Haikou: a cidade tropical chinesa

Uma das uniões mais icônicas entre a área urbana e a natureza se encontra na tropical cidade de Haikou, que consegue equilibrar o crescimento urbano com a paisagem litorânea exuberante, criando, com certeza, um dos pontos mais interessantes para uma viagem de férias familiares na China.

Localizada na região norte da ilha de Hainan, sendo a maior cidade e também a capital de tal província, com cerca de 830 mil habitantes, Hǎikǒu (海口) se exibe com suas diversas praias nos verões chineses, mas se orgulha, principalmente, de sua infraestrutura e de suas ciclovias que incentivam o uso de bicicletas para transitar pela cidade, permitindo, assim, que o turista aproveite da melhor forma a cidade.

A cidade espera, dessa forma, uma maior movimentação nas diversas atrações voltadas às famílias, muito além das praias espalhadas pela capital. Entre tais atrações estão, por exemplo, o Hainan Tropical Wildlife Park and Botanical Garden, jardim botânico e zoológico com dezenas de espécies dos mais exóticos animais e plantas; o Templo Wugong, cuja arquitetura tradicional se mistura com a moderna; e o Houshankou National Park que marca um ponto turístico onde existe um vulcão inativo e uma caminhada até o topo da montanha.

 

haikou
A Shiji Bridge marca um dos pontos turísticos mais belos de Haikou

 

Como chegar a Haikou

É possível chegar à Haikou de várias formas diferentes, mesmo com a separação da cidade com o resto do continente. Dentre as opções, o avião se mostra a forma mais usual de se chegar à capital da província de Hainan, mas existem outras formas que se mostram muito mais acessíveis para aqueles que já se encontravam na China, como por exemplo, ir de trem, uma vez que os preços dos tickets variam entre 145 à 930 yuans chineses (ou de 22 à 140 dólares), dependendo do local de partida. Também é possível ir de ônibus ou carro, mas será preciso aguentar uma viagem de nada menos que 10 a 12 horas. A última opção, e também a melhor, é viajar com o trem de alta velocidade, estreado em 2011, que leva seus passageiros para a cidade tropical em no máximo 2 horas por um preço de 90 yuans chineses ou aproximadamente 14 dólares.

 

O passeio feito sobre as duas rodas de uma bicicleta

Chegando a Haikou, é possível alugar, em um dos vários pontos espalhados pela cidade, uma bicicleta por apenas 2 yuans chineses, ou 30 cents, uma vez que essa atitude é incentivada pela própria cidade, buscando uma maior mobilidade de seus habitantes e turistas. As próprias agências de turismo chinês usam desta mobilidade para atrair ainda mais pessoas para a cidade, criando as rotas de ciclismo pela China nesta e em várias outras cidades.

Estando sobre as duas rodas de sua bicicleta alugada, ou da forma que você bem entender, você encontrará uma vasta cidade para passear, principalmente no verão, quando as belíssimas praias começam a receber ainda mais pessoas. É possível ter vistas únicas como a centenária ponte Shiji Bridge, sendo este um dos pontos turísticos mais bonitos e marcantes da cidade. Essa ponte abriga também um sinônimo de recepção; o Haikou Youth Hostel, localizado logo atrás da famosa ponte e com diárias de apenas 40 yuans chineses ou 6 dólares.

Outro ponto que pode ser explorado é a Rua Antiga Qilou, também conhecida como Qilou Old Street, onde se localiza a parte mais antiga do comércio de Haikou.  No momento que entramos na rua, todos os nossos sentidos são atingidos ao mesmo tempo, uma vez que todas as cores, luzes, sons, cheiros e sabores exóticos para todos os paladares habitam exatamente o mesmo ambiente. Ninguém fala inglês nessa região da cidade, mas isso não faria diferença, pois as pessoas são muito gentis e procuram ajudar.

 

haikou
Ao descer na Qilou Old Street todos nossos sentidos são ativados instantaneamente

 

Principais parques e atrações

A cidade de Haikou ainda é conhecida por ser um ótimo lugar para visitar juntamente com sua família, devido às inúmeras atrações e parques voltados ao público familiar, o qual busca justamente um passeio em que possam contemplar tudo de forma divertida e tranquila.

 

haikou
Hainan Tropical Wildlife Park and Botanical Garden é uma grande atração para as famílias

 

Um ótimo exemplo para essa definição de um passeio divertido e tranquilo é uma visita ao Hainan Tropical Wildlife Park and Botanical Garden. Trata-se de uma mistura entre um jardim botânico com um zoológico do mais alto nível, onde se pode andar livremente conhecendo dezenas de espécies dos mais exóticos animais e plantas por um preço de, aproximadamente, 200 yuans chineses (ou 30 dólares) para adultos e a metade do preço para crianças. Lá você terá a possibilidade de alimentar os animais, ser instruído sobre inúmeras curiosidades sobre o que acontece na natureza e até mesmo andar de camelos, sendo esta uma opção certeira para realizar num único dia.

 

haikou
Houshankou é um ponto turístico sobre um vulcão inativo (火山口)

 

Outra opção é uma visita ao Houshankou (火山口) ou Houshankou National Geopark. Apesar de um tanto afastado do centro da cidade, tal ponto turístico possui um vulcão inativo, além de promover também aos seus visitantes um esplêndido passeio pelo parque com direito a quedas d’água e visões exuberantes das árvores que completam todo o perímetro do parque. Com as placas bilíngues já traduzidas para o inglês, a caminhada até o topo da montanha se torna ainda mais simples e divertida, deixando ao visitante a sensação leve de uma conexão com a natureza.

 

haikou
Templo Wugong (海口 五 公 祠).

 

Outro dos templos ícones da antiga China é o Wugong Temple (海口 ); um dos mais belos que se pode encontrar na região da ilha. O Wugong Temple é uma combinação de um complexo antigo de uma escola combinada com museu moderno que busca apresentar a história de Haikou, e, principalmente, de Hainan. Foi construído há centenas de anos com o intuito de ensinar as pessoas locais de Hainan como ler e escrever mandarim. O templo ainda conta com um lago com uma arch-ponte, um jardim em que se pode descansar e várias estátuas e escritos que datam da construção do templo; todos escritos unicamente em mandarim, para que até os visitantes possam vivenciar o que era passado ali para os moradores de Hainan.

Então, Haikou é ou não uma viagem imperdível para você e sua família? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

 

Por Lucas Fortes Mulati, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Wikipédia,TripAdvisor, WikiTravel, TravelChinaGuide

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário