Melhores Comidas da China

     Ao fazer uma viagem ao exterior, experimentar pratos típicos dos países visitados é praticamente uma obrigatoriedade para mergulhar nas raízes culturais do local. Ao visitar a China, isso não poderia ser diferente. Mas quais seriam as melhores comidas da China? O famoso Frango Xadrez? O Yakissoba? Ou somente comidas consideradas como exóticas no Ocidente?

melhores comidas da china

Melhores comidas da China: 10 opções imperdíveis

Na verdade, a culinária chinesa definitivamente não se resume a esses estereótipos tão difundidos no mundo e apresenta inúmeras opções para você conhecer melhor os diversos e deliciosos sabores do gigante asiático. Mas diante de tantas opções, quais seriam as que você deveria obrigatoriamente experimentar? Uma pesquisa da Chinese Hotel Association criou uma lista das 10 opções consideradas como os melhores pratos da China de acordo com quem os conhece melhor: os próprios chineses!  E aí, vamos conhecer quais são as principais?

melhores comidas da china
Peixe com Picles Sichuan (Suancai Yu), considerado como uma das melhores comidas da China

1- Peixe com Picles Sichuan (Suancai Yu)

As refeições chinesas são comumente iniciadas com uma porção de picles, que variam de região a região no modo de preparo e ingredientes. Um dos mais famosos é o picles de Sichuan, província conhecida pelos pratos bastante temperados e apimentados. Tal picles é um dos principais ingredientes dessa que é considerada uma das melhores comidas da China. O suancai yu consiste em uma sopa quente com tiras de peixe (geralmente bagre), com picles de mostarda verde e pimenta. É um prato perfeito para aqueles que gostam de comidas apimentadas!

melhores comidas da china
Um prato simpes e saboroso : mexido de vegetais fritos ( Chao Qingcai)

2- Vegetais Fritos ( Chao Qingcai)

Uma porção de vegetais temperados transforma esse prato sem muitos segredos em um dos melhores pratos da China. Geralmente é utilizado o espinafre chinês, cujos talos mais longos e ocos facilitam que essa verdura “segure” melhor os sabores utilizados em sua preparação, além de serem mais crocantes durante a mastigação. Uma opção saudável que pode agradar mesmo aqueles que não são muito fãs de verduras.

melhores comidas da china
Gongbao Jiding ou Frango Kung Pao, uma das melhores comidas da China

 

3- Frango Jung Pao (Gongbao Jiding)

Uma das melhores comidas da China já é um conhecido no Ocidente, principalmente nos Estados Unidos, mas sob o nome de Frango Kung Pao. O Gongbao Jiding é outro prato clássico da província de Sichuan e consiste em pedaços fritos de frango, amendoim, vegetais, pimenta Chilli e a pimenta Sichuan. Ou seja, mais uma iguaria apimentada!

 

 

melhores comidas chinesas
Mais uma iguaria chinesa: carne de porco com molho de alho (Yuxiang Rousi)

 

4-Carne de porco picadinha com molho de alho (Yuxiang Rousi)

Esse prato é feito basicamente de pedaços picadinhos de carne de porco, mergulhados em um molho de alho apimentado. Esse molho, por sua vez, é feito com picles de pimenta Sichuan, açúcar, shoyu(molho de soja), vinagre, alho, gengibre e sal. É possível ainda encontrar uma versão vegetariana na qual o porco é substituído por berinjela.

 

 

melhores comidas da china
Bagre no óleo de pimenta (Shui Zhu Yu)

 

5- Bagre no óleo de pimenta (Shui Zhu Yu)

Esse prato, apontado como um dos melhores pratos da China, consiste em fatias de bagre e brotos de feijão, escaldados brevemente em água fervente, além de pimentas desidratadas, pimentas Sichuan,  cebolinha e alho em um óleo vegetal aquecido até defumar os ingredientes.

 

 

melhores comidas da china
Hong Shao Rou, típico de Shanghai e uma das melhores comidas da China

6- Carne de porco (Hong Shao Rou)

O típico prato de Shanghai é apontado não somente como um dos mais conhecidos do país, como também uma das melhores comidas da China. Basicamente consiste em pedaços de barriga de porco cortados em cubos, que são colocados em água quente e depois salteados. O grande diferencial do prato está no molho de açúcar caramelizado misturado à carne e que proporciona uma bonita cor à comida. Um toque de cebolinha finaliza essa iguaria chinesa!

 

melhores comidas da china
Duo Jiao Yu Tou: cabeça de peixe dividida em duas metades com molhos apimentados

7-  Cabeça de peixe com pimentas (Duo Jiao Yu Tou)

Consiste em uma cabeça de carpa dividida em duas metades, que são cuidadosamente colocadas no prato uma do lado da outra e cobertas com dois tipos de picles de pimenta: uma metade recebe a pimenta verde, enquanto a outra, pimenta vermelha.

 

 

melhores comidas da china
Típico de Pequim, o Kaoya é um pato assado com pele crocante

8- Pato assado (Kaoya)

Prato bastante típico de Pequim, mas pode ser encontrado em várias partes do país. É preparado desde a Era Imperial, e consiste em uma carne de pato, com uma pele crocante. A carne geralmente é acompanhada por cebolinha, pepino e molho doce de feijão, enrolados em uma espécie de panqueca. Pode também ser degustada com rabanetes em conserva e outros molhos, como o molho de hoisin.

 

 

melhores comidas da china
Sopa de tomates e ovos, prato tradicional chinês

9-Sopa de tomates e ovos (Fanqie Danhua Tang)

Prato tradicional chinês feito com tomates, ovos e cebolinha. Uma opção saudável e simples.

 

 

melhores comidas da china
Carne de porco apimentada -Huiguo Rou- uma das melhores comidas da China

10- Carne de porco apimentada (Huiguo Rou)

Esse que encerra a lista dos melhores pratos da China é um prato que consiste em carne da barriga do porco, cozida duas vezes. O primeiro cozimento em água fervente seria não somente para diminuir a gordura da carne, mas também para deixá-la mais macia. Depois, ela é cortada em cubos e frita de maneira a deixar as bordas crocantes. A carne de porco é temperada com Doubanjiang, uma pasta fermentada de feijão e outros condimentos, altamente picante, além de uma pasta de soja adocicada, chamada Tianmianjiang. Quando adicionada à carne, o molho carameliza, tornado o prato uma combinação perfeita entre o doce e apimentado. Ainda são comumente adicionados verduras, como repolho, broto de feijão, pimenta e feijão preto.

E agora, pronto para as melhores comidas da China? Só falta experimentá-las!

 

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: Shanghai Expat, Appetite for China, The Guardian, No Recipes, China Sichuan Food.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário