Importação dropshipping e despacho aduaneiro

Já pensou em importar por dropshipping, mas ficou em dúvida se é necessário contratar o serviço de um despachante aduaneiro? Então você não pode perder este artigo! Continue a ler e tire as suas dúvidas sobre despacho aduaneiro na importação dropshipping!

 

importação dropshipping
Aprenda mais sobre a modalidade de importação por dropshipping e despacho aduaneiro!

 

O que é dropshipping?

Se você está começando no ramo da importação, pode ser que ainda não tenha ouvido falar de dropshipping.

A importação via dropshipping já é uma prática consolidada dentro do campo de comércio exterior. Mas o que é isso?

O dropshipping é um método de gerenciamento de cadeia de suprimentos criado nos Estados Unidos em 2006. Nessa época, começou o boom do comércio online ou, como está na moda, o e-commerce. Assim sendo, o Dropshipping seria exclusivo para lojas virtuais.

Deste modo, ele permite que o dono de um e-commerce tenha uma grande variedade de produtos disponíveis para venda, sem ter a necessidade de tê-los fisicamente.

 

Como funciona o Dropshipping?

 

Dropshipping
Confira esse infográfico sobre o funcionamento do Dropshipping! Fonte: Marketup

 

Imagine a seguinte situação. Um cliente A compra um determinado produto de uma loja virtual B, a qual transfere o pedido automaticamente para o fornecedor C, o qual envia a compra ao cliente A, numa embalagem neutra. Assim sendo, o cliente A acha que comprou da loja B, mas na verdade foi do fornecedor C. O B é apenas um intermediário entre o fornecedor e o cliente.

Entenda mais sobre dropshipping no vídeo abaixo:

 

O despachante aduaneiro na importação

Uma grande dúvida para quem está começando a importar é: precisa-se ou não contratar o serviço de um despachante aduaneiro? A dúvida surge no momento de fazer o desembaraço aduaneiro da sua mercadoria.

Mas você sabe o que faz um despachante aduaneiro? Segundo a Abracomex, o despachante aduaneiro é o profissional responsável pelos procedimentos legais e administrativos, visando, pois, a entrada (importação) e a saída (exportação) de mercadorias no Brasil.

As principais atividades desenvolvidas pelos despachantes aduaneiros são:
registro de operações no Siscomex, análise documental, conferência de mercadorias, e por fim, administração de questões fiscais, logísticas, cambiais e aduaneiras.

Voltando à pergunta sobre a necessidade ou não da contratação de um despachante aduaneiro, a resposta, entretanto, varia. Em relação ao quê? À quantidade da mercadoria a ser importada!

 

importação dropshipping
O despachante aduaneiro ajuda o importador a fazer as tratativas burocráticas. Fonte: World Commerce Review

 

Preciso contratar um despachante aduaneiro para fazer dropshipping?

Quem geralmente faz uma importação dropshipping compra em pequenas quantidades. Assim sendo, se a sua importação se categorizar no “Importa Fácil“( importação de pessoa física para pessoa física), não será necessário o serviço de um despachante aduaneiro.

Todavia, caso você deseje fazer uma importação formal, isto é, com objetivo de revenda, a Receita Federal demandará uma Declaração de Importação (DI), portanto, você necessitará do serviço de um despachante aduaneiro!

Saiba mais sobre dropshipping e despacho aduaneiro no vídeo abaixo:

 

O que é o Importa Fácil?

Você já ouviu falar do Importa Fácil? Esta é uma modalidade muito utilizada por quem quer fazer importação dropshipping.

importação dropshipping
O Importa Fácil é uma ferramenta muito utilizada por quem faz importação por dropshipping. Fonte: Veja

 

O Importa Fácil é uma modalidade utilizada por empresas e pessoas físicas, afim de importar sem a necessidade de uma Licença de Importação (LI), ideal para que deseja realizar uma importação dropshipping.

O Importa Fácil tem algumas facilidades e algumas restrições. A primeira coisa a ser analisada é, por exemplo, se o seu produto tem ou não alguma restrição no Importa Fácil. Existem alguns itens que exigem uma Licença de Importação. A título de exemplo, alimentos, produtos perecíveis e itens que precisam de um aval da Anvisa. Confira, pois, neste link um artigo nosso falando um pouco mais sobre quais produtos tem restrições nessa modalidade.

 

Quanto eu posso comprar pelo Importa Fácil?

Resumidamente, o Importa Fácil é um serviço prestado pelos Correios, que visa atender pessoas físicas e jurídicas interessadas em importar produtos do exterior, oriundos de qualquer lugar do mundo. Estas importações são caracterizadas por serem de pequeno a médio porte, o que quer dizer que o valor aduaneiro do produto ou dos produtos importados não pode exceder o limite de 3.000,00 dólares ou o equivalente em moeda estrangeira, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, com a devida apresentação do registro de Declaração Simplificada de Importação (DSI).

O valor aduaneiro, sobre o qual incidirá o imposto, portanto, será a soma do valor dos bens integrantes da remessa postal, acrescida do custo de transporte (tarifa postal), bem como do seguro relativo a esse transporte (seguro postal, se houver). Esclarecemos que poderá também ocorrer a cobrança do ICMS da cidade destino da remessa. Lembrando que para pessoas físicas, o Importa Fácil não pode ser utilizado para atividades com fins comerciais

 

Importação Dropshipping e Importa Fácil

Solicite, pois, que seu fornecedor/exportador escolhido para fazer a importação dropshipping faça a postagem no exterior em uma modalidade postal em que a importação chegue diretamente nos Correios do Brasil. Alguns países, como por exemplo, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslovênia, Holanda (Países Baixos), Noruega, Suíça, entre outros, terceirizam a modalidade expressa, acarretando assim o não recebimento da encomenda internacional pelos Correios no Brasil. Para esses países, sugerimos a utilização das modalidades postais econômica ou prioritária.

Veja a lista dos países nos quais você pode usar o EMS (Express Mail Service, Modalidade Postal Expressa) e receber sua encomenda com segurança pela ECT. Para tanto, basta clicar aqui. Para envio expresso a partir dos Estados Unidos, a melhor opção é a modalidade Express Mail Service, que é enviada diretamente para os Correios brasileiros.

 

Importação Dropshipping: Dicas para encontrar um bom fornecedor

Você já decidiu que deseja fazer uma importação dropshipping da China como pessoa física. Agora, vem a próxima etapa: a escolha de um bom fornecedor!

 

Importação dropshipping
Confira as nossas dicas para encontrar bons fornecedores para a sua importação Dropshipping. Fonte: IBD

 

A China Link Trading te dá dicas valiosas de como encontrar bons fornecedores na China para quem quer fazer uma importação dropshipping da China e assim conseguir comprar da China de modo eficiente. Uma das formas, pois, que um comprador pode encontrar um fornecedor no país asiático é através da Internet.

Hoje já existem sites que oferecem uma plataforma B2B (Business to Business). Em outras palavras, apenas digitando, pois, algumas informações do produto você consegue encontrar um fornecedor. Este tipo de busca, todavia, não é considerada a mais eficiente pois há muitas informações falsas nesses sites. Então, caso queira comprar pela Internet, é sempre bom realizar uma auditoria com essa empresa para ver se a mesma é idônea.

 

Importação da China e o Coronavírus

O surto global do Covid -19 (novo coronavírus) impactou enormemente a economia global. As bolsas, portanto, em todo o mundo despencaram e o dólar se valorizou perante o real.

importação dropshipping
Apesar da ameaça do coronavírus, não há problemas para fazer importação dropshipping. Fonte: Grupo Independente

 

Em tempos de pânico em relação à nova doença, surgem, entretanto, algumas fake news em relação ao coronavírus. Uma delas, por exemplo, era que havia a possibilidade de contágio através de produtos importados da China. Segundo o portal de notícias G1, que consultou diversos especialistas no assunto, o vírus só é transmitido por contato humano. O mesmo também não sobrevive mais do que 24 horas fora do corpo humano ou de um animal. Ademais, o tempo de tráfego da mercadoria costuma demorar semanas e até meses para chegar. Então, se quiser fazer uma importação dropshipping da China, não tenha medo!

Confira mais sobre os impactos do coronavírus na sua importação da China! 

Para se manter informado sobre os negócios com a China se inscreva no nosso canal.

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil

Fonte: Correios, G1, Abracomex

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário