Feira de Educação e Carreira de Hong Kong

A China possui o maior sistema de ensino superior do mundo, contando com mais de 25 milhões de estudantes. Desde meados do século XX apresentou um grande crescimento na área, aumentando de 205 instituições de ensino superior e 116 mil estudantes no ano de 1949, a 2491 instituições atualmente, dentre as quais 1774 são públicas e 717 privadas. É neste contexto de expansão que a Feira de Educação e Carreira de Hong Kong (HKTDC Education & Career Expo) se encontra.

A China vem, nos últimos anos, elevando o padrão de suas universidades e atraindo com isso cada vez mais alunos do exterior. Existem muitas oportunidades nas universidades chinesas para estudantes estrangeiros, inclusive com possibilidades de bolsas de estudo. Entre os países que mais recebem estudantes estrangeiros, os chineses pretendem liderar mundialmente este ranking nos próximos anos.

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
A China é, cada vez mais, destino de estudantes universitários estrangeiros

 

Na década de 1950, chegaram ao país os primeiros 33 estudantes do exterior. Em abril de 2016, o Ministro da Educação chinês anunciou um total de 397.635 estrangeiros estudando no país. O governo pretende, ainda, atingir meio milhão de estudantes estrangeiros até 2020. As nações com mais estudantes na China são: Coréia do Sul, Estados Unidos, Tailândia e Rússia.

O interesse dos brasileiros em estudar na China vem crescendo cada dia mais, prova disso é o aumento no número de estudantes brasileiros que chegam às universidades chinesas, principalmente com o auxílio de bolsas estudantis, tanto do governo brasileiro (Ciência sem Fronteiras e parcerias entre universidades), quanto do governo chinês. Por esse motivo, o Estado brasileiro, através do Programa Ciências sem Fronteiras (atualmente congelado) produziu um guia do estudante brasileiro na China.

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
Oportunidades de trabalho na China

 

No entanto, a China não só representa um foco de interesse dos estudantes brasileiros. Há também bastante interesse de brasileiros em busca de oportunidades no mercado de trabalho chinês, principalmente diante da atual crise econômica no Brasil e dos diversos acordos firmados entre ambos os países. Existem inúmeras oportunidades, não só de educação, mas também de trabalho na China, e é por isso que a Feira de Educação e Carreira de Hong Kong é tão importante e atrai visitantes da própria China e do mundo inteiro.

 

A Feira de Educação e Carreira de Hong Kong (HKTDC Education & Career Expo)

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
O Secretário para o Trabalho e Bem Estar, Matthew Cheung Kin-chung, na Cerimônia de Abertura de 2016

 

A Feira de Educação e Carreira de Hong Kong promove, por um lado, o engajamento entre uma ampla gama de instituições e empregadores, e, por outro, de estudantes e candidatos em busca de empregos. Nesse evento, são apresentadas as informações e dados mais recentes sobre estudos futuros, educação continuada e carreira em diversos setores da indústria, tanto localmente, quanto globalmente. A organização promove dias temáticos de educação e carreira, em que os estudantes e candidatos à procura de emprego podem interagir diretamente com os exibidores, além de poderem assistir a palestras de importantes nomes da educação, da indústria e de profissionais de RH (recursos humanos).

A edição de 2016 da Feira de Educação e Carreira de Hong Kong  contou com mais de 800 instituições de 17 países e regiões e atraiu muitos visitantes interessados em encontrar oportunidades únicas para construir seu futuro profissional, seja em sala de aula ou no local de trabalho.

 

Dias Temáticos de Educação

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
Instituições de ensino do mundo todo expõem na Feira

 

Os dias destinados à Educação focam em oportunidades educacionais em regiões geográficas distintas. Em 2016, a Feira de Educação e Carreira de Hong Kong apresentou palestras informativas sobre educação na China, nos Estados Unidos, na Europa, Austrália e Nova Zelândia. Faculdades, universidades e outras instituições acadêmicas destacaram cursos disponíveis, procedimentos de admissão e até aspectos do estilo de vida em cada país. Como a Feira de Educação e Carreira de Hong Kong  busca promover uma troca entre expositores e visitantes, as instituições de ensino também puderam ouvir as necessidades de seus potenciais alunos para um planejamento futuro.

As categorias de exibição nos dias temáticos de Educação são: Faculdades e Politécnicas; Universidades; Escolas de Educação Continuada; Treinamento vocacional (formação profissional); Escolas de Idioma; Educação fora de Hong Kong e Instituições.

Além de universidades, faculdades e demais instituições de ensino superior, expõem na Feira de Educação e Carreira de Hong Kong associações profissionais, fornecedores e editores de livros, livrarias e empresas que comercializam equipamentos educacionais.

 

Dias temáticos de Carreira

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
Seminário de Culinária e Confeitaria na Feira de Educação & Carreira de Hong Kong 2016

 

AFeira de Educação e Carreira de Hong Kong também realiza dias focados em Carreiras para os visitantes, com exposições e palestras sobre carreiras em indústrias específicas. Grandes empresas e organizações profissionais têm a oportunidade de apresentar uma abrangente matriz de informações acerca de trabalho e empregabilidade, incluindo requisitos de entrada, os caminhos e possibilidades dentro de cada profissão e empresa, cultura da indústria, além de seus últimos desenvolvimentos e conquistas. A edição de 2016 incluiu setores profissionais como Culinária e Confeitaria, Engenharia Elétrica e Mecânica, Aviação e estágios. Nestes dias, expõem na Feira empresas privadas, departamentos de governo e organizações semi-governamentais.

 

Feira de Educação & Carreira de Hong Kong 2017

 

Feira de Educação e Carreira de Hong Kong
Feira de Educação & Carreira de Hong Kong 2017

 

A 27ª edição da Feira de Educação e Carreira de Hong Kong acontece entre os dias 23 e 26 de Fevereiro de 2017 no Centro de Convenções e Exibições de Hong Kong.

No site do evento você encontra auxílio de viagem e informações necessárias para entrar em Hong Kong. Ainda no site, você pode encontrar uma lista de todos os expositores da Feira.

 

Buscando novas oportunidades e desafios? A China está pronta para você!

 

Por Ana Yamashita, diretamente de Americana, SP, Brasil

Fontes: UNICAMP; HKTDC.com; China Education Center Ltd.; Universia Brasil

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário