Japão sugere reunião para melhorar relações com a China – China Link Blog de Importação

IlhasRelações estão abaladas pela disputa territorial das ilhas Senkaku/Diaoyu.
Pequim envia regularmente barcos e aviões aos arredores das ilhas.

 O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, propôs nesta terça-feira (29) uma reunião para melhorar as relações com a China, abaladas há vários meses pela disputa territorial das ilhas Senkaku/Diaoyu.

 “Devemos retomar as relações com a China, começando por uma reunião entre os dois países”, declarou o chefe de Governo conservador.

 O Japão enfrenta uma grave crise diplomática com o vizinho desde setembro. O aumento da tensão aconteceu depois da compra parcial pelo Estado nipônico junto a um proprietário privado de parte das Senkaku, um pequeno arquipélago desabitado no mar da China oriental que Pequim reivindica sob o nome de Diaoyu.

 Pequim envia regularmente barcos, e nos últimos meses aviões, aos arredores das Senkaku, desde a nacionalização em setembro de três das cinco ilhas por parte de Tóquio. As incursões provocam a revolta do Japão.

 A proposta de uma reunião representa uma abertura ao diálogo por parte de Abe, considerado um radical no campo diplomático e que afirmou, em várias ocasiões, que a questão de Senkaku não se apresentava e que a soberania do Japão sobre o arquipélago ‘não era negociável’.

 A ideia da reunião com Pequim foi anunciada após o retorno de Abe de uma viagem pelo sudeste da Ásia, na qual buscou o apoio destas nações na disputa territorial e tentou reafirmar, ao mesmo tempo, a força do Japão na região.

 O problema das Senkaku afeta o comércio entre os dois países, concretamente as montadoras japonesas implantadas no mercado chinês.

 O turismo bilateral também foi abalado pela disputa, que envolve o sentimento de orgulho nacional nos dois países.

Fonte: G1.COM

Por Douglas Pazelli – Diretamente da China
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário