Feira de Cantão 2017: Confira Oito Dicas para Melhorar sua Experiência

Acontece neste mês, na cidade de Guangzhou, a Edição de Primavera da famosa Feira de Cantão: a maior feira de negócios do mundo! E, para você que não vai perder esse evento, aqui vão oito dicas de como melhor aproveitá-lo:

 

Feira de Cantão

 

1.Estude o mapa da Feira de Cantão antes de começar! 

A Feira de Cantão é gigante e tal grandeza pode ser um pouco assustadora para quem visita o evento pela primeira vez. Para não se perder, estude antes o mapa do evento, abra-o e identifique as áreas que sejam de seu interesse. No primeiro dia, ande por completo nessas áreas sem parar para perguntar preço. Nos dias seguintes, volte aos estandes que mais te chamaram a atenção para enfim negociar com os fornecedores.

A partir do segundo dia, lembre-se de perguntar para os fornecedores, alguns dados como: preço FOB, porto de entrega, prazo de entrega, HS CODE (NCM), peso e volume, MOQ (quantidade mínima de compra) e política de garantia.

Saiba o nome do produto que está buscando em inglês e, se possível, saiba palavras-chave em inglês relacionadas à descrição ou características do produto para facilitar a comunicação. É possível usar os computadores de busca, que ficam na entrada de cada pavilhão, para encontrar um fornecedor chinês que não achou em sua caminhada.

 

2.Compre um chip de celular chinês!  

feira de cantão

Na China,  você poderá encontrar um chip facilmente em postos perto das entradas dos pavilhões. Os chips geralmente já vêm com créditos para ligar localmente, e, como a internet da Feira de Cantão pode ser muito lenta, já que muitas pessoas a utilizam simultaneamente, o chip chinês será muito útil para você se comunicar com outros integrantes da viagem ou com fornecedores, por exemplo.

Com o chip, você poderá se comunicar durante toda a Feira de Cantão sem problemas. Mas não é recomendável o uso desse chip para ligações internacionais: use-o apenas para urgências, já que os créditos não durarão muito. Para ligar para sua empresa e família, use aplicativos de vídeo-chamadas, quando voltar para o hotel. Caso precise de mais créditos, é possível recarregar o chip no mesmo lugar onde ele foi comprado.

 

3.Fique atento aos horários… 

Preste bastante atenção nos horários para não perder o ônibus de seu hotel e acabar na fila de táxi. A imensa fila de táxi da Feira de Cantão, em horários de pico, pode chegar a até duas horas de espera. A melhor opção é pegar o próprio shuttle bus de seu hotel e voltar tranquilamente.

Caso tenha perdido o shuttle bus e escute na fila do táxi uma voz gritando “Taxi? Taxi? Cheap, cheap! Come, come!”, ignore. Apesar da tentação de fugir da fila de espera, evite os carros que não são táxis oficiais, pois são diversas as histórias ruins de visitantes que pegaram táxis clandestinos no passado.

Se possível, sente ao lado do motorista. Existe um golpe famoso que pode ocorrer quando você dá a um taxista mal intencionado uma nota de 100 yuans: ele a troca por uma falsa e afirma que a nota que você deu não é verdadeira. Sentando na frente, você poderá ver o que o motorista faz com a nota (a maioria deles coloca a nota em cima do painel após recebê-las) antes de te dar o troco.

 

4.Tenha anotado os principais endereços em chinês 

Ou melhor, antes de sair desbravando os lugares, peça para alguém que entenda mandarim anotar os endereços para você. Alguns taxistas podem não falar e/ou ler em inglês, por isso existe essa medida pode ajudar.

SEMPRE pegue a notinha da corrida ao sair do táxi, pois, caso você esqueça algum de seus bens dentro do carro, será por meio dessa nota que você poderá localizar o táxi posteriormente.

Lembre-se de deixar seu passaporte original dentro do quarto do hotel e ande com uma boa cópia plastificada. O único momento em que você irá precisar do documento original será no embarque (check in em aeroportos e viagens de trem) e na hora de trocar dólar por yuan na Feira de Cantão. Apesar disso, muitos carregam o passaporte para todos os lados, e acabam perdendo o voo de volta por motivos de perda do passaporte original.

 

5.Alimente-se muito bem! 

Fome você não passará! O complexo da Feira de Cantão possui uma boa variedade de alimentação. Existem duas grandes áreas de alimentação e as opções mais comuns de restaurantes são: Papa Jones (concorrente da Pizza Hut), Mc’Donalds, Starbucks, comida muçulmana, indiana, pratos prontos ocidentais e chineses, e até um buffet. Para almoçar na feira, considere o valor médio de ¥ 100.00 por dia/pessoa.

Estações de café, água, chocolates podem ser encontradas com facilidade em quase toda a Feira de Cantão.

 

6.Viaje com tranquilidade dentro da China!

feira de cantão

Você já deve ter percebido (ou perceberá) o caos que são as filas para comprar bilhetes de trem na época da Feira de Cantão. Afinal, são cerca de 200 mil visitantes estrangeiros que Cantão recebe nesta época. Para piorar, os bilhetes de trem são comprados apenas pelo site em chinês e o pagamento é feito com cartão do UnionPay. O mesmo ocorre com as passagens de avião, além do fato de que sites em inglês são mais caros e sem muitas opções de rotas.

Conte com a China Link! Fale conosco para te ajudar a traçar uma rota mais fácil até seu fornecedor e comprar suas passagens dentro da China pagando via cartão de crédito internacional.

 

7.Tenha sempre com você o seu cartão de visitas! 

feira de cantão

Carregar o cartão de visitas é de extrema importância para o seu primeiro contato com o fornecedor chinês. Esqueceu-se de trazê-lo ou trouxe somente 50 cartões? Não tem problema! Na Feira de Cantão, você poderá fazer o cartão na hora, com as informações básicas de sua empresa, incluindo os seus contatos.

Se você estiver lendo isso no seu segundo dia da Feira de Cantão, provavelmente já deve estar sentindo os pés cansados. Dentro da Feira de Cantão não é necessário formalidade, você pode usar tênis confortáveis. Antes de calçar um salto ou um sapato apertado, pense que você andará em média 4 ou 5 quilômetros por dia.

 

8.Esteja acompanhado por quem entende do assunto! 

companhia de pessoas que conhecem o mercado chinês e que possuem experiência com importação é um diferencial para que a sua visita na Feira de Cantão seja ainda mais proveitosa, e para que os seus negócios sejam potencializados. Dada a amplitude da feira, a diversidade de fornecedores e o curto tempo disponível, o auxílio de pessoas que já estiveram presentes em edições anteriores da feira pode ser de grande ajuda.

Conte com a China Link Trading para que sua participação na Feira de Cantão seja um grande passo para o sucesso do seu negócio! Envie um e-mail para contato@chinalinktrading.com e saiba mais!

feira de cantao

 

 

 

Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil
Fontes: China Link Trading, Canton Fair

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +

 


Veja Também


Deixe seu comentário