le Grill é especializada em carnes nobres e possui uma seleção de vinhos inimitável. Dentro do Sofitel, o restaurante se destaca por um ambiente elegante e agradável. Os preços ficam em torno de 850 yuan.

Catch – dentro do famoso prédio International Finance Centre, localizado no centésimo andar, o Catch é uma referência entre os restaurantes de frutos do mar. Um dos maiores restaurantes na China, com um espaço impressionante e alguns dos melhores chefes do país. A carta de vinho também impressiona. Os preços ficam em torno de 900 yuan.

Catch 1
Catch

Península Peninsula é um dos mais famosos e populares restaurantes cantoneses de Guangzhou . Ele está localizado na Ersha Island e é normalmente frequentado pela alta classe de empresários e funcionários do governo. Este restaurante é como uma lâmpada de néon junto à praia, e parece que o designer estava tentando misturar a década de 1980 com a orla marítima. 

 

Melhores restaurantes de Shenzhen

Victory – em Hong Kong os famosos dim sum, pequenas porções de delicados pasteizinhos fritos ou cozidos no vapor que surgiram há mais de mil anos, são bastante populares. Como Shenzhen é bem próxima a Hong Kong, é muito comum ver restaurantes especializados em dim sum, mas o Victory consegue rivalizar com os melhores resturantes de Hong Kong. Com autênticos dim sum, sucos frescos e outras especialidades de Hong Kong, os pratos são preparados como verdadeiras obras de arte.

Palleto – este restaurante define novos padrões de cozinha italiana em Shenzhen. Usando técnicas autênticas, o Paletto concentra sabores italianos tradicionais com um toque moderno. O menu oferece uma seleção gourmet de antepastos, pizzas, massas, frutos do mar grelhados e uma variedade de pratos regionais. Desfrute de excelente cozinha italiana com ingredientes importados da Itália combinados com os melhores produtos locais. Preços em torno de 500 yuan.

Spice Circle – especializado em comida indiana, o Spice Circle se destaca pela qualidade de sua comida e de seu atendimento. Com um tikka masala, uma espécie de frango marinado ao molho de iogurte e condimentos indianos, incrível, este restaurante mereceu o selo de qualidade e excelência do Trip Advisor.

spice circle
Spice Circle

 

Fontes: Trip Advisor, China Highlights, City Weekend, CNN Travel

Por Gustavo Massi, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário