Importações: vantagens para os investidores e para o país

Apesar das dificuldades econômicas recentes que o Brasil tem enfrentado, nos últimos anos, felizmente os maiores problemas causados pela crise têm se tornado menos extremos. Somente em janeiro de 2019, o Brasil importou aproximadamente 16 bilhões de dólares dos mais variados produtos, que vieram de diversos países. Esse é apenas um de diversos sinais do reaquecimento da economia brasileira. Pensando nisso, nós da China Link Trading resolvemos trazer pra você algumas das muitas vantagens de importar produtos para o Brasil. Quer saber mais? Continue conosco!

 

Como importar ajuda o Brasil?

Muitos economistas concordam que, para uma balança econômica saudável, o ideal é que um país exporte muito mais do que importe. Ao exportar, o país aumenta sua reserva de dólares (a principal moeda no comércio internacional) o que colabora no pagamento de empréstimos, e ajuda no processo de importação. Apesar da exportação ajudar no processo de importação, isso não significa que a importação dependa exclusivamente da exportação para sua existência. Importar pode ajudar na economia brasileira, uma vez que sem ela, a economia e o comércio internos perdem seu dinamismo, a demanda seria menor, assim como a oferta, e a economia perderia muito de seu movimento habitual. As pessoas hesitariam mais na hora de comprar, pensando na falta de variedade do mercado.

Essa variedade ofertada pela importação é muito importante. Pensando que vivemos em uma sociedade de consumo, nós constantemente temos o prazer de comprar novos itens, sendo estes não apenas os extremamente necessários para nossa sobrevivência. Na verdade, muitos de nós gostamos de fazer “agrados” a nós mesmos. Esses agrados existem das mais diversas formas, seja um smartphone mais avançado, um computador mais potente para rodar games na hora do lazer ou programas mais pesados na hora de trabalhar, tecnologias que auxiliam nosso dia a dia, roupas, perfumes, cosméticos, entre outros. Muitos desses produtos não têm uma indústria forte no Brasil, suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades. Por isso, a importação ajuda as pessoas a terem o acesso que precisam para satisfazer seus mais variados desejos.

 

Importações
Fonte: China Link Trading.

 

Esse consumo interno faz com que a economia continue girando e que o governo possa arrecadar os impostos para se manter em funcionamento. Vale lembrar também, que não apenas os consumidores finais são auxiliados com a importação, mas os produtores brasileiros também dependem de muitos produtos que não estão disponíveis no mercado nacional para manter suas fábricas e oficinas em pleno funcionamento. Basta observar os produtos mais importados pelo Brasil e percebemos como são muitas as necessidades do setor produtivo.

Por exemplo, da China, as maiores importações brasileiras são de produtos como: aparelhos transmissores, receptores e componentes, circuitos eletrônicos, motores geradores e transformadores elétricos. De outros países como os Estados Unidos, o Brasil importa diversos tipos de óleos e combustíveis, ou de outros são importados também muitos medicamentos. Percebe-se então a importância das importações brasileiras, porque sem elas, muito do nosso setor produtivo seria afetado, sem os recursos naturais ou maquinários necessários para seu pleno funcionamento. Os medicamentos representam mais ainda a necessidade popular do que os perfumes, roupas e acessórios, afinal, todos podemos ficar doentes, e ter uma ampla variedade de medicamentos a nossa disposição é importante.

 

Como importar ajuda o investidor?

Quem quer importar no Brasil pode considerar o grande mercado consumidor que temos. Somos mais de 200 milhões de pessoas, com muitas necessidades a satisfazer. O importador, seja qual for o produto que pretende importar, deve se atentar em alguns fatores sobre o processo de importação. Importar é um processo trabalhoso, mas pode ser recompensador. Satisfazendo os critérios estabelecidos pelo governo para a importação de determinados produtos, o importador deve ter poucos problemas para dispor suas novidades aos seus clientes.

 

importar-roupas-china
Fonte: China Link Trading

 

Além da novidade constante de produtos no mercado internacional, que muitos brasileiros podem ter interesse, diversificar os produtos disponíveis no mercado traz oportunidades de lucro, uma vez que as pessoas se encantam com a variedade de opções. Seja pelas cores, aromas, texturas e tamanhos, os consumidores gostam de comprar aquilo com o que se identificam. Disponibilizar uma grande quantidade de produtos atrai diversos tipos de consumidores, ampliando o público e aumentando as vendas. Há quem diga também que a diversidade de produtos em oferta aumenta o padrão de vida da população, pensando no ponto de vista do consumo.

Confira também o nosso vídeo sobre os primeiros passos para importar:

Outro fator interessante para considerar a importação, é pensar que, com o acesso a mercados diversos no exterior, temos um acesso a uma vasta gama de fornecedores, ansiosos para nos vender seus produtos. Essa possibilidade de escolha nos ajuda a ter acesso a produtos de maior qualidade. Suponhamos que um investidor esteja interessado em comprar uma nova máquina para sua fábrica. Ao consultar o mercado nacional, ele encontra pouca variedade de fornecedores, e em nenhum deles ele encontra a máquina de qualidade que precisa para o funcionamento de sua fábrica. Ao se voltar para o mercado internacional, esse investidor descobre dezenas de opções de fornecedores. Traçando os melhores dentre eles (nós da China Link Trading te ajudamos com isso!), sua escolha será baseada mais no preço, uma vez que já tenha garantido a qualidade dos produtos de alguns dos fornecedores.

Com isso, entramos em outro tópico importante, que é a questão dos preços. No mercado nacional, muitas vezes estamos sujeitos a determinados impostos ou inconvenientes que podem jogar os preços dos produtos “lá pra cima”. No mercado internacional temos uma enorme vitrine, onde podemos escolher o preço que mais nos satisfaz. Os preços de determinados produtos no exterior podem ser consideravelmente menores, sendo que a diferença de preço pode chegar em até 300% dependendo do produto e do fornecedor. Mesmo tendo que pagar os devidos impostos do processo de importação, muitas vezes o lucro é garantido.

Com isso, esperamos ter demonstrado algumas poucas vantagens das muitas que existem no processo de importação. Importar é bom, porque nos dá uma maior sensação de controle do que queremos e o que podemos comprar. Se você está interessado em importar, e principalmente importar da China, saiba que a China Link Trading, que tem escritório em Santos e em Itajaí, está sempre a disposição para lhe ajudar com todos os trâmites de um processo de importação. Entre em contato conosco, e façamos bons negócios!

 

Por Arthur Bonsaglia, diretamente de Marília – SP.

Fontes: ABIHPEC, Gama, Administradores, Queria Tanto.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário