Feriados na China em 2020

Neste artigo vamos apresentar os feriados da China neste novo ano de 2020. É importante saber as datas dos feriados para que você se programe para uma viagem de negócios, turismo ou para que não se depare com atrasos na sua importação ou negociação durante determinados períodos.

Apesar da fama de que os trabalhadores chineses não têm férias e outros rumores do tipo, os feriados na China costumam ser bem mais longos que os brasileiros.

 

1º de janeiro

Embora o calendário chinês seja diferente do calendário gregoriano que teve origem na Europa e marca o fim de um ciclo após 365 dias, a China entra em recesso por 3 dias a partir de 1 de janeiro. Na grandes cidades da China é comemorado o ano novo assim como nós, como bastante fogos

 

Feriado do Ano Novo Chinês

Esse feriado em especial é considerado o maior comemorado pelo seu tempo de duração que pode chegar até 15 dias. Ele não tem data fixa porque como mencionamos anteriormente, o calendário chinês não tem 365 dias e sim 354 dias, já que acompanha o movimento da lua e do sol, sendo lunissolar. Em 2020 o ano novo chinês começa em 24 de janeiro, na sexta-feira e durará até a próxima quinta-feira, no dia 30. Se você tem mais curiosidades a respeito do calendário  chinês, temos um artigo que fala especificamente sobre isso aqui.

 

Festival Qingming

Ou também conhecido como festival do “brilho puro” é semelhante ao dia de Finados no Brasil. Ele se originou a 2500 anos atrás e conta com algumas tradições como visitar os túmulos dos antepassados, oferecendo comida, chá, incenso, dentre outras coisas. Além disso, as pessoas ainda costumam limpar o túmulo, colocar galhos de salgueiros e queimar incenso, pedindo a bênção a suas famílias.

Por ser um feriado e um festival religioso, muitos chineses visitam suas cidades natais, onde seus antepassados estão sepultados, ou visitam lugares sagrados e históricos do país. No período noturno, é costume pendurar pequenas lanternas nas pipas, assim, no céu, pareceriam com estrelas brilhantes.

 

feriados china 2020


 

Assim como o Ano Novo Chinês, esse dia também não tem data fixa porque é baseado no calendário chinês. O festival é realizado no primeiro dia do quinto mês do calendário lunissolar. No ano de 2020, será realizado nos dias 4 e 5 de abril e se estenderá até o dia 6.

 

Dia do Trabalhador

Durante a Revolução Cultural, este foi considerado na China um dos feriados mais importantes. As comemorações do Dia do Trabalho na época possuiam primordialmente um caráter político e duravam sete dias. Depois de um tempo, em 2007, o dia do Trabalho foi reduzido a um feriado de três dias.

O Dia do Trabalho na China é também muito aproveitado pelos chineses para visitar suas famílias; e, por isso, a data é considerada um feriado familiar. Todos os anos, durante o feriado do Dia do Trabalho na China, cerca de 300 a 400 milhões de chineses se deslocam para encontrarem suas famílias. Esse dia sempre tem um dia fixo no calendário, sendo comemorado no dia 1 de maio e se estendendo até o dia 5 por conta do sábado e domingo.

 

Festival do Barco do Dragão

O Dragon Boat Festival, também conhecido como Festival do Barco do Dragão, é uma das mais importantes e tradicionais datas festivas para os chineses. A celebração, ainda, chega a ser lembrada não só na China, mas se estende a alguns outros países da Ásia, como Japão, Malásia, Singapura e Vietnã, por exemplo.

 

feriados china 2020

 

Sendo um dos mais antigos e tradicionais festivais comemorados na China, o Dragon Boat Festival é permeado de costumes particulares para celebrar a data. A atividade central é justamente aquela que vem nomeando esse feriado: os barcos em forma de dragão. No ano de 2020 o feriado vai ser comemorado nos dias 25 e 26 de junho.

 

Dia Nacional

O Dia Nacional da China é intensamente comemorado ao redor do país, inclusive nas Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau. Tradicionalmente, as festividades têm seu início a partir de uma cerimônia para hastear a bandeira nacional, como a que ocorre na Praça Tiananmen (Pequim) – um claro simbolismo à primeira celebração histórica da data, realizada no mesmo local em 1949.

Esse período é conhecido por ser a “Semana de Ouro” Chinesa. Legalmente, o feriado do Dia Nacional da China teria a duração de 3 dias na porção continental do país, entretanto, desde 1999, o governo passou a expandir as comemorações da data. Assim, normalmente esses três dias de folga são conectados com os finais de semana anterior e posterior ao dia 01 de outubro, proporcionando um feriado que normalmente dura 7 dias. Nesse ano de 2020, começará no dia 01 de outubro e terminará no dia 8. Se quiser saber mais sobre o Dia Nacional da China, clique aqui h

 

Festival da Lua

Celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono simboliza, portanto, um agradecimento dos chineses à lua pela colheita, assim como reuniões familiares e oferendas para a lua nos dias do outono, nos quais ela se encontra mais brilhante e redonda

 

feriados china 2020


 

Os chineses acreditam que a lua cheia simboliza reuniões familiares e, por isso, consideram tal data especial para confraternizações familiares. O Festival da Lua ou do Meio do Outono é um dos mais importantes feriados chineses, ficando atrás, apenas, do Festival da Primavera que marca o início do Ano Novo Chinês. Como depende do calendário lunar, ele varia de acordo com o ano e em 2020 será comemorado no dia 1 de outubro.

 

Celebrações à parte dos feriados

 

1º Semestre

Existem algumas celebrações feitas pelos chineses que não chegam a ser feriados nacionais, mas tem seu valor cultural. No dia 8 de fevereiro (sábado) haverá uma comemoração que é feita sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunissolar. Também no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, um dia que celebra a luta das mulheres pela sua emancipação e é celebrado em muitos outros países.

No dia 12 de março é celebrado o Dia da Árvore em que se mobiliza as pessoas e os grupos para plantarem arvores e lembrar da importância do meio ambiente. A China também reserva um dia especial de celebração para as crianças, que ocorrerá no 01 de junho de 2020.

 

2º Semestre

O “dia dos namorados” que costuma ser comemorado no Brasil em 12 de junho e nos EUA em 14 de fevereiro, na China é celebrado no dia 25 de agosto, e é conhecido como festival Qixi, evento que remonta características do dia dos namorados. Ele não tem data fixa, ocorrendo sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.  Celebra-se o amor baseado no conto popular chinês do “Vaqueiro e da Tecedeira” onde os dois foram separados e banidos para lados opostos do Rio de Prata. No entanto uma vez por ano, os pássaros locais formavam uma ponte para que os dois amantes se pudessem reunir.

No dia 10 de setembro é celebrado o dia dos professores e no dia 25 de dezembro o Natal, mesmo que embora seja um data cristã que celebra o nascimento do Jesus, é possível observar que os hábitos natalícios de dar prendas, fazer decorações e montar árvores de Natal, costumes que se encontram enraizados na sociedade.

 

feriados china 2020


 

Os chineses também comemoram um festival Double Ninth, que é celebrado no nono dia do nono mês lunar. Os costumes remontam que nesse dia há um excesso de yang, tornando-se uma data potencialmente perigosa e que acaba sendo utilizada para realizar algumas tradições especiais. Em 2020 será celebrado no dia 25 de outubro.

Para saber mais sobre os feriados na China e como eles podem afetar suas importações e negociações com os chineses, assista ao vídeo abaixo:

 

Por Barbara Pompei Corcioli, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Super Coloring, Public Holidays

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário