Logística internacional na importação da China

Quem trabalha com comércio está acostumado a lidar com logística. Entretanto, quando o assunto é compras internacionais, a logística se torna mais complexa. A logística internacional na importação da China deve ser estudada e analisada de maneira competente. Ao se tratar de importação da China, por exemplo, o custo logístico determina a viabilidade do negócio.

logística internacional na importação da china
Fonte: Bloomberg

Quem é o responsável pela logística internacional na importação da China?

Uma das maiores dúvidas apresentadas pelos importadores brasileiros é quanto às responsabilidades durante a compra. O processo de importação da China é composto por diversas etapas e a logística internacional é uma delas.

Esta responsabilidade pela logística é determinada durante a negociação. Toda importação da China tem um contrato de compra, onde estão presentes os termos de pagamento. Estes termos são definidos pela escolha do Incoterm.

Os Incoterms são facilitadores do comércio internacional. Em suma, estes termos definem exatamente quais as responsabilidades de cada um envolvido. Dependendo do tipo de Incoterm escolhido, é calculado o preço de uma maneira.

logística internacional na importação da china
Fonte: Administradores

Alguns Incoterms responsabilizam o fornecedor chinês por todo o processo (produção, transporte e entrega). Outros, garantem que o produto será entregue no pátio da fábrica na China. A partir daí, todo o transporte, frete e despacho aduaneiro fica por conta do importador.

Assim, o preço do pedido varia de acordo com o Incoterm escolhido.

É importante considerar todos os fatores da sua compra para escolher o Incoterm mais apropriado. Esta escolha pode ter potencial de tornar seu negócio mais vantajoso. Para compreender mais a fundo os tipos de Incoterm disponíveis, assista ao vídeo abaixo:

Etapas da logística internacional na importação da China

A parte logística da importação começa assim que a mercadoria está pronta e sai da fábrica. A partir daí, é necessário realizar o transporte do produto da fábrica chinesa até o porto de embarque. Já no porto, é necessário cuidar da liberação desta mercadoria para exportação da China.

Com a mercadoria já acomodada no contêiner ou avião, é necessário buscá-la em seu porto ou aeroporto de desembarque. Neste ponto ocorre o despacho aduaneiro, onde a mercadoria é liberada para entrar no mercado brasileiro.

Uma vez em solo brasileiro, é o momento do frete rodoviário, que leva a mercadoria do porto ou aeroporto de desembarque até o local de destino da empresa. Um armazém ou o pátio da própria empresa, por exemplo.

Ao falarmos sobre logística internacional na importação, é importante conhecer todas as opções disponíveis. Importar um contêiner inteiro, por exemplo, não é necessário! Frete aéreo pode ser mais indicado para o seu tipo de carga do que o marítimo, entre outras questões a serem analisadas. Certamente, quem estuda todas as possibilidades toma uma melhor decisão.

Frete aéreo x Frete marítimo

A escolha do tipo de frete vai depender de alguns fatores específicos da sua compra. O frete aéreo é indicado para cargas com menor custo de frete, ou seja, mais leves e menores. É ideal também para produtos perecíveis ou com urgência na entrega. Por um lado, o frete aéreo traz sua mercadoria para o Brasil em muito menos tempo. Por outro, o custo envolvido é maior.

logística internacional na importação da china
Fonte: More Than Shipping

Já o frete marítimo, o mais utilizado nas importações da China, é ideal para cargas que não têm urgência ou prazos curtos de entrega. A mercadoria demora cerca de 40 dias no transporte marítimo, estando sujeita à atrasos (feriados chineses, por exemplo).

Tipos de contêiner para importação da China

Dependendo de qual o produto importado, é indicado um tipo determinado de contêiner. Os contêineres são grandes caixas de metal responsáveis pela maioria das trocas comerciais internacionais.

Existem contêineres de diversos tipos: abertos, fechados, refrigerados, etc. Cada um deles feito para produtos específicos.

Consolidação e agenciamento de carga

Diversos empresários têm receio de começar a importar pois acham que devem encher um contêiner inteiro com o mesmo produto. Através de um processo denominado consolidação de cargas é possível juntar compras de vários fornecedores em um único pedido.

Além disso, é possível alugar apenas o espaço necessário dentro de um determinado contêiner. Escolhas inteligentes na logística do processo têm potencial de tornar a negociação muito mais vantajosa. A otimização deste processo é de responsabilidade de um agente de cargas. Este poderá trabalhar com escolhas inteligentes para diminuir o preço final da compra.

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário