Por que Jack Ma desapareceu?

Recentemente, no dia 20 de janeiro, o fundador do Alibaba, Jack Ma “reapareceu” em uma conferência on-line. Mas antes de falar disso é importante entender o porquê dele ter desaparecido.

https://youtu.be/RHu2Fgs-fcQ

Desde uma conferência em Xangai quando realizou uma afirmação muito polêmica, na verdade, uma dura crítica às regulamentações e ao sistema financeiro do governo chinês ele estava “desaparecido”.

Quem matou… Digo, quem desapareceu com Jack Ma?

Alguns anos depois de criar o Alibaba, Jack Ma desenvolveu um sistema parecido similar ao que conhecemos, o PayPal. Na época Elon Musk criava o PayPal enquanto Jack criava o AliPay. Tornando-se quase um monopólio na China, o Alipay era basicamente a maior e única ferramenta de pagamento on-line, e mais, o próprio Ma criou o Taobao que nada mais é do que o Mercado Livre chinês.

Imagine o detentor do mercado livre e do mercado pago (sendo o único método de pagamento financeiro do país) praticamente dominava todo o setor sendo seu monopólio o responsável pelas buscas de fornecedores, vendas on-line e pagamentos. Depois de um tempo surgiram outras formas de pagamento, porém o Alipay continuou sendo o maior de todos.

How to Use Alipay in China for Foreigners - The Complete Guide

Jack estava tentando modernizar essas leis que provavelmente estavam travando o crescimento de sua empresa. Em uma perspectiva 100% capitalista, estavam travando o lucro e o crescimento do grupo Alibaba.

Logo após suas duras críticas o empresário parou de atualizar redes sociais, participar de eventos, não dava mais declarações públicas e não aparecia em qualquer tipo de vídeo ou foto. Foi nesse ponto que surgiu os rumores da mídia de que Jack Ma havia desaparecido.

Desde então os rumores cresceram e especulava-se o desaparecimento de Jack, chegando até a afirmarem que alguém havia desaparecido com ele. Porém, no dia 20 de janeiro Jack Ma apareceu novamente.

Como Jack Ma reapareceu?

Em um evento social chinês, com o objetivo de capacitar professores das áreas rurais na língua inglesa ele participou da cerimônia anual no formato on-line por causa da pandemia.

Durante o evento, Jack declarou que após a pandemia vamos todos nos encontrar pessoalmente novamente, e essa simples declaração já fez as ações do grupo subirem 8%.

Jack Ma, do Alibaba, retorna após sumiço de três meses | Negócios |  Tecnoblog

O curioso é que não há uma gravação ou um print deste aparecimento de Ma. A única evidência de sua participação no evento, por enquanto, é a declaração de um porta voz da empresa, e mesmo assim, culminou com o aumento de confiança do mercado e consequentemente das ações da Alibaba.

Pensando em todo esse mistério, vamos analisar um pouco o que pode ter acontecido. Por lá na China, a empresa que cresce muito acaba tendo que aceitar certas demandas do governo chinês, ou do Partido Comunista Chinês.

Não tem como o Partido controlar todas as empresas pequenas, logo, eles recaem naquelas de recursos estratégicos, recursos energéticos, aquelas de relevância para o país, ou aquelas que possam causar a melhora ou piora da imagem da China fora do país.

A relevância de Jack Ma e outros empreendedores desaparecidos

Foi uma grande surpresa quando em 2019, Jack Ma saiu da frente do grupo Alibaba. Sendo tão apaixonado em seus discursos, tão eficiente em suas estratégias de mercado, causou desconforto em todos, pensar que de repente, havia se desinteressado pela continuidade de seu trabalho. E ainda que ele afirmasse querer se dedicar a outras causas um alerta estava embutido por trás de sua decisão.

Se pensarmos em referência chinesa de empresa, Jack Ma era com certeza um dos mais promissores empresários do país, com diversos vídeos conquistava as pessoas com muito carisma e dicas empresariais valiosas. No entanto, toda essa visibilidade de mercado e mídia, acabou atraindo para si mais atenção ainda do governo chinês.

Embora tenha continuado a participar de eventos, palestras e do próprio conselho de administração da empresa, e de ter “reaparecido” agora, a tendência é a China escolher um outro executivo de sucesso e, aos poucos, ir minando a presença e a visibilidade de Jack Ma.

Nasce uma estrela em uma bandeira chinesa!

Essa estratégia chinesa de dar luz a uma nova grande empresa ou empresário, tornando os demais invisíveis é comum. Uma outra história com características parecidas ocorreu com fundador de uma empresa com os mesmos moldes das nossas Casas Bahia, uma grande rede de venda de móveis.

A empresa cresceu numa proporção de estar presente em quase todas as cidades com várias lojas o que também gerou aquele olhar particular do governo e a submissão da empresa às demandas do Partido, e no caso desse empresário, ele não concordou com essa absorção da empresa pelo governo. O desfecho dessa história? Depois de alguns meses ele foi preso sob a acusação de evasão de impostos.

Quem manda na China são os…

Nem sempre a China vai acusar um empresário pela causa direta, mas ela busca alternativas para tirar a pessoa do holofote e colocar novos personagens em evidência. Várias empresas e até personalidades como Jack Chan que é um mega empresário e uma voz ativa do Partido Comunista Chinês, apesar de toda a visibilidade mundial, apresenta em suas falas a reprodução dos ideais do governo chinês.

Por hora não temos como saber o que será de Jack Ma, mas tenha certeza que não é a primeira, nem a última vez que um empresário chinês “desaparece” e outros com certeza aparecerão em seu lugar.

Se gostou do texto, ficou com medo de desaparecer, tem alguma crítica ou sugestão deixe aqui seu comentário.


Veja Também


Deixe seu comentário