Importar da China pelo Alibaba é seguro?

O site Alibaba se popularizou no Brasil e no mundo e foi responsável por uma enxurrada de produtos chineses por todo o mundo. O sucesso é tanto que seu fundador, Jack Ma, é o homem mais rico da China. O Alibaba é uma plataforma onde fornecedores e fábricas chinesas divulgam seus produtos e realizam vendas para outros países. Mas será que importar da China pelo Alibaba é seguro para sua empresa?

 

importar da china pelo alibaba é seguro
Jack Ma, homem mais rico da China e investidor majoritário do Alibaba Group. Fonte: UOL

 

O Alibaba Group, um grupo de empresas, é hoje responsável por 60% das entregas na China e está sediado em Hangzhou, na província Zhejiang. Neste grupo também estão AliExpress e Taobao, site popular de vendas na China.

Entenda a diferença entre Alibaba e AliExpress com o vídeo abaixo. Se inscreva agora no nosso canal e não perca as novidades da China e importação!

 

Importar da China pelo Alibaba

Quando um empresário opta por importar produtos da China através do Alibaba significa que ele vai utilizar este site para buscar um fornecedor. Ou seja, o empresário negocia direto com o fabricante/fornecedor.

Certamente, esta maneira de se fazer negócios com a China é bem diferente da importação empresarial. A maneira ideal de se importar da China vai depender muito do tipo de importação que você procura.

A maioria dos empresários brasileiros quando começa suas buscas na internet sobre importação da China se depara com estes dois sites: AliExpress e Alibaba. Em suma, quem importa busca melhor custo e variedade, o que é facilmente encontrado nestes sites.

 

É seguro importar da China pelo Alibaba?

O Alibaba é um site comercial de empresas, sem similar no mercado brasileiro. Nele, diversos fornecedores e fábricas chinesas promovem seus produtos para serem vendidos em atacado, a partir de uma quantidade mínima. A quantidade mínima costuma causar espanto para os importadores de primeira viagem pois os valores costumam ser altos. Para entender melhor como funciona a quantidade mínima dos produtos no Alibaba, assista o vídeo explicativo abaixo:

O selo de “gold supplier” que pode ser encontrado em alguns fornecedores dentro do site Alibaba significa que aquele perfil vendedor é um “fornecedor de ouro”. Tecnicamente, isto serve para despertar a confiança dos compradores e atrair mais negócios. O problema é que para ter este selo a única maneira possível é pagando uma anuidade para o Alibaba. Esta anuidade é a principal fonte de renda do Alibaba. Logo, não é possível confiar cegamente em perfis que tenham tal selo.

 

importar da china pelo alibaba é seguro
Fonte: Exame

 

Um outro problema é que perfis mais antigos e com melhor reputação no site, podem ser vendidos a novos fornecedores que acabam por levando a fama da confiabilidade e experiência do perfil anterior. Ou seja, ele usufrui de um selo “gold supplier” por 5 anos mas está operando realmente há apenas 1 ano.

 

Como garantir a segurança da sua compra?

Certamente, estas problemáticas mostrada acima não significam que todos os perfis do Alibaba sejam ruins e que todas as avaliações sejam falsas. Mas também não é possível dizer que todos os fornecedores do site são idôneos. Confiar cegamente em uma plataforma online pode acabar causando prejuízos para o seu negócio. Não existe regra garantindo que todas as fábricas do site foram auditadas nem que todas não foram.

Para ter certeza de que vai ocorrer tudo certo com a sua importação, a regra mais importante é sempre realizar uma inspeção do seu produto antes de embarcar.

 

importar da china pelo alibaba é seguro
Fonte: Quality Inspection

 

Isso pode ser feito pessoalmente, viajando para a China ou contratando um serviço de inspeção que faça isso por você. Uma outra alternativa é pedir para algum conhecido que esteja na China fazer a inspeção por você.

Uma opção oferecida como garantia pelo site Alibaba são vendedores com o selo Trade Assurance. Este selo significa “compra assegurada” e desperta algumas dúvidas nos empresários. Entenda melhor o que significa o selo “Trade Assurance” dos vendedores do Alibaba:

Importante lembrar aqui que importar da China é coisa séria e é sempre importante lidar com profissionais durante esta negociação, para que seu investimento seja aproveitado ao máximo.

Contratar uma empresa de trading experiente em importação da China é a maneira mais segura de realizar uma negociação com a China!

 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário