Como importar da China: fábrica chinesa ou trading?

Importar da China não é uma tarefa tão complicada quanto parece ao primeiro contato. Com preparação e estudo, o processo pode ser simples e extremamente vantajoso. A maneira de se importar da China é a primeira decisão que deve ser tomada pelo importador. Esta importação pode ser feita diretamente de uma fábrica chinesa ou com intermédio de uma trading.

Neste artigo vamos apresentar o que é uma trading, quais os serviços que empresas deste tipo oferecem e quais a principais diferenças entre importar da china direto de uma fábrica e através de uma trading. Além disso, conheça as vantagens e desvantagens destas opções.

 

importar da china fábrica chinesa


 

Como funciona o processo de importar da China

Como você já deve saber, o processo de importação é uma série de etapas que vamos mencionar a seguir para que fique mais claro.

Para importar da China é necessário que a empresa tenha registro de importador, um processo que normalmente é feito através do Siscomex, o Registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior. O Siscomex é um programa da Receita Federal Brasileira, onde o importador registra todas as informações da operação comercial e da mercadoria que esta trazendo.

Além disso, é necessário que todo o produto importado tenha uma classificação fiscal. Essa classificação fiscal se dá através das NCMs, a nomenclatura do Mercosul. Tanto o Siscomex quanto as NCM’s trazem uma comunicação mais detalhada sobre o produto com o exportador.

 

importar da china fábrica chinesa


 

Então, é preciso verificar se o produto tem licença de importação, quando normalmente tem alguma restrição e precisa de mais documentos para que ele possa ser trazido. Nestes casos, o produto tem algum tipo de especificação de importação necessária.

Depois, existem uma série de documentos como fatura comercial, packing list, conhecimento de carga, entre outros. Estas regras são extremamente importantes para que ocorra tudo certo no processo de importação.

É preciso se atentar aos Incoterms que devem ser utilizados, à negociação de como deve ser realizado o pagamento, o fechamento do câmbio, o frete e seguro. Posteriormente, como se dará a chegada da mercadoria, o despacho aduaneiro, a parametrização e transporte interno. Se quiser saber mais detalhadamente sobre todo o processo de importação, assista ao vídeo abaixo:

 

Importar da China e as tradings

Para entender um pouco mais sobre a vantagem de importar de uma trading ou de uma fábrica, é necessário primeiro entender o que é uma trading e qual a sua atuação. A palavra trading vem do inglês e significa negociar e é a partir disso que podemos entender este nome, muitas vezes associados a processos de negociação no mercado nacional e internacional, tais como a compra e venda de ações, títulos, moedas entre outros.

O mais importante de saber é que a trading não é uma fábrica mas sim uma empresa, que tem duas principais funções:

  • a primeira delas é muitas vezes a compra de produtos, formação de estoque e depois a revenda. Aqui o objetivo é a valorização do capital.
  • a segunda é fazer o intermédio entre o produtor e o comprador, o que faz com que ela seja conhecida como atravessadora, como a China Link Trading.

 

importar da china fábrica chinesa


 

As Trading Companies, no que tange ao comércio exterior, são empresas que visam a facilitação do processo de importação e exportação de mercadorias entre negociantes em países distintos. No caso da China Link Trading, trabalhamos facilitando a importação da China para o empresário brasileiro, fortalecendo a parceria econômica entre os países.

 

3 aspectos de importar da China através de tradings

Primeiramente vamos falar das vantagens de importar produtos da China através das companhias de tradings. O primeiro aspecto a ser ressaltado é a comunicação mais fluída que as tradings possuem com os vendedores, devido à sua atuações de profissionais. Os profissionais de trading costumam dominam diversos idiomas (neste caso, o mandarim principalmente). Com isso há essa redução das barreiras impostas pela língua e cultura, tornando a comunicação mais fluída durante as negociações. Além disso, são pessoas que já estão acostumadas a lidar com fornecedores.

Aliás, as tradings possuem um certo acesso à rede de fornecedores chineses. Afinal, as trading companies atuam com diversos clientes, oferecendo uma rede de contatos muito maior. Isso diminui a possibilidade de falta de uma determinada mercadoria e dá ao cliente mais opções de escolha.

Essa variedade de escolhas de produtos para importar da China é grande quando se lida com uma trading. A busca por fornecedores (o chamado Sourcing) através de uma companhia de trading permite que você tenha acesso a uma grande quantidade de opções de fornecedores.

 

importar da china fábrica chinesa


 

Um terceiro aspecto extremamente relevante é a oportunidade de comprar em quantidades menores. Os chineses têm clientes no mundo todo, sendo assim deixa de ser vantajoso fazer negócios pequenos. Este fator pode ser contornado quando existe a negociação de através de uma trading.

A trading company possibilita a compra em uma quantidade menor, se adequando às necessidades e orçamento da empresa e aumente o poder de negociação. Afinal, nem toda empresa está com capital de giro disponível para fazer uma compra em grandes quantidades ou formar um estoque volumoso.

 

Importando da China através de trading

A segurança do processo de importação é muito importante porque sempre existe um fluxo de mercadorias muito grande. Quanto maior o fluxo de mercadorias, maior a probabilidade de algum erro acontecer. A trading pode oferecer mais segurança no processo, já que tem toda uma gama de serviços que dão maior segurança no processo de importação. Entre eles, estão: inspeção, seguro internacional e fretes com empresas de confiança conhecidas no mercado.

A redução de custos é muito importante para baratear a compra de mercadorias e a contratação de uma trading company pode ser vantajosa. Esta exige um custo menor se comparada à admissão de uma equipe apenas para cuidar das importações da sua empresa. Vale lembrar que os custos para formalizar uma relação trabalhista no Brasil são bem altos.

 

Vantagens em importar da China direto de fábrica chinesa

Importar da China diretamente de uma fábrica chinesa pode te oferecer oportunidades e vantagens tão boas quanto fazê-lo através de uma trading. Se você já importa de um mesmo fornecedor a bastante tempo, o que torna a compra ainda mais segura, o contato acontece mais rápido e fácil. Esta rapidez pode fazer com que o seu produto tenha redução de custos ou com que você consiga comprar quantidades menores.

Se você já tem um setor na sua empresa voltado para essa parte de comércio, vale a pena investir para que eles possam exercer um trabalho bastante eficaz, como uma trading poderia proporcionar. A principal diferença entre os dois métodos é o intermédio da negociação.

 

Desvantagens

Existem poucas desvantagens em se importar da China através de uma trading ou fábrica. Afinal, estas são sempre as opções ideais. Uma desvantagem é que a importação realizada diretamente da fábrica muitas vezes não possibilita importar uma quantidade tão pequena de mercadoria. O contato de muitos anos com o fornecedor, como costuma ocorrer com as tradings, facilita este quesito.

Uma desvantagens das fábricas é que elas não te proporcionam rede de contatos ou opções mais competitivas como as tradings. Todo o trabalho deve ser feito pelo importador, a pesquisa por fornecedores, comparações, simulações de custos, etc. Todos estes são serviços que as tradings oferecem e garantem.

 

Conclusão: trading ou fábrica chinesa?

Basicamente, uma não é melhor que a outra e nem oferece condições melhores que as outras. A preferência por uma trading ou por uma fábrica está muito ligada à diversos fatores. São eles: tipo de mercadoria que você quer importar da China, o preço do processo, de quanto em quanto tempo a importação acontece, etc.

Dentre os principais diferenciais das tradings destaca-se a maior segurança ao fazer a negociação, pois a trading irá executar uma análise minuciosa do fornecedor ou comprador, diminuindo grandemente a chance do comércio com empresas desonestas ou o recebimento da carga com qualidade inferior ao acordado. Para quem está começando o processo de importação, com certeza é mais indicado importar da China através de uma trading.

Por exemplo, se os seus produtos normalmente possuem licença de importação (se quiser saber mais sobre esse assunto acesse aqui) e você não tem um setor desenvolvido na sua empresa só para o comércio exterior, a trading é uma ótima opção. porque são necessárias algumas etapas a mais.

Por outro lado, se você está acostumado a trazer esse tipo de produto e tem gente exercendo essa função bem dentro da sua empresa, as vezes o ideal é importar direto da fábrica chinesa.

 

importar da china fábrica chinesa

 

As mesmas situações variam de acordo com o volume da carga e de quanto em quanto tempo você importa. Se importa da China frequentemente, já deve ter bons fornecedores que podem facilitar com redução de custos e fretes, tudo indica que importar de uma fábrica chinesa é a melhor opção.

Em outro caso, você pode estar procurando um fornecedor com uma oferta mais competitiva, que pode ser encontrada numa trading.

Resumidamente, a sua escolha depende muito dos fatores mencionados e de como você pretende continuar. Estas decisões podem fazer a trading ou a fábrica serem a melhor opção para a sua empresa. Se ainda está em dúvida sobre a decisão, o video abaixo pode te ajudar!

 

Fábricas chinesas que parecem tradings

É muito importante saber diferenciar uma trading de uma fábrica porque muitas vezes existem tradings se passando por fábricas em stands de feiras na China, com medo de perder o cliente ou uma oportunidade de exportar. Por isso, é sempre bom pesquisar e estar por dentro dessas situações quando for viajar até a China para negócios.

Na hora de importar, a preparação e o estudo prévio são um diferencial para o resultado da sua negociação. A China Link Trading tem como missão ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível para importar da China! Se inscreva no nosso canal e não perca nenhum material exclusivo

 

Por Barbara Pompei Corcioli, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fonte: Investidor de Sucesso e Blog do Conexos

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário