Maid Café abre na China: Saiba mais!

Quando olhamos para a China, logo podemos enxergar o grande contraste entre a tradição milenar e a modernidade. Não só na arquitetura, essa variedade se expressa também nos eventos, experiências e estabelecimentos chineses, que vão desde o clássico até o mais exótico. Os cafés e restaurantes temáticos são uma prova dessa variedade e podem ser encontrados estabelecimentos de todos os estilos pelo país inteiro. Recentemente abriu na cidade de Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, um Maid Café em que as garçonetes, vestidas com uniformes franceses de empregada, servem os clientes na boca.

Maid Café
Garçonete serve comida para cliente na boca

 

A origem dos Maid Cafés

Maid Café
Garçonete no Maid Café de Hangzhou

Os Maid Cafés são cafés/restaurantes em que as garçonetes se vestem de empregadas e servem os clientes como se fossem os “mestres” de uma mansão. Essa categoria de café surgiu no Japão, no ano de 2001, quando estavam em alta os animes e mangás de famílias milionárias japonesas e seus empregados vestidos com uniformes vitorianos. O primeiro Maid Café se estabeleceu em Tóquio, e, desde então, essa moda vem se espalhando não só pela Ásia, mas por países como Austrália, Hungria, República Tcheca, França, Holanda, México, Canadá e Estados Unidos.

Maid Café
Garçonetes servindo no Maid Café de Hangzhou

 

O Maid Café de Hangzhou

Maid Café
Garçonetes dançando no Maid Café de Hangzhou

O Maid Café recém-inaugurado em Hangzhou no dia 25 de setembro, se localiza perto de universidades, e, por isso, a grande maioria de suas garçonetes é composta por estudantes universitárias que estudam e residem na área. Nada disso é coincidência, já que a própria proprietária e fundadora do Maid Café é uma ex-estudante da universidade. Segunda ela, a ideia de contratar garçonetes vestidas de empregadas foi apenas uma estratégia temporária para promover o novo estabelecimento e atrair clientes fãs do cosplay japonês.

Maid Café
Cliente jogando com uma garçonete: uma das atrações dos Maid Cafés

Aparentemente, a propaganda da proprietária foi muito bem sucedida, uma vez que imagens do café, com suas garçonetes dançando e servindo comida na boca de seus clientes, ganharam não só as redes sociais chinesas, como o WeChat, mas também as páginas das redes de notícias do país e do mundo todo. Mesmo com a imensa popularidade que o Maid Café de Hangzhou ganhou nas últimas semanas, a proprietária afirma que o café continuará em funcionamento em um estilo mais tradicional, decepcionando os fãs dos Maid Cafés.

Maid Café
Garçonete do Maid Café de Hangzhou atendendo

 

Maid Cafés chineses

Maid Café
Garçonete servindo cliente no Maid Café de Hangzhou

Existem inúmeros Maid Cafés espalhados por toda China, mas certamente Shanghai é uma das cidades com os maiores e melhores cafés neste estilo do país. Separamos cinco deles para você conhecer melhor!

 

Black Cat Coffee House

O café, localizado na longa e sinuosa Rua Changshou, é todo decorado por brinquedos e bichos de pelúcia, além de conter um grande armário cheio de jogos de tabuleiro. Seu menu é similar ao de muitos Maid Cafés de Shanghai, servindo bebidas como cafés, refrigerantes e chás. Mas o grande diferencial do Black Cat Coffee House é a primeira parte de seu cardápio, onde o cliente pode escolher a garçonete que irá atendê-lo. O menu contém informações como nome, personalidade, altura, peso, e até o signo do zodíaco da garçonete, além de uma foto de corpo todo. Caso o cliente goste muito de sua garçonete e de seu serviço, pode adquirir uma caneca com a foto dela estampada.

Endereço: Rua Changshou, 1118, Shanghai

 

Catè la Maid

O café, localizado no quarto andar de um dos muitos shoppings de eletrônicos de Xujiahui, tem uma decoração muito mais ocidental do que os demais cafés do ramo, embora não fuja dos pôsteres de anime e de fã-arte que enfeitam as paredes do estabelecimento. O cardápio conta com inúmeras opções de alimentação, mas o grande diferencial do Catè la Maid é ser o único Maid Café de Shanghai que serve cafés orgânicos de origem única. Ou seja, lá você tem a oportunidade de pedir desde um cappuccino de avelã até uma xícara do jamaicano Blue Montain, ou do famoso Harar da Etiópia.

Embora não seja o café mais silencioso da lista, com certeza possui ótimas opções de comidas e bebidas, além do atendimento simpático das garçonetes. Além do farto cardápio, você ainda pode pagar para tirar fotos ou jogar com as garçonetes “empregadas” do local.

Endereço: Rua Caoxi Bei, 339, Shanghai

 

Luna Café

Também localizado em um shopping de eletrônicos, o Luna Café é bem mais silencioso e isolado que o Catè la maid. Com uma decoração elegante no estilo Lolita Gótica e com o jogo de cores incluindo basicamente o preto e o rosa, o café possui bonecas gigantes espalhadas por todo o ambiente e laços cor de rosa enfeitando todas as mesas. Além disso, metade do espaço do café é tomada por um grande palco com cortinas. O diferencial do café fica mesmo por conta da decoração, uma vez que o cardápio e as interações com as garçonetes possuem as variedades e os preços padrões de tantos outros Maid Cafés da cidade.

Endereço: Rua Huaihai Dong, 99, Shanghai

 

Maid Jump

O Maid Jump fica escondido perto de Xintiandi e é muito popular entre os adolescentes. Talvez por sua popularidade os preços de seus serviços e cardápios sejam bem maiores que os preços de um Maid Café chinês padrão.

Endereço: Rua Zizhong, 453, Shanghai

 

Mei Meng Café

Localizado perto da Praça do povo, o Mei Meng Café oferece muitas atividades para se praticar com as garçonetes fantasiadas. Existem muitas opções de jogos de tabuleiro e de carta, além de video games. O cardápio e os preços condizem com o padrão dos Maid Cafés da cidade, mas, além do básico, oferecem algumas bebidas alcóolicas. Caso você tenha gostado muito de sua experiência no café, você pode tirar fotos digitais ou polaroides com as garçonetes.

Endereço: Rua Zhejiang Zhong, 229, Shanghai

 

Por Ana Yamashita, diretamente de Americana, SP, Brasil

Fontes: Shanghaiist, Daily Mail, People, The Sun, Time Out Shanghai

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário