Governo chinês fomenta dura investida contra corrupção – China Link Trading

governo-chines-luta-contra-corrupcao

Na última semana, a comissão de Supervisão da Disciplina do Partido Comunista Chinês tem estipulado duras punições àqueles envolvidos em corrupção, mesmo àqueles que são vinculados ao governo chinês de alguma forma.

O primeiro caso, foi a condenação de prisão perpétua estipulada à Liu Tienan, ex-chefe da Comissão de Desenvolvimento e Reforma do governo chinês. Liu era alvo de investigação por estar ligado ao recebimento de propina para viabilizar projetos. Os valores pagos eram altíssimos, chegando a receber em média 35,6 milhões de yuan, equivalente a 4,6 milhões de euros, e empresas de grande porte como a Toyota Motor eram as envolvidas no esquema.

Após passado 1 ano de sua demissão por corrupção, Liu foi condenado à prisão perpétua por tal escândalo na semana passada.

Posteriormente, ainda na semana passada, o ex-presidente da Baiyun Industrial and Agricultural Corp, uma empresa pública chinesa foi condenado à morte por corrupção.

Zhang Xinhua teria recebido em média 64,8  milhões de euros por ter desviado dinheiro público e recebido propina em troca de favores.

Esta campanha do governo chinês contra corrupção implementada pelo presidente chinês Xi Jinping tem tomado grandes proporções desde 2013, e está sendo ampliada nas últimas semanas visando investigar e punir desde os corruptos de alto nível no Partido Comunista e empresas públicas à os corruptos.

Xi Jinping iniciou tal campanha desde que assumiu o mandato, prometendo caçar tanto os “tigres” e as “moscas” em uma luta férrea à corrupção que, segundo ele, pode ameaçar inclusive o regime do Partido Comunista.

Tal ação tem dividido opiniões na China, o que fomenta um debate acerca das punições, afirmando que tal medida serviria para minar qualquer oposição ao Partido e ao presidente mesmo que de certa forma seja benéfica para extirpar o desvio de dinheiro público.

Ainda assim, a investida contra a corrupção se estende para diversos setores e auxilia na queda de distintos corruptos e esquemas de corrupção.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

 
artigo
 
Este artigo foi escrito pela graduanda de Relações Internacionais, Nayara Chrisnam das C. Melo, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 

Veja Também


Deixe seu comentário