Fornecedores chineses: como lucrar com eles?

O crescimento econômico da China nas últimas décadas já transformou o país na segunda maior economia do mundo. Essa pujança econômica chinesa tem se refletido, principalmente, no aumento do número de empresas, indústrias e fábricas chinesas que exportam seus produtos para outros países. Graças às gigantescas oportunidades de negócio na China, muitos fornecedores chineses mal-intencionados ou mal preparados são atraídos para o mundo das exportações, pela certeza de fechar negócio e de lucro garantido.

fornecedores chineses

Para que você possa evitar esse tipo de fornecedores chineses, e para que possa importar da China com segurança e tranquilidade, elaboramos este guia, para que você compreenda um pouco melhor o contexto no qual os fornecedores chineses se inserem, bem como os pontos que merecem atenção quando estiver buscando um fornecedor chinês de confiança, e também como solucionar esses problemas, com os principais passos a serem tomados na hora de realizar suas importações da China. Ao final, você verá que, se tomar todas as precauções necessárias, fazer negócios com a China pode ser uma chance incrível de ampliar sua empresa ou fugir da crise no Brasil.

 

Pontos que merecem atenção quanto

aos fornecedores chineses

Importar da China não é a mesma coisa que comprar produtos de outros Estados do Brasil ou importar de outros países. Embora algumas etapas do processo de compra ou importação sejam as mesmas para qualquer lugar do mundo, as características da China fazem com que, em linhas gerais, o processo de importação de mercadorias desse país seja um processo único. É claro, afinal, cada país possui aspectos próprios que influenciam o processo de importação. E a China não é exceção.

Isso quer dizer que, para importar da China com segurança, é preciso o auxílio de quem entende do país e o conhece a fundo, a fim de possibilitar um processo de importação tranquilo e exitoso para o importador. Por isso, explicaremos agora os principais aspectos a serem observados durante o processo de importação da China. Logo após, fornecemos as principais dicas que você precisa saber para contornar esses problemas, e se sentir completamente satisfeito quando for importar da China.

 

1) Distância da China ao Brasil

Integridade da mercadoria:

Comprar mercadorias de outros Estados brasileiros demanda já uma logística razoável, em termos do transporte e armazenamento dos produtos. Se o produto é importado de outro país, seja dos Estados Unidos ou da Europa, por exemplo, o grau de complexidade da importação aumenta, já que a distância é maior, o que requer maiores cuidados de transporte e armazenamento.

fornecedores chineses

A China fica ainda muito mais longe. O cuidado ao produto no trajeto até o Brasil deve ser redobrado, e sua integridade até o destino deve ser garantida. Por isso, é extremamente importante escolher fornecedores chineses confiáveis. E ao dizer “confiáveis”, queremos dizer que o fornecedor deve cumprir as cláusulas de transporte estipuladas no contrato de importação. Não importa se a responsabilidade do fornecedor é levar o produto até o porto de embarque da China ou até o porto do Brasil. Em qualquer dos casos, é imprescindível garantir que ele vai cumprir com o que foi estipulado em contrato. Ao final deste artigo, apresentamos alguns dos principais fornecedores chineses, e que podem ser considerados os mais confiáveis.

 

Acesso aos fornecedores chineses:

Como fiscalizar um produto em sua origem? Como saber se o controle de qualidade é feito com rigor? Pois bem, ao importar de outros países mais próximos ao Brasil, o acesso a essas informações nem sempre é tão difícil. O uso do inglês, ou até mesmo do português, no caso de alguns países da África, ajuda a ampliar o contato com os fornecedores. Caso não falemos inglês, muitas vezes temos contatos no país de origem da mercadoria, que podem até verificar para nós a autenticidade do que o vendedor no diz, indo até o local de produção da mercadoria em questão.

Na China, muitas vezes, este cenário é diferente. O uso do idioma chinês (trataremos mais especificamente deste assunto logo mais adiante), a distância entre a China e o Brasil, e também as grandes distâncias dentro da própria China, fazem com que a verificação, por nós mesmos, da qualidade do produto que estamos comprando, torne-se mais difícil. E não somente para nós, mas também para a maioria das pessoas, que no geral, não falam chinês, ou não têm como ir para a China e se locomover lá dentro. Assim, ter contatos confiáveis na China que possam nos auxiliar nessa tarefa, também se torna um pouco mais difícil na China. E por isso mesmo, é extremamente importante encontrar alguém ou alguma empresa de confiança para fazer esse trabalho por nós.

 

2) Conhecimento sobre a China

O contexto chinês:

Hoje em dia a quantidade de informação sobre a China que é produzida diariamente é gigantesca. Jornais, sites na internet, revistas (acadêmicas ou não), todos têm se mostrado cada vez mais interessados na China, graças, em grande parte, ao desenvolvimento econômico avassalador do país nas últimas décadas.

fornecedores chineses

Mas como todo esse conhecimento que adquirimos sobre o país se reflete lá dentro, internamente? Qual é a realidade vivenciada diariamente pelas pessoas que moram na China, na hora de comprar passagens de trem, caso queiram visitar fábricas chinesas? Ou na hora de reclamar por um produto com defeito, como será que a negociação deve ser realizada? Como deve ser o trato com os chineses? Muitas informações, como estas, só são adquiridas lá na China, vivendo no país. Daí a importância tão grande de ter um contato de confiança por lá, de preferência um contato que tenha experiência no país. Assim, caso seu fornecedor não cumpra com o prometido, ou sua mercadoria apresente qualquer problema, você terá como resolver o problema com seu fornecedor chinês.

 

O idioma chinês:

O idioma chinês, é claro, é uma grande barreira na hora de entrar em contato com fornecedores chineses ou com fábricas chinesas. Seja para fazer uma reclamação de um produto com defeito, ou mesmo para realizar o próprio processo de importação, os importadores brasileiros podem facilmente se dar conta de que os chineses que falam inglês ainda são minoria no país, o que pode dificultar muito as coisas.

Isso é mais um fator que aumenta ainda mais a importância de um contato com experiência na China. Além de conhecer a realidade do país na prática, o domínio do idioma chinês ainda fará com que esse contato (seja uma pessoa ou uma empresa) possa resolver os problemas dos importadores brasileiros com muito mais eficiência, o que te trará muito mais satisfação na hora de importar da China.

 

Dropshipping

Relativamente recente, o Dropshipping é uma modalidade de compra que vem se popularizando cada vez mais na China nos últimos anos. Além disso, ela vem ganhando destaque pelo alto número de fornecedores chineses dropshipping encontrados no mercado.

No Dropshiping, o cliente compra um produto de uma loja virtual. Esta loja, entretanto, não possui o produto comprado pelo cliente. Assim, ela compra o produto do fornecedor chinês original, e fica responsável por realizar a entrega na casa ou na empresa do cliente. Este sistema é vantajoso para os fornecedores chineses, porque eles não têm a responsabilidade de efetuar o transporte da mercadoria. Apenas vendem o produto após receberem o pagamento por ele. O Dropshipping também é vantajoso para a loja virtual que vende para o cliente, já que ela pode vender as mercadorias pelo preço que desejar e, em alguns casos, até ganha uma comissão dos fornecedores da China.

fornecedores chineses

Com relação ao cliente, ele acaba não tendo contato nenhum com o fornecedor chinês original. Toda a negociação sobre o preço, o frete, o transporte, o retorno em caso de mercadoria danificada, o cancelamento de pedido, etc., é feita entre o cliente e a loja virtual da qual ele está comprando. Assim, caso você realize uma importação da China através do Dropshipping, não adianta nada reclamar com os fornecedores na China, caso receba uma mercadoria com defeito, ou mesmo caso você não receba a mercadoria. Qualquer problema que ocorra deve ser resolvido com a loja virtual da qual você comprou.

No caso de encomendas pequenas e médias, recomendamos ao cliente escolher os produtos com frete grátis. Isso porque os impostos que recaem sobre a mercadoria quando ela chega ao Brasil, recaem sobre o preço da mercadoria somado ao preço do frete. Isso pode encarecer muito o preço final do produto. Outra dica é pedir ao vendedor para que ele faça o envio como “Pacote de presente” (“Gift Box” nos sites que não possuem versão em português). Desse modo, você diminui muito a probabilidade de sua encomenda ficar retida na Receita Federal, já que ela não vai ser considerada uma encomenda comercial, e sim, pessoal. Além disso, pode até ser que o pacote passe despercebido pela Receita, sem chamar a atenção.

 

Como solucionar esses problemas

1) Distância da China ao Brasil

Integridade da mercadoria:

A melhor opção ao importar da China é comprar de fornecedores chineses já conhecidos no mercado. O número de grandes empresas chinesas vem aumentando exponencialmente nas últimas décadas, e com ele, o número de empresas que têm conquistado mais e mais consumidores. Muitas dessas empresas já estão solidificadas no mercado chinês interno e no mercado internacional, e são tão confiáveis quanto qualquer grande empresa japonesa, americana ou europeia, como os que mostramos ao final deste artigo.

Caso a importação seja feita de fornecedores chineses pouco conhecidos, é fundamental contratar alguma empresa especializada para te ajudar a conhecer melhor o fornecedor chinês em questão. Na verdade, a contratação de uma empresa de Comércio Exterior ou Trading é recomendável em ambos os casos. Se o fornecedor chinês é confiável, a empresa de Comex ficará a cargo de todo o processo de transporte e armazenamento da encomenda até seu destino final. Por outro lado, se você ainda não conhece o fornecedor chinês do qual está importando, a empresa de Comex ainda pode te ajudar o conhecê-lo, como explicamos a seguir.

fornecedores chineses

Acesso aos fornecedores chineses:

Neste quesito, contratar uma Trading é essencial, caso você queira realizar uma importação segura. As melhores empresas, além de realizar o transporte da mercadoria até o Brasil, também realizam vistorias em fábricas chinesas, e conferem se elas realizam controle de qualidade. Ao contratar uma empresa de Comex para realizar essas vistorias, você poupa todo o trabalho de locomoção até as fábricas chinesas, e também todo o trabalho de inspeção. No fim das contas, ainda fica tranquilo e ganha a certeza de que escolheu os melhores fornecedores chineses.

 

2) Conhecimento sobre a China

O contexto chinês:

Realizar uma importação da China requer um conhecimento um pouco mais aprofundado do país. Acompanhar notícias sobre o que acontece na China é extremamente importante. Às vezes, decisões do governo chinês, condições ambientais ou de mercado podem influenciar seus negócios com a China. Do mesmo modo, saber acerca de curiosidades do país vai te ajudar muito a saber como importar da China de maneira mais eficaz.

Para que o seu conhecimento sobre o país seja completo, é necessário complementar essas leituras com o conhecimento de quem vive por lá. Algumas empresas possuem escritórios tanto na China como no Brasil, o que facilita muito o processo de importação da China. Estas empresas têm um conhecimento mais do que necessário sobre o mercado chinês e o brasileiro. Ao contratá-las, você receberá todo o suporte de que precisa para importar dos fornecedores chineses, desde as vistorias em fábricas chinesas mencionadas anteriormente, até o envio da mercadoria até sua a empresa no Brasil, passando pelos processos de consolidação de carga na China e de desembaraço alfandegário no Brasil. Com certeza, é sua melhor opção para importar da China com tranquilidade.

 

O idioma chinês:

A melhor forma de resolver o problema da barreira linguística entre o Brasil e a China, é claro, é aprender chinês você mesmo. No entanto, poucos são os empresários brasileiros que, ao mesmo tempo, têm disposição e tempo sobrando para encarar o desafio memorizar milhares de caracteres complicados na hora de estudar chinês.

Por isso, esta acaba sendo mais uma vantagem das empresas que possuem escritórios na China e no Brasil: seu corpo de funcionários é capaz de falar tanto chinês quanto português. Esta característica pode fazer a diferença ao fechar negócio com os fornecedores chineses, e pode evitar muita dor de cabeça ao importar da China.

 

Por que vale a pena importar da China?

Muitas características do processo de importação da China são encontradas no processo de importação de outros países. Portanto, muitos dos passos a serem tomados na hora de importar de outros países também devem ser tomados para se importar da China. No entanto, o gigante asiático também possui características próprias, que demandam cuidados específicos na hora de importar.

fornecedores chineses

Algumas dessas características são as que abordamos ao longo deste artigo, referentes aos fornecedores chineses. Outras características fazem da China um dos melhores países para você escolher na hora de importar. Por exemplo, a taxa altíssima de crescimento econômico que o país tem observado, ininterruptamente, nos últimos quarenta anos. Mesmo enquanto o resto do mundo passa por crises financeiras e recessão econômica, como o Brasil, a China mantém seu crescimento contínuo.

O resultado disso é o número gigantesco de empresas que surgem a cada dia no país, e na grande expansão de muitas empresas já presentes no mercado. O maior reflexo deste cenário pode ser visto nas Feiras de Negócios na China que, obviamente, destacam-se muitíssimo entre as feiras de negócio de toda a Ásia. Algumas delas, como a Feira de Cantão (ou Canton Fair), por exemplo, têm destaque no mundo inteiro. No caso desta feira especificamente, isso ocorre devido ao porte grandioso do evento, que faz dele a maior feira de negócios multissetorial do mundo inteiro. Duas vezes ao ano, você tem a oportunidade de visitar dezenas de milhares de fornecedores chineses concentrados em um único lugar, em um evento que realiza transações comerciais na faixa dos bilhões de dólares.

Por fim, vale destacar que a China, até agora, não dá sinais de que seu contexto econômico vai acompanhar a desaceleração mundial dos últimos anos. Pelo contrário, é possível dizer que as oportunidades de negócio na China são cada vez maiores, e vem crescendo cada vez mais. No fim das contas, são inúmeras portas que se abrem para você, nos momentos difíceis que o Brasil estiver enfrentando.

 

Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China

Fontes: Escola Importar, Guia China, Clube do Importador, China Fornecedores.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário