Feng Shui: Arte Milenar Chinesa

Os chineses são conhecidos como um dos povos mais supersticiosos do mundo, eles levam tão a sério suas superstições e crenças que chegam a cancelar compromissos por não ser um bom dia para negócios ou até mesmo não mudar de residência, pois sua localização trará prosperidade para sua família. Como reforço de suas superstições, os chineses utilizam “ferramentas” como o horóscopo chinês e o feng shui, estes servem como oráculos para a população chinesa e muitos os consultam antes de tomar qualquer decisão.

 

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que existe há mais ou menos três mil anos. Seu significado literal é “vento e água”. Ele estuda a influência do espaço no bem-estar das pessoas e permite a manipulação do ambiente para que se possa beneficiar do fluxo das energias geradas pelo Universo e pela Terra. O Feng Shui, portanto, é a harmonização do homem com a natureza, seu tempo e espaço, e continua a crescer pelo avanço dos estudos ao longo dos anos.

Na cultura chinesa, compreende-se que as características da vida de uma pessoa são determinadas por cinco fatores: Ming (Destino), Yun (Sorte), Feng Shui (Ambiente), Daode (Virtude) e Dushu (Educação). O Feng Shui representa apenas uma parcela da vida de uma pessoa, por isso, para uma existência plena, a pessoa deve considerar e trabalhar os outros quatro aspectos. Isso não quer dizer que apenas a aplicação do Feng Shui não vá funcionar, pelo contrário, após a aplicação das recomendações sugeridas serem colocadas em prática, os efeitos são notados de imediato, apenas não se deve depositar toda a expectativa de mudança de vida nessa prática.

Suas bases são enraizadas na cosmologia oriental, no principio das forças yin e yang e na Teoria dos Cinco Elementos, que é utilizada também pela medicina chinesa. Essa Teoria toma como princípio a ideia de que tudo o que existe, seja material ou não, pode ser classificado por uma dessas cinco categorias energéticas: madeira, fogo, terra, metal e água. Cada fase está associada com alguma forma, cor e material.

 

feng shui

 

Onde utilizar?

O Feng Shui é utilizado em qualquer etapa de uma mudança, seja ela uma construção ou internamente. Numa construção, o ideal é que o Feng Shui seja utilizado para definir as implantações no terreno, a posição dos cômodos e o formato da construção. Já internamente, essa arte é utilizada para modificar compartimentos, as cores dos ambientes, a disposição dos móveis, revestimentos e tudo relacionado ao design de interior e decoração do ambiente em reforma ou construção.

 

feng shui

 

A Aplicação do Feng Shui

 

 feng shui

 

Para aplicar o Feng Shui, é necessário saber a data da construção do local e sua orientação em relação ao Norte Magnético. A partir disso, são feitos cálculos que permitem determinar as energias potenciais de cada setor do ambiente. Deve-se observar também o ambiente externo em que a construção está inserida, e como elas interagem com as energias do interior do imóvel. É possível também, determinar a compatibilidade das pessoas que residem no imóvel a partir de sua data de nascimento.

O conjunto dessas informações que permitirá a sugestão das alterações necessárias ou a formação de novos projetos. Os efeitos para os ambientes são somente potenciais, que necessitam de formas físicas para se manifestarem. Visto isso, utilizam-se as cinco fases de energia e os conceitos de yin e yang para ativar os potenciais positivos e neutralizar os potenciais negativos.

É importante ressaltar que todas as observações feitas durante o estudo do Feng Shui são especificas para o imóvel estudado, não sendo aplicadas a outros ou como regra geral.

Atualmente, a prática do Feng Shui está sendo cada vez mais procurada. As aplicações nas áreas do design de interiores/exteriores, arquitetura e urbanismo são cada vez mais procuradas tanto por pessoas físicas, quanto por empresas. Além disso, no mundo contemporâneo, há duas formas de Feng Shui: o Feng Shui Clássico, tradicional e o Feng Shui Contemporâneo, que surgiu nos últimos 30 anos, fundindo-se com outras culturas.

 

Por Nathália Gasparini, diretamente de Marília, SP, Brasil

FONTES
: Casa Quântica, Escola Nacional de Feng Shui 

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário