Qual o melhor container para importar?

Antes de começar a importar da China é importante consultar o nosso amplo acervo de artigos e vídeos de perguntas respondidas. O container é fruto de dúvidas constantes entre os importadores. Na maioria da vezes é utilizado o container para importar da China, por razões explicitadas neste artigo.

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre os diferentes tipos de container que podem ser utilizados ao importar da China. Afinal, o frete marítimo costuma ser o mais utilizado ao importar produtos da China. Continue lendo esse artigo para tirar todas suas dúvidas sobre os containers ao importar da China!

 

container importar China
Containers sendo transportados em porto.

 

Vantagens do transporte por containers ao importar

O frete da sua importação da China pode ser realizado de duas maneiras: via marítima ou aérea. Considerando a relação custo/benefício, é muito mais vantajoso utilizar um navio para transportar a sua carga, pois ele tem mais espaço e é mais barato. Caso você precise, todavia, de algo urgente ou que leve menos tempo para chegar (caso de algum produto perecível), então a alternativa aérea seria a melhor opção.

Para entender a lógica da formação de preço do frete marítimo, pense que um armador, dono da empresa que faz transportes por navios cargueiros, funciona como uma companhia aérea. Assim como num avião, quanto mais assentos livres houver, mais barata fica a passagem, assim também no navio, em que quanto maior o espaço livre para containers, mais em conta fica o valor do frete.

 

container importar China
Containers de exportação.

 

Assim sendo, o preço do frete marítimo obedece à velha lógica de mercado liberal, isto é, quanto maior a demanda e menor a oferta, mais caro fica o valor do serviço. Isso faz também com que o preço do frete marítimo (e de outras modalidades de transporte) varie semanalmente.

 

O que mais pode afetar o preço do frete marítimo ao importar?

Outro fator que pode influenciar o valor do frete é o preço do petróleo. Um navio cargueiro utiliza uma enorme quantidade de combustível, então se o preço do barril de petróleo sobe ou desce, isso também influencia no valor do frete. Isso ocorre com qualquer modalidade de frete, não apenas o marítimo.

 

container importar China
Containers no porto.

 

Um outro caso que ocorre com bastante frequência dentro do mercado de transporte marítimo é a empresa comprar ou alugar antecipadamente uma grande quantidade de containers. Quem geralmente faz isso são as grandes montadoras automobilísticas e empresas exportadoras de commodities, como a soja.

Elas têm um grande volume a ser transportado durante um ano. Para isso, negociam diretamente com os armadores o aluguel antecipado do espaço de containers nos navios. Desta maneira, possuindo um grande poder de barganha na hora de fechar um contrato de importação.

 

Quais os tipos mais utilizados de container?

Na hora de importar, existem basicamente dois tipos mais comuns utilizados: o container de 20 pés e o container de 40 pés. Esta medida é referente ao comprimento, tendo um o dobro de comprimento do outro. Em relação às limitações desses tipos de contêineres, a primeira delas é o espaço.

Cada container tem um volume de espaço limitado, então é preciso tomar cuidado na hora de colocar a sua mercadoria importada para que ela caiba no momento de fechar o container.

A segunda limitação está relacionada com o peso, sendo que há mercadorias, que embora não ocupem tanto espaço têm uma densidade maior, fazendo com que o container pese mais. Existe um limite de peso específico para cada tipo de container.

 

Os diferentes tipos de container

Há disponíveis no mercado opções de container que se adequam à necessidade e às especificidades da mercadoria a ser transportada. Por exemplo, existem os contêineres refrigerados para mercadorias mais perecíveis, como a carne e alguns produtos alimentícios, como frutas.

Se algum produto possuir uma altura maior que um container normal permite, existe a opção do container aberto, isto é, que não há a parte de cima. Muitas vezes, esse tipo de container é utilizado para máquinas, cuja altura ultrapassa o limite do container normal. Há também os contêineres que são transportados nos porões dos navios. Este tipo de container leva, em sua maioria, matérias-primas, como aço.

 

container importar China

 

Para quem está começando a importar da China, provavelmente utilizará os contêineres de 20 ou 40 pés. Estes são os tipos mais comuns utilizados ao importar da China. Lembrando que não é obrigatório ao importador alugar um container inteiro, especialmente quem está começando agora na importação. Neste caso existe a opção da consolidação de cargas, que será explicada a seguir.

 

O que é a consolidação de cargas?  

Existe a necessidade de importar um container cheio? Essa é uma outra grande dúvida que os iniciantes na importação fazem. Quem está começando não tem a necessidade de importar um volume de mercadoria suficiente para lotar um container inteiro. Quando o processo de importar da China estiver mais consolidado a sua empresa, é possível pensar nesta opção.

Se você se enquadra na categoria acima, então a consolidação de cargas é uma opção ideal para você. A consolidação de cargas tem se tornado muito mais comum em casos de importação da China. Isto ocorreu desde a última década, quando as transações comerciais entre Brasil e China aumentaram.

 

Quem utiliza a consolidação de cargas ao importar com container?

Há dois tipos de empresa que mais utilizam essa modalidade de negócios. A primeira são aquelas empresas que importam constantemente da China e que tenham espaço sobrando em seu container. Caso a sua necessidade de espaço seja exatamente o que é oferecido por essas empresas, então você pode optar por negociar com elas.

 

container importar China

 

A segunda opção são empresas que se especializam em comprar contêineres e para revender o espaço posteriormente. Para quem não precisa comprar um container inteiro para fazer a sua importação pode optar pelas tradings ou por empresas de logística internacional. Neste último caso, a empresa possui um locar para armazenar os produtos na China, onde é feita a consolidação de cargas.

Este processo é indicado para quem deseja comprar de fornecedores diferentes, mas dentro de um mesmo processo de importação. Assim reduzindo os custos de importar com container. Por exemplo, caso quisesse importar da China três produtos diferentes de três fornecedores, a consolidação de cargas seria benéfica ao importador. Neste caso o mais indicado é trazer tudo numa carga apenas, com os custos de apenas um único processo de importação.

Confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo!

 

Ao importar da China, preste atenção nos feriados! 

Um fator importante que pode atrasar a chegada do seu container no Brasil e afetar o preço do frete são as datas comemorativas chinesas, especialmente o Ano Novo chinês.

O Ano Novo Chinês, a principal data comemorativa da China, está chegando. Em 2020, as celebrações, que obedecem a um calendário lunar e, portanto, a data varia a cada ano, iniciam-se no dia 25 de janeiro e terminam no dia 04 de fevereiro. Neste período, o país praticamente para e muitas pessoas viajam para rever seus familiares em suas cidades de origem. É conhecido como o maior movimento de imigração humana da atualidade.

 

container importar China

 

Durante as comemorações, costuma-se tirar uma semana de folga do trabalho e as linhas de produção param. Muitos empresários brasileiros já sabem desse importante feriado e antecipam as suas compras, gerando um forte aumento de demanda nas fábricas chinesas, com a preocupação de que suas importações cheguem a tempo.

 

Vantagens de importar durante os feriados na China

Por outro lado, os armadores costumam aproveitar essas datas para promover os “blank sailings”. Ou seja, quando há o cancelamento da viagem do navio, ocasionando uma diminuição na oferta e inflacionando os valores do frete logo após o feriado.

Muitas vezes, o armador pode promover mais de uma “blank sailing” por semana. Isso faz com que haja um acúmulo de carga na origem, que não consegue ser embarcada antes do feriado começar. Consequentemente, fazendo o preço do frete subir. Assim, recomenda-se fechar o valor de frete já no fim do ano, enquanto os preços estão mais em conta!

Neste vídeo explicamos mais a fundo sobre como os feriados chineses e outras datas comemorativas deles podem afetar o seu processo de importação da China.

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil

Fontes: blog e canal do Youtube da China Link Trading.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário