Hong Kong: Conheça essa Vibrante Cidade!

Hong Kong ( 香港) é, certamente, uma das cidades mais conhecidas da China. Construída no delta do Rio das Pérolas, é um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo, com uma população superior a 7 milhões de habitantes. Em cantonês, dialeto do chinês falado na região, o nome significa “porto perfumado” ou “porto do incenso”, sendo que nessa região havia fábricas de incenso perto do estuário.

Quem viaja para lá percebe a mescla de tradição e modernidade, além de uma fusão entre o Ocidente e Oriente. Assim como Shanghai e Macau, é uma das cidades que mais recebeu a influência estrangeira e isso é perceptível em sua atmosfera. Além disso, uma parte da cidade fica em uma ilha, a qual liga-se ao restante da cidade pela península de Kowloon. Como Pequim, está entre as cidades mais movimentadas do país.

 

História de Hong Kong

Depois que a China perdeu a Primeira Guerra do Ópio, em 1842, Hong Kong tornou-se uma colônia britânica. Ocupada pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi devolvida para o governo chinês em 1997. Desde então, adotou-se a política de “um governo, dois sistemas”, isto é, embora sob controle direto do governo comunista chinês, deu-se liberdade para que Hong Kong mantivesse várias características capitalistas. Essa ideia partiu de Deng Xiaoping, durante a década de 1980, e permite que a cidade tenha um grau de autonomia elevado, com os poderes executivo, legislativo e judiciário mais independentes do controle chinês do que o resto do país. Também na economia, Hong Kong possui certa independência, sendo que possui inclusive uma moeda própria, o Dólar de Hong Kong.

Como já foi dito, Hong Kong é um importante centro financeiro global, tendo uma das principais bolsas de ações do mundo. Além disso, possui um dos portos mais movimentados do mundo, sendo o principal canal de exportação de manufaturados chineses. Além disso, o Aeroporto Internacional de Hong Kong está entre os mais movimentados da Ásia e é a porta de entrada para os turistas que visitam a cidade.

 

Turismo em Hong Kong

A cidade também possui atrações turísticas interessantes àqueles que forem visitá-la. O turista que vier precisa conhecer o Victoria Peak, uma das torres mais altas da cidade e que possui uma vista panorâmica para a Baía de Victoria e para grande parte da metrópole também. Se você gosta de chá, precisa dar uma parada Lin Heung Tea House, a casa de chá mais famosa da cidade. Além de chás, o local oferece deliciosos quitutes típicos de Hong Kong.

 

Hong Kong
Victoria Peak

 

Quem optar por conhecer os lugares históricos, Hong Kong possui diversos templos antigos e muito bem conservados que valem a pena dar uma passada. Conheça o grande Buda no monastério Po Lin, ou os magníficos templos Hung Shing e Chi Lin, esse último é rodeado por um belíssimo jardim.

 

Hong Kong
O Grande Buda

 

Composta por inúmeras ilhas, uma atração imperdível é passear com um “junk”, um típico barco chinês, antes utilizado por pescadores e piratas. Atualmente, é uma das melhores maneiras de explorar as várias ilhas da região. Outra opção mais moderna de conhecer as ilhas é através do “Star Ferry”, as balsas que cruzam constantemente a baía. Uma dica é pegar a balsa da 20h, pois você poderá ver o Show da Sinfonia de Luzes que acontece todos os dias na Baía de Victoria.

 

Hong Kong
Junk

 

À noite, vale a pena conhecer o mercado noturno da Temple Street. Passear por ele seria como andar pelas ruas de Chinatown, com suas feirinhas de comidas e produtos exóticos. Uma outra dica legal é sobre o período em que você for à cidade. Visite-a durante o Ano Novo chinês, ou no Festival das Lanternas. Vale pesquisar previamente quais são os principais festivais de Hong Kong e programar-se para ir nesse período.

Para todas as idades, não se pode deixar de ir à Disney de Hong Kong, mas apenas fique preparado para enfrentar longas filas!

 

Curiosidade de Hong Kong

Uma das marcas mais conhecidas de Hong Kong é o cinema. Grande parte dos filmes e dos atores de artes marciais vieram de lá. Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li são apenas algumas das lendas de Hollywood que se originaram nessa cidade.

 

Hong Kong
Bruce Lee

 

Quem visita a cidade precisa provar as delícias culinárias locais, como o Dim Sum, que significa “toque seu coração”, o qual é um bolinho cozido a vapor recheado com carne ou camarão. Também vale provar a sopa doce de feijão vermelho e o pudim de tofu.

 

Hong Kong
Dim Sum

 

E aí, preparado para ir até Hong Kong?

Por Victor Fumoto, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fonte: Revista Time, Discover Hong Kong, Lonely Planet.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário