Hongcun: uma representante fiel das aldeias tradicionais dos séculos passados

A aldeia Hongcun ( chinês: 宏村, em português “aldeia Hong”), está localizada no Condado de Yixian, cuja cidade em nível de prefeitura é Huangshan, na histórica Huizhou, região do sul da Província Anhui na China, próxima à encosta sudoeste do Monte Huangshan. Com cerca de 900 anos de história e distante de Beijing e dos típicos atrativos da capital chinesa, a aldeia é uma atração singular dentro do gigante asiático, excelente para os amantes de passeios ao ar livre, caminhadas e para aqueles que buscam conhecer paisagens encantadoras das antigas aldeias, com seus campos de flores, edifícios antigos, tradições milenares e lendas fascinantes.

 

Hongcun1
Aldeia de Hongcun.

 

A aldeia é peculiarmente organizada na forma de um boi, sendo que a colina Leigang simboliza a cabeça, e as duas árvores antigas e altas em cima dela representam os chifres. Quatro pontes sobre a corrente de Jiyin podem ser vistas como as pernas, enquanto as casas da aldeia formam o corpo. Dentro deste “corpo”, o riacho Jiyin representa os intestinos e os vários lagos formam os outros órgãos internos, como o “Lago Sul” (Nanhu) sendo a barriga, e a Lagoa da Lua, o estômago.

Hongcun é conhecida como uma aldeia de água, com um sistema hidráulico bem desenvolvido com a função de fluir a água por toda a região. Também é conhecida como “Chinese Village in Picture” ou seja, como uma pintura de uma aldeia tradicional chinesa, com todas as suas características como os azulejos cinzas, as paredes brancas, a ponte de pedra e lagoas com lírios em suas águas, suas paisagens urbanas são desenvolvidas em harmonia com o ambiente natural, utilizando os princípios do Feng Shui. A arquitetura e as esculturas tradicionais das aproximadamente 150 residências que datam das dinastias Ming e Qing estão entre as melhores do gênero na China e, estão excepcionalmente bem preservadas.

Com um ambiente sereno e características tradicionais, Hongcun é listada como uma das dez aldeias mais charmosas da China, atraindo turistas sem deixar se perder sua essência. A beleza natural combinada com o perfil delicado da cidade, caracteriza a bela paisagem da aldeia, que inspira artistas e diretores de cinema espalhados pelo mundo. Hongcun é um dos lugares de filmagem do filme mundialmente famoso “Crouching Tiger, Hidden Dragon” (“O Tigre e o Dragão”), dirigido por Ang Lee, que foi lançado em 2000 e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia.

 

Hongcun2
Artistas contemplando a paisagem de Hongcun.

 

História e cultura de Hongcun

Hongcun e Xidi foram construídas por oficiais bem-sucedidos ou mercadores voltando para casa de compromissos oficiais e negócios, e gradualmente se transformando em modelos convencionais de construção de aldeias chinesas, influenciadas pela cultura tradicional da pré-moderna província de Anhui. O rígido sistema patriarcal, juntamente com costumes folclóricos gentis e sinceros, reflete as idéias culturais dos burocratas estudiosos da sociedade feudal, que demonstram um respeito especial ao confucionismo e ao neoconfucionismo.

Ambas as aldeias do sul de Anhui experimentaram contínuas transformação e desenvolvimento ao longo dos anos, preservando autenticamente seu caráter de aldeias tradicionais chinesas com economias comerciais e estruturas sociais baseadas em clãs. Mantendo fielmente elementos que são típicos de aldeias pré-modernas tradicionais, incluindo o ambiente circundante, vias navegáveis artificiais, estilo arquitetônico, artes decorativas, métodos e materiais de construção, tecnologia tradicional e a aparência geral das aldeias.

 

Hongcun3
Mapa turístico de Hongcun.

 

Além disso, em seus prédios e seus padrões de ruas, Hongcun e Xidi refletem a estrutura socioeconômica de um período de longa duração da história chinesa, carregando valores científicos, culturais e estéticos, e são fontes importantíssimas para o estudo de histórias e culturas regionais devido à sua enorme herança cultural tangível e intangível, representada na arte, costumes, culinária, medicina, pintura e outros elementos, preservando e transmitindo o espírito e a cultura do local. Por isso, ambas foram inscritas na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO em 2000.

 

A importância do Feng Shui em Hongcun

Todo o cenário urbano de Hongcun está relacionado com os ensinamentos da geomância, o Feng Shui, que se trata de uma antiga filosofia chinesa da natureza e está principalmente interessada na compreensão das relações entre os homens e a natureza de modo a vivermos em harmonia com o nosso ambiente, ou seja, construir e usar os elementos em configurações predeterminadas para aproveitar ao máximo as possibilidades e o poder da natureza e suas forças. O conceito está relacionado à noção de que viver com em vez de contra a natureza beneficia tanto os humanos quanto o meio ambiente.

Os aldeões souberam construir suas casas de forma que os campos, ruas e construções canalizassem melhor a energia para garantir o desenvolvimento das capacidades urbanas. Assim, a importância de preservar o passado faz de Hongcun um destino incrível para os amantes da história e das tradições chinesas, conservada como uma testemunha fiel dos séculos passados.

 

Hongcun4
Ponte de pedras, característica das aldeias tradicionais chinesas.

 

Lugares para conhecer

Residência Deyitang (chinês: 德义堂)

A Residência Deyitang (Deyitang Hall) é uma das tradicionais do clássico estilo Hui. Foi construída em 1815 durante a Dinastia Qing. Há uma piscina no meio da casa e ao redor da piscina, vasos compondo a paisagem. Dois pátios estão localizados nos lados leste e oeste da residência.

 Residência Chengzhi (chinês: 承志堂)

A Residência Chengzhi (Chengzhi Hall) foi construída há 150 anos, e é uma das maiores aberta aos visitantes e mais conhecida, além de ter se tornado um típico museu residencial. Ocupa um espaço de 2.000 m² e era a residência do então maior comerciante de sal local, Wang Dinggui. De belo design e elegante estilo, construída totalmente de madeira e com esculturas também em madeira adornando as travessas, pendentes, portas e pilares de janela. De particular interesse são esculturas em madeira da mesma figura com faces diferentes e a mesma face com diferentes expressões. Suas decorações são grandiosas e complexas, fato que a leva a ser designada de “Cidade Proibida Popular”.

Salão Ancestral dos Wang ( chinês: 汪氏宗祠)

Foi originalmente construído na dinastia Ming. O prédio inteiro está arranjado em formato convexo. Há esculturas nos pilares de madeira no corredor e o lugar é usado para fazer oferendas aos antepassados em grandes festivais. É considerada uma das oitos melhores vistas em Hongcun.

Lago Yuezhao (chinês: 月沼湖)

Foi construído no reinado de Yongle da dinastia Ming (1403-1424). Yue significa lua em chinês e a razão pela qual o lago recebeu este nome é o seu formato de lua.

Lago Nanhu (chinês: 南湖)

Localizado no portão sul da aldeia de Hongcun. É um lago artificial originalmente construído em 1607 durante a Dinastia Ming e em imitação ao Lago Oeste. Foi criado com o objetivo de aumentar o abastecimento da região, devido ao desenvolvimento da população local. Ao redor do lago encontra-se velhos salgueiros e durante o verão, nota-se lírios flutuando nas águas. Além disso, na ponte de Hua, neste lago, que se passou a cena em que o Li Mubai caminha com seu cavalo no filme “O Tigre e o Dragão”.

 

Hongcun5
Lago Nanhu.

 

Academia Nanhu (chinês: 南湖 书院)

É uma academia tradicional de estilo Hui, construída em 1814 com uma história de mais de 200 anos. Costumava ser o local onde os alunos eram educados no passado em Hongcun e consistia em seis partes conectadas entre si, cada uma com uma função especial. De frente para um lago verde e limpo, com dormitórios pintados de branco atrás. A Academia proporciona uma bela imagem tanto vista por dentro quanto à distância.

 

Por Jéssica Mensalieri Amaral, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: China Tour Guide; VADMAG; UNESCO; Top China Travel; French.china.org.cn; Wikipedia; Dicionário do Cético.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário