Quais os melhores produtos para importar da China?

Uma das dúvidas mais frequentes quando falamos de importação da China é: quais são os melhores produtos para importar da China? Para quem importa ou quer importar da China, essa parece ser uma pergunta bastante pertinente, cuja resposta pode ser bastante lucrativa, não é mesmo? Se você quer saber essa resposta, descobrir qual o melhor produto para importar da China e impulsionar seus negócios, continue lendo e confira abaixo nossas dicas!

 

Afinal, quais são os melhores produtos para importar da China?

Para quem pergunta, esta pode parecer uma dúvida simples e fácil de ser respondida, não é mesmo? No entanto, é uma questão mais complexa, que exige maior conhecimento de seu próprio negócio e planejamento. Por isso, quem pode respondê-la é você mesmo, ao refletir sobre seu próprio negócio, seu mercado e sua rede de relacionamentos.

 

importar da China

 

Isso porque, no atual contexto, não existe um produto específico com tais características – baixo investimento e garantia de grande retorno; pelo menos não nas proporções que a maioria das pessoas imagina ao pensar em importar da China, uma vez que grande parte daqueles que pensam em importações chinesas esperam soluções milagrosas. Mas por quê?

A ausência deste “produto perfeito” está relacionada a diversos fatores. O atual modelo de mercado é mais aberto e acessível, ou seja, é mais fácil para qualquer pessoa encontrar produtos diversos. Além disso, a tecnologia é fator determinante, pois, com maior acesso à informação, todos podem encontrar “dicas valiosas” de importação. Por exemplo, qualquer um pode estar agora lendo este artigo com dicas de importação da China, não é mesmo?

 

A resposta

Mas, então, este artigo não pode responder esta pergunta? Na realidade, a intenção deste artigo é oferecer dicas para aqueles que já importam ou querem começar a importar da China, e, com certeza, tais dicas podem ser muito providenciais para o seu negócio! Como já dissemos anteriormente, você deve conhecer seu negócio, seu mercado, sua rede de contatos e saber exatamente o que quer fazer. Essa consciência é determinante para o sucesso de sua importação e de seus negócios.

 

Conhecimento e agilidade

O melhor produto para importar da China é aquele que você consegue vender mais rápido, seja porque já trabalhou ou possui certa experiência em algum ramo relacionado a ele, ou porque você conhece alguém que tem interesse e/ou experiência com tal mercadoria. A palavra-chave para encontrar os melhores produtos para importar da China é “conexão”. Pense em produtos que você terá facilidade para vender, seja por sua rede de contato, pelo modelo de negócio que você possui, ou pelo mercado no qual você está inserido.

 

importar da China

 

Se você já tem um negócio, analise as mercadorias que você mais vende, ou seja, aquelas que possuem maior giro, e que, ao mesmo tempo, oferecem-lhe maior margem de lucro; estes produtos podem ser boas oportunidades para você começar a importar da China.

Existem inúmeros produtos que possuem grande margem de lucro, no entanto, não oferecem agilidade de vendas, o que pode acarretar em estoques parados. Por isso, o ideal é encontrar aquelas mercadorias que sejam baratas, e que, embora possibilitem um ganho menor, vendam com rapidez.

Nesse mesmo sentido, alguns produtos de marcas famosas não são indicados para você começar a importar da China. Isso porque mercadorias de marcas famosas como Apple, Samsung e Sony, por exemplo, são caras, e, portanto, possuem baixa margem de lucro. Além disso, tais marcas, por serem famosas mundialmente, já contam com representantes oficiais na maioria dos países, o que dificultaria a concorrência.

 

Conhecer o produto e seus procedimentos

Outra dica fundamental para quem quer importar da China é procurar, dentro do contexto em que sua empresa está inserida, produtos de baixa complexibilidade de importação, ou seja, produtos que não necessitem de LI (Licença de Importação) e de certificados de qualidade, o que exige maior investimento de capital.

 

importar da China

 

Alguns exemplos de produtos que exigem LI e certificados de qualidade são produtos alimentares, sujeitos à anuência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e à fiscalização do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); produtos relacionados à saúde, tais como equipamentos médicos, também sob a anuência da ANVISA; produtos da área de telecomunicação, como celulares, tablets e drones, sob a anuência da ANATEL; etc.

Por isso, se você quer começar a importar da China, deve atentar-se também aos processos e procedimentos legais e burocráticos necessários para que tais mercadorias entrem no Brasil de forma legal e com mais segurança. Nesse sentido, você também deve ter em mente que tais procedimentos implicam em maiores investimentos.

Alguns leques de produtos que não exigem tais certificações são, por exemplo: acessórios pessoais (bijuterias, cintos, bolsas, bonés e chapéus, por exemplo); acessórios de eletrônicos (capinhas de celulares e tablets, protetores, películas, fones, mouses, teclados, mouse pads, etc.); objetos de decoração; roupas; etc.

 

Cada caso, um caso

 

importar da China

 

Portanto, o melhor produto para importar da China é diferente em cada caso. A melhor mercadoria para você não é, necessariamente, a melhor para outra pessoa. Tudo depende do contexto em que você está inserido. Como é o seu mercado? Como funciona seu negócio? Quais são seus contatos? O que eu vendo mais rápido? São perguntas que precisam ser feitas por você que tem interesse em importar da China.

Por isso, a resposta para a pergunta “Quais são os melhores produtos para importar da China?” é subjetiva: cada caso é um caso e você precisa analisar suas condições, experiências e contatos.

E aí, já sabe qual o produto ideal para você importar da China? Se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato conosco e poderemos te auxiliar a enxergar e aproveitar as melhores oportunidades para fomentar os seus negócios!

Não se esqueça também que em nosso canal no Youtube você pode tirar as principais dúvidas sobre os processos de importação da China.

 

Por Ana Yamashita, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: China Link Trading

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário