Feira de Eletrônicos de Hong Kong (HKTDC)

A Feira de Eletrônicos de Hong Kong é a maior feira de eletrônicos da Ásia, sendo ponto de encontro a interessados por todos os tipos de produtos eletrônicos e serviços co-relacionados. Acontece duas vezes ao ano, em abril e outubro (primavera e outono).

As feiras de negócios são, em grande parte, responsáveis pela presença dos produtos chineses em todo o mundo. Se você tem uma empresa de produtos eletrônicos no Brasil, é nesta feira que você deve estar. Nela você vai encontrar mais de 2.800 expositores com diferentes produtos com as mais avançadas tecnologias do mercado. Visitar uma feira de negócios na China é uma ótima maneira de encontrar um bom fornecedor para o seu produto e iniciar no mercado de importação com todos os pontos a seu favor.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong

Letreiro de boas-vindas da Feira de Eletrônicos de Hong Kong (HKTDC). Fonte: Sugo Industrial

 

Feira de Eletrônicos de Hong Kong: Quem participa?

Basicamente, os participantes da Feira de Eletrônicos de Hong Kong são expositores, compradores e demais visitantes que pertençam ou estejam interessados no mundo dos eletrônicos. A admissão de participantes ocorre seguindo a regra de pertencimento dessas pessoas a um determinado negócio, já que não são aceitas inscrições individuais ou de pequenas proporções. A Feira de Eletrônicos de Hong Kong somente admite grupos a partir de 18 pessoas, onde a taxa de inscrição gira em torno de 100 dólares de Hong Kong (HKD).  A feira atrai muitos estrangeiros e chineses, na edição de outono de 2015, foram registrados 66.204 visitantes e 3.575 exibidores. No chamado “trade fair season” (período em que ocorrem diversas feiras de negócios em períodos próximos) de Hong Kong em 2019, foram registrados mais de 156.000 compradores visitando um total de 7 feiras de negócios.

É importante destacar a grande relevância da atuação dos mercados emergentes no evento. Dentre as exibições, são representados 25 países e regiões diferentes, sendo 68% dos compradores provenientes dos considerados mercados emergentes de alto crescimento. Dentre eles, estavam representantes do Brasil, Chile e Índia, por exemplo, o que demonstra não somente seu caráter internacional, mas também a sua importância para o desenvolvimento do mercado dessas economias vistas com grande potencial de crescimento. Esses países são vistos como os principais compradores da Feira de Eletrônicos de Hong Kong, que prevê a continuidade de crescimento de sua participação nas próximas edições.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong

A Feira de Eletrônicos de Hong Kong é o local certo para negócios no mundo dos produtos eletrônicos. Fonte: HKTDC.com

 

Tamanha é a importância dessas economias que são organizadas, durante o evento, almoços específicos de empresas provenientes de países emergentes com potenciais compradores, uma chance única para o aumento da rede de networking e de novos negócios. A Feira de Eletrônicos de Hong Kong ainda apresenta serviços de auxílio a estrangeiros, como lista de hospedagens, assistência para melhor locomoção e turismo pela cidade, além de facilidades como guichês nos aeroportos especialmente dedicados a esses participantes.

 

Feira de Eletrônicos de Hong Kong tem duas edições anuais

A Feira de Eletrônicos de Hong Kong se divide em duas edições anuais: a Edição de Outono, que ocorre durante três dias em outubro, geralmente no início da segunda quinzena do mês; e a Edição de Primavera, considerada como a maior feira de eletrônicos da Ásia, se estendendo também durante três dias do mês de abril, no início da segunda quinzena do mês

ATENÇÃO: As datas das duas edições são próximas às das duas primeiras fases da Feira de Cantão o que pode proporcionar uma grande oportunidade para aproveitar as duas feiras nos mesmos períodos.

A organização das duas edições é de responsabilidade do Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong com patrocínio de importantes órgãos chineses, dentre eles a Câmara Geral de Comércio Chinesa de Hong Kong e a Federação das Indústrias de Hong Kong, por exemplo. No ano de 2020, suas edições serão de 13 a 16 de abril e de 13 a 16 de outubro, na cidade de Hong Kong, um destino essencial para quem deseja realizar bons negócios nessa indústria de constante expansão.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong
Robôs: um dos muitos itens eletrônicos que podem ser encontrados na Feira de Eletrônicos de Hong Kong.

 

O que posso encontrar na Feira de Eletrônicos de Hong Kong?

A Feira de Eletrônicos de Hong Kong abrange os mais variados produtos eletrônicos e serviços do mercado, capaz de suprir as mais diversas empresas do ramo. As principais categorias encontradas na Feira de Eletrônicos de Hong Kong são: Impressão 3D; Produtos Audiovisuais; Computadores e Periféricos; Imagem Digital; Acessórios Eletrônicos; Jogos Eletrônicos; Hall of Fame; Eletrônicos para Tratamentos de Saúde; Utensílios Domésticos; i-World; Inovação; Eletrônicos para Uso no Interior de Veículos e Sistemas de Navegação; Área de Invenção; Automação e Equipamento para Escritório; Eletrônicos Pessoais; Robótica; Produtos de Segurança; Tecnologia “Smart”; Produtos de Telecomunicação; Teste, Inspeção e Certificação; Serviços de Comércio, Área de Intercâmbio de Tecnologia; Realidade Virtual; e Eletrônicos de Vestimenta.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong
Banner da edição de 2019. Ainda da tempo de se planejar e ir na edição de 2020!

 

 Na feira, ainda há eventos e categorias exclusivas como a já citada “Hall of Fame”, que concentra a exposição das consideradas marcas de maior destaque no mundo dos eletrônicos, que chama a atenção de compradores que estão em busca de produtos que sejam uma junção de maior identificação, além de um design e performance arrojados. Essa categoria especial ainda se subdivide em 5 subcategorias: Entretenimento Digital; Mundo dos Dispositivos; Tecnologia Doméstica; Acessórios;e Wireless e Comunicações.

Além disso, a Feira de Eletrônicos de Hong Kong apresenta ainda a especial Área de Intercâmbio de Tecnologia, onde ocorre a exposição de inovações, ideias e protótipos que serão lançados em breve, uma oportunidade ideal para tomar conhecimento do que estará disponível no futuro.

A feira ainda conta com Seminários de Eletrônicos comandados por grandes especialistas da área, que procuram compartilhar suas visões acerca do que será destaque no mercado, além de oportunidades de negócio e desafios dessa indústria. Ainda há eventos voltados ao atendimento à imprensa, como conferências e cafés da manhã que reúnem representantes responsáveis por cobrir a feira.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong
A cidade de Hong Kong é o local perfeito para a realização da Feira de Eletrônicos de Hong Kong, ela é moderna, cosmopolita e é a parte mais globalizada da China.

 

Hong Kong é cidade perfeita para o mundo dos eletrônicos

A Feira de Eletrônicos de Hong Kong, ao ser realizada em Hong Kong, se acentua ainda mais como uma importante oportunidade para se estabelecer negócios e relações comerciais com fabricantes chineses. Hong Kong, por seu passado de dominação inglesa após a Guerra do Ópio em 1842 e tendo seu território devolvido à China somente em 1997, se apresenta como um território de culturas diversificadas e modernas quando comparadas ao restante do país. Uma das condições para a restituição de Hong Kong à China foi o estabelecimento de um sistema político e econômico que pudesse ser favorável ao livre mercado, necessitando ser preservado por pelo menos um período de 50 anos para que a transição ocorresse depois.

Assim, atualmente, a cidade de Hong Kong é entendida sob a denominação de Região Administrativa Especial da China (SAR, na sigla em inglês ou RAE, em português), demonstrando ser um dos principais centros financeiros do mundo, com uma alta renda per capita, além de possuir moeda (dólar de Hong Kong) e leis próprias.

Suas características a apresentam como uma forma de junção da China com o Ocidente, transformando-a em um paraíso do consumo, que, devido também a questões de facilitações fiscais, acabam por concentrar grandes marcas ocidentais, com destaque a artigos de luxo e de, justamente, produtos eletrônicos. Nessa categoria, Hong Kong é tida como um destino infalível para interessados em encontrar mercadorias eletrônicas de qualidade e a preços acessíveis. Hoje, em 10 de dezembro de 2019, 1 dólar de Hong Kong (HKD) vale 0,53 centavos de reais.

 

feira de eletrônicos de Hong Kong
Hong Kong Convention and Exhibition Centre, local da Feira de Eletrônicos de Hong Kong. 

 

Feira de Eletrônicos de Hong Kong:Maiores Informações

O endereço onde ocorrem as duas edições da Feira de Eletrônicos de Hong Kong é o Hong Kong Convention and Exhibition Centre.O endereço é: 1 Expo Drive, Wan Chai, Hong Kong (Entrada pela Rua Harbour). Maiores informações acerca da feira podem ser obtidas através do e-mail de contato: exhibitions@hktdc.org. Para contato específico através de canais localizados no exterior, pode-se acessar a lista completa de consultores através do site: http://aboutus.hktdc.com/en/#global-network.

No caso específico do Brasil, pode ser contratada diretamente a consultora representante através do e-mail: sao.paulo.consultant@hktdc.org

A cidade de Hong Kong é um destino incrível para quem gosta de tecnologia, inovação e pontos turísticos de tirar o fôlego. Além das atrações turísticas, a cidade sedia, anualmente, diversas feiras de negócios, como: Feira de Educação e Carreira, Feira de Cosméticos, Feira de Brinquedos e Jogos, e muito mais.

 

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP – Brasil

Fonte: EXAME, HKTDC, UOL

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário