Importação de Produtos Químicos

Há aproximadamente 265 anos, a Amazônia passou a ser reconhecida cientificamente através de uma expedição para comprovar as teorias newtonianas sobre a circunferência terrestre. Todos os relatos desde então, passaram a expor as maravilhas encontradas na região brasileira desde a riqueza da fauna, flora e dos animais. Atualmente, a floresta adquiriu importância redobrada por outro motivo: a importação de produtos químicos.

importacao de produtos quimicos

As propriedades medicinais encontradas na flora Amazônica despertaram o interesse de diversos países que buscam a de cura de doenças simples até complexas como o câncer. Dessa forma, a importação de produtos químicos, especialmente medicamentos, aumentou drasticamente.

Inicialmente, para realizar a importação de produtos químicos e medicamentos, é preciso solicitar à Polícia Federal a Autorização Prévia através de diferentes documentos.

Documentos necessários para importação de produtos químicos

  • Requerimento de Comércio Exterior (Anexo X portaria 1274-MJ de 25/08/2003), original devidamente preenchido e assinado pelo representante legal da firma ou por procurador previamente cadastrado ou devidamente identificado através de procuração específica;
  • Fatura pro forma com o nome do produto químico, a quantidade (em quilograma e/ou litro), a concentração, o teor ou grau de pureza, o percentual mínimo do produto, o tipo de embalagem, o valor da mercadoria, além da identificação do exportador/importador, do fabricante e dos dados disponíveis relativos ao transporte.
  • Se for nacionalização de entreposto aduaneiro, enviar também, cópia do documento de embarque (BL) e cópia da DA.
  • No caso de exportação anexar também: autorização ou certificado de não objeção ou documento equivalente emitido pelo órgão competente do país importador e do país do destinatário final, quando for o caso. Se possível, o extrato da Licença de Importação, Exportação ou Reexportação.

É importante frisar que cada solução química apresenta um código diverso com determinadas quantidades químicas permitidas. Estas quantidades estão especificadas nos adendos das Listas I, II e III da legislação.  O embarque do produto químico controlado não poderá ser liberado antes da emissão e deferimento da Autorização Previa.

Caso surja mais alguma dúvida sobre este artigo e sobre os processos de importação e exportação, contate-nos !

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

 

Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

 

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário