Feira de Cantão: verdades e inverdades

Você que possui interesses no mercado chinês certamente já deve ter ouvido falar da Feira de Cantão (ou Canon Fair). Sendo a maior feira multissetorial da China, a Feira de Cantão traz pessoas do mundo todo para China, onde podem conhecer fornecedores chineses dos mais diversos setores. A edição de Outono, que ocorrerá agora no mês de outubro, é a 126ª edição da Feira que ocorre duas vezes ao ano: na primavera e no outono.

O evento é dividido em três fases, para que os compradores possam se organizar e encontrar seu produto com mais facilidade. Nas edições anteriores os números foram gigantescos: quase 60 mil estandes, mais de 20 mil expositores, 180 mil compradores de diversos países. Apesar de ainda possuir uma fama expressiva, existem incontáveis verdades e inverdades que circulam por aí sobre a Feira de Cantão. Compartilharemos aqui algumas delas, na esperança de que isso os ajude a melhorar seus negócios com a China.

Para você ter uma melhor noção de como ocorre a maior feira multissetorial do mundo, como ela é organizada em suas fases e quais produtos são expostos em cada fase, assista ao nosso vídeo abaixo!

Se você ainda não conhece o nosso canal, se inscreva clicando aqui e não perca nenhum conteúdo sobre importação da China.

 

Perguntas importantes e frequentes sobre a Feira de Cantão

‘’A feira é excelente pra quem está começando um novo negócio’’

– Sim. Ela é o lugar ideal para quem quer ver tendências, pesquisar preços e até conhecer mais sobre a China. Na verdade, metade dos brasileiros que vêm à feira está apenas realizando pesquisa de mercado e você não estaria sozinho se desejasse fazer o mesmo.

‘’Qual é a melhor maneira de vir à feira?’’

– Há a opção de contratar uma companhia que faça a viagem em grupo e providencie tudo para sua viagem. O preço, no entanto, é duas vezes mais alto do que realizar a viagem sozinho. Agora, se você fala um pouco de inglês e não vê problema em comprar passagens, tirar o visto e agendar hotéis por si mesmo, a opção de vir independente também é válida. Só é preciso lembrar-se de carregar consigo o endereço do hotel, feira e restaurantes em chinês para não se perder. E por último, a melhor opção para o empresário que não tem tempo pra vir à China é o serviço de feira virtual, em que você pode receber vídeos e fotos do produto que lhe interessa, assim como os catálogos dos expositores mais interessantes.

 

canton fair
Missão de empresários visitando a Feira de Cantão com a China Link Trading.

 

‘’A feira possui os melhores fornecedores da China’’

– Não é sempre assim. A própria organização da feira não filtra as fábricas que estão expondo e por isso não assegura a idoneidade das mesmas. É fundamental contratar uma empresa à parte, neutra, que possa fazer o serviço posterior de verificação. Em relação aos preços, você com certeza possuirá a média do que se paga pelo produto, mas para saber se há melhores opções, só mesmo realizando uma pesquisa de fornecedores em toda a China. Há casos de produtos que o preço na feira está altamente competitivo, e outros que não valem a pena importar devido ao preço.

Falando em fornecedores, você sabe quais as maneiras de encontrar um bom fornecedor e qual a maneira ideal pro seu tipo de investimento? Confira no vídeo!

‘’Conseguirei fechar minha negociação na Feira’’

– Não. As feiras são para pesquisa de fornecedores. Você pode inclusive dar um passo adiante, pedindo para visitar a fábrica e verificar a produção mais de perto. Pode negociar valores e outras condições. Mas para fechar o negócio, certifique-se de que há uma empresa de trading habilitada para analisar o passado desta fábrica, além de pedir uma inspeção pré-embarque de sua carga antes da mesma ser enviada ao Brasil.

Quanto à visita a fábrica, ela pode ser realizada durante a sua viagem para a Feira de Cantão. Se possível prolongue a sua viagem para que você possa visitar algumas fábricas de fornecedores que conheceu na feira, e assim assegurar a idoneidade do seu negócio.

 

canton fair
Fábrica chinesa. Fonte: Nikkei Asian Review

 

‘’Há feiras específicas melhores que a de Cantão’’

– Sim, dependendo de seu foco, pode optar por uma feira voltada exclusivamente para seu nicho. Há feiras acontecendo na China durante todo o ano em todos os setores possíveis. Se quiser saber sobre uma feira específica de seu produto, converse com a gente!

Confira a lista das feiras de negócio na China em 2019 clicando aqui.

Assista ao nosso vídeo ao vivo diretamente da 3ª fase da Canton Fair, em 2017. Não deixe de se inscrever nosso canal para não perder nenhum conteúdo exclusivo e autoral sobre importação da China, cultura chinesa e empreendedorismo.

 

Conheça nossos serviços

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

A China lInk Trading oferece também serviços como habilitação do RADAR Siscomex, para que você possa começar a importar; Sourcing, a busca por fornecedores capazes de entregar ao empresário o que ele deseja, com a melhor vantagem econômica possível; Auditoria de fábrica na China, para você ter certeza do bom encaminhamento do seu investimento e também visitas guiadas à Feira de Cantão, a maior feira de negócios multissetorial do mundo.

Uma boa negociação envolve diversos fatores como apresentação, proposta, pechincha, etc. No fator apresentação, a maneira de se vestir causa insegurança em diversos empresários devido às imensas diferenças culturais da China. Confira nossas dicas de como se vestir na China em diversas ocasiões e entenda como os chineses encaram o vestuário do dia-a-dia!

Fale conosco também sobre feiras virtuais, outras feiras na China e a própria Feira de Cantão!

 

Por Tatiana Tamagawa, diretamente da China

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário