Qual o melhor tipo de frete quando importar da China?

Uma parte comum do processo de importação é a parte do transporte que vai levar sua mercadoria de um país para o outro, para depois chegar até você. O frete faz parte do custo total da importação e existem algumas opções sobre ele que podem facilitar seu processo, de acordo com qual tipo de mercadoria você quer importar da China, a quantidade e a duração dessa importação. Por isso preparamos esse artigo para falarmos sobre qual é o melhor frete quando importar da China.

 

frete importação da china


 

No geral, existem três modalidades de transporte: a expressa, marítima e aérea. Tanto a expressa quanto a área são feitas por aviões e a marítima por navios de carga.

 

Modalidade Expressa

Essa modalidade é conhecida por caracterizarem os couriers, que são os fretes expressos não entregues pelos correios e sim por empresas como a DHL, TNT, Fedex e UPS.

Normalmente a modalidade courier serve para enviar produtos com urgência; amostras de produtos para teste a empresas ou um cliente em potencial; também serve para enviar produtos para aprovação e validação; além disso também pode ser utilizado quando você precisa trazer um produto que o Correio em si não consegue levar por ser um tamanho superior, por exemplo.

É um serviço muito rápido por que leva cerca de 3 a 4 dias para chegar ao local indicado. Contudo, ao mesmo tempo, é um serviço muito caro justamente por conta da agilidade em coletar e entregar em poucos dias.

 

frete importação da china


 

Os valores dos fretes couriers são baseados principalmente no peso e no volume da mercadoria que você deseja enviar. O ponto interessante dessa questão é que eles sempre vão te cobrar pelo que for maior. Se o volume da mercadoria for grande mesmo que ela seja leve, o volume ainda irá prevalecer e vice e versa.

Se você costuma usar muito couriers por conta de urgências ou dos motivos mencionados acima como TNT, DHL, Fedex e UPS uma ideia interessante seria sempre utilizar o mesmo serviço pois com o tempo, a empresa passa a oferecer descontos para importação e exportação, reduzindo um pouco os custos do frete da mercadoria.

A respeito da escolha da empresa courier que você utilizar, vale a pena pesquisar a respeito porque algumas tem mais descontos que outras e podem ter um frete mais barato em determinada região da China, por exemplo, o que reduziria seus custos. Existem algumas também que nem sempre fazem a coleta no zip code informado pelo fornecedor e isso pode reduzir opções sobre qual você vai escolher. Essa escolha, na verdade, é bem pessoal sobre o que você quer trazer, de onde, como e quando quer pagar.

 

Modalidade Marítima

 

frete importação da china

Vista aérea de um porto, onde se vêem diversos contêineres organizados. O frete marítimo foi o principal responsável pela globalização das mercadorias chinesas.

 

Essa modalidade é a mais barata de todas porque a mercadoria demora bastante para chegar até o cliente. Existe todo um processo de coleta e envio da mercadoria, que pode demorar cerca de 10 dias ou até mais dependendo do tipo da mercadoria e do incoterm que você está utilizando (se quiser saber mais sobre qual incoterm utilizar, clique aqui). Depois disso, a mercadoria é levada dentro de um container que é colocado num navio e o trajeto China-Brasil tem o tempo de trânsito de pelo menos 30 dias navegando no mar. Ainda chegando nos portos brasileiros, as mercadorias podem  até chegar no seu destino além do processo de embarque e desembarque dos país que pode. Chegando nos portos brasileiros, as mercadorias podem demorar mais 10 dias ao passar pelos processos de desembaraço e ai sair para o seu destino final.

Como essa modalidade demora muito, o preço também sai bem mais em conta do que uma modalidade aérea, já que não tem necessidade de você alugar todo um container para trazer suas mercadorias e sim só um espaço. A ideia é que se você pode esperar para receber sua mercadoria, então a opção mais viável economicamente é a modalidade marítima. Se você importa muito, o ideal é se programar para trazer as mercadorias de 3 em 3 meses ou de mês em mês, o que for mais viável para o seu produto, para que eles sempre cheguem a tempo e não atrapalhem sua produção.

Para saber mais sobre a divisão dos produtos em um contêiner, assista ao vídeo abaixo e conheça todas suas opções.

Esse vídeo, assim como diversos outros materiais sobre importação da China para empresários brasileiros, está disponível no nosso canal do Youtube. Lá nós falamos sobre empreendedorismo, atualidades no mundo dos negócios, inovações da China, técnicas de negociação com a China e até mesmo algumas aulas de mandarim! Tá esperando o que para se inscrever?

 

Modalidade Aérea

A modalidade aérea também é uma opção de frete quando se trata de importação da China. O volume mínimo de uma mercadoria para se trazer aérea é de 50kg de mercadoria e assim como a modalidade courier, as empresas aéreas vão te cobrar pelo peso ou volume maior. A principal diferença entre essas duas modalidades é basicamente quantidade.

Como dito antes, a modalidade courier serve para pequenas peças como amostras de produtos e outros que precisam de aprovação, que é quando você manda um ou apenas dois daqueles modelos, enquanto que a modalidade aérea precisa de um peso maior para ser transportada, serão enviados muito mais quantidade do que um courier.

 

frete importação da china
O frete aéreo garante rapidez, mas o custo é mais alto.

 

Então o frete aéreo serve para trazer mercadorias urgentes e aquelas que são de alto valor e não pode ou é recomendado que elas fiquem num container. Isso porque existem produtos que podem trazer um prejuízo muito maior que o valor do frete caso sejam perdidas como por exemplo, componentes eletrônicos, acessórios para celular, jóias e semijóias e outros. Além disso, tempo é uma questão crucial quando falamos de mercadorias que não podem viajar durante muito tempo e precisam chegar rápido para não estragar como plantas, flores e cargas vivas, que englobam peixes e outros animais.

Para mais informações, assista ao nosso vídeo sobre frete aéreo em 5 minutos:

 

Recomendação

De tudo que foi apresentado, reforçamos que o melhor frete para você importar da China é aquele que vai se adequar ao seu tipo de produto e o tempo que você pode esperar.

Se não for um produto que você precise logo, o ideal e mais barato seria enviar pela modalidade marítima. Se você precisa da mercadoria o mais breve possível, o ideal é trazer pela modalidade aérea que também é válida caso tenha alguma mercadoria valiosa ou que não possa ficar por 30 dias num contêiner. Por fim, a modalidade expressa vai depender mais do tipo de produto que quer trazer, e estes devem vir em pouca quantidade devido ao grande custo. Produtos importados em pouca quantidade como amostras são exemplos.

 

frete importação da china


 

Cuidados

Vale lembrar também que os seguros são extremamente recomendados por qualquer profissional que trabalhe no comércio exterior, porque a quantidade de mercadorias é grande e as chances de acontecer algo com sua mercadoria são reais. Então, para evitar dores de cabeça e problemas com perda ou danificação dos produtos, é sempre importante aceitar o seguro. Existem alguns além do serviço básico, que resolve danos e as perdas causadas no produto. Normalmente as empresas couriers e da modalidade aérea já calculam o frete com o seguro incluso.

Um outro cuidado mais específico sobre a modalidade courier é a questão da tributação da mercadoria. Existe todo o processo de importação e quando o produto chega ao Brasil, caso não seja tributado, vai direto para o local indicado; caso seja tributado, haverá um boleto com os tributos e serviços e aí seguirá para o destino final.

 

Custos

De acordo com a Portaria do Ministério da Fazenda 156/1999, incidem sobre as encomendas internacionais – seja por remessa expressa quanto postal – até o valor de US$ 3 mil, a alíquota única do imposto de importação de 60%. Essa alíquota incide sobre o total da importação, o que inclui o valor do produto, acrescido do frete e de eventual seguro.

É importante esclarecer que a alíquota de 60% do imposto de importação tem como objetivo a proteção da indústria nacional contra condições de produção dissonantes da realidade brasileira. 

 

frete importação da china

 

No entanto, as encomendas postais cujo valor acrescido do frete seja inferior a US$ 50,00 são isentas do imposto, desde que enviadas por canal postal e que remetente e destinatário sejam pessoas físicas.

 

Por Barbara Pompei Corcioli, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fonte: Compra no Exterior, Ministério da Fazenda

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário