Invenções da China que Revolucionaram o Mundo

Muitas vezes  utilizamos objetos que nos beneficiam no dia-a-dia e não imaginamos quais caminhos eles percorreram ao longo dos séculos para chegar até nossas mãos da maneira que estão. Pensando nisso, elencamos algumas invenções da China que revolucionaram o mundo moderno e nos proporcionam algum tipo de conforto ou foram primeiros passos pra novas tecnologias. Venha conferir!

 

Invenções da China

 

PAPEL

 

invenções da china
Papel: uma das invenções da China mais importantes até hoje

 

Depois dos papiros inventados pelos egípcios e pelos pergaminhos, a China foi responsável pela criação do papel. Ele foi inventado por T’sai Lun 105 anos depois de Cristo, que fez uma mistura umedecida de diversos produtos que continham fonte de fibras vegetais, bateu e peneirou a mistura até obter uma fina camada da pasta formada e a deixou secar ao sol, que, depois de seca, formou a folha de papel. Entretanto, os chineses mantiveram a técnica em segredo e só foi descoberta 500 anos depois de ter sido inventada, quando os japoneses tiveram contato com monges budistas.

Em 751 d.C , os chineses tentaram conquistar uma cidade sob domínio árabe e foram derrotados – e, foi durante a captura de artesões chineses, que a técnica ficou conhecida e deixou de ser um monopólio chinês, sendo aprendida pelos árabes. Alguns anos depois, os mouros invadiram a Espanha, deixando que os segredos conhecidos sobre o papel se expandisse pela Europa. Após esses diversos fatores, o processo criado por T’sai Lun foi sendo aprimorado, o que possibilitou que o papel tenha uma diversidade de texturas, cores, resistência, etc.

PÓLVORA

 

Pólvora
Você sabia que a pólvora é uma das invenções da China?

 

Utilizada para lançar projéteis a partir de armas, a pólvora inicialmente tinha como objetivo fazer um “elixir da vida” e para sua fabricação era necessário enxofre, carvão e salitre. Alquimistas começaram a fazer experimentos com as substâncias e segundo documentos do século IX, chegaram ao resultado de fumaça e chamas, deixando os alquimistas e suas casas queimadas. Essa descoberta também possibilitou que os chineses fossem os criadores dos fogos de artíficio.

Até hoje não se sabe ao certo quando ela foi inventada, já que o primeiro registro do método da fabricação da pólvora foi na dinastia Tang, entretanto, os cientistas chineses consideram que ela foi inventada antes desse período.

A pólvora chinesa é utilizada na guerra desde o século X, foi só no século XII que apareceram as armas de fogo que se carregavam com pólvora. Como a tecnologia da fabricação de papel, a pólvora saiu da China primeiro para a Arábia, e depois para a Europa.

 

BÚSSOLA

 

invenções da China
Primeira bússola chinesa, Si Nan

 

A bússola é uma das invenções chinesas que revolucionaram o mundo, principalmente as navegações. Sua criação é datada no século I a.C: os chineses foram os primeiros a descobrir o uso das propriedade da magnetite para encontrar pontos cardeais.

A primeira bússola chinesa, conhecida como Si Nan, era composta por um prato quadrangular representando a Terra e onde uma colher de magnetite pousada no centro indicava o Sul. Acredita-se que a bússola fica apontada pelo Sul pois o Norte tinha uma extrema importância  na cultura chinesa e por isso o imperador  ficava sentado ao norte olhando em direção ao Sul.

Segundo registros, as primeiras bússolas foram utilizadas para navegação por volta do ano 850, entretanto, o livro “A Tabela de Pingzhou”, de 1117, foi o primeiro documento a mencionar a bússola como instrumento para a navegação. Não se sabe ao certo como a bússola chegou à Europa e a outras partes do mundo. Uma teoria é a de que, assim como o papel e a pólvora, comerciantes chineses fizeram o seu caminho para o Oriente Médio e, em seguida, para a Europa. Assim, se espalhando pelo mundo, no século XIII, o instrumento já era amplamente conhecido e utilizado em todo o continente europeu.

E as invenções da China que revolucionaram o mundo moderno não param por ai! A China também foi responsável por inventar a imprensa, a pipa, o dominó, o cardápio e muito mais! Sabia?

 

Por Nathalia Gasparini, Marília, SP, Brasil

Fontes: A Origem das Coisas, A História, Portal São Franscico, IBB UNESP, Brasileiras pelo Mundo. 

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário