Feira de Cantão : a Maior do Mundo!

Um volume de mais de 27 bilhões de dólares, quase 25.000 exposições com os melhores fornecedores internacionais e nacionais, mais de 180.000 compradores estrangeiros… E tudo isso em um espaço de mais de 1 milhão de m²! Ocorrendo duas vezes ao ano, a China tem a Feira de Cantão, que é, simplesmente, a maior feira multissetorial do mundo! Venha conhecer e entenda como funciona essa feira que tem tudo para te ajudar a alavancar seus negócios!

 

feira de cantão
Feira de Cantão: a maior feira multissetorial do mundo!

História da Feira de Cantão

 

A Feira de Importação e Exportação, mais popularmente conhecida como Feira de Cantão, surgiu no ano de 1957, na cidade de Guangzhou, na China. O evento é co-organizado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China e pelo Governo Popular da Província de Guangdong e organizado pelo Centro de Comércio Exterior da China.

Inicialmente, os primeiros visitantes da Feira de Cantão vinham apenas sob convite e eram provenientes de um número limitado de países (19), de maioria asiática. Além disso, nos anos iniciais, eram exibidos, principalmente, produtos agrícolas, já que o período era anterior ao auge da indústria chinesa. Com o constante crescimento apresentado, o evento foi realocado em 1959 ao Qiyi Road Exhibition Hall, local que permaneceu sediando a Feira até 1974. Durante esse período, a Feira de Cantão já ocorria duas vezes ao ano.

 

feira de cantão
A primeira edição da Feira, em 1957

 

Já a partir de 1974, começou a ser organizada no Centro de Exposição Liuhua, e continuava a se expandir a cada ano. O complexo, inclusive, com o tempo, teve que aumentar o tamanho de sua ocupação para garantir a recepção dos participantes, que cresciam cada vez mais. Foi na década de 70 que um novo capítulo da Feira de Cantão foi iniciado, juntamente com as mudanças trazidas com as reformas econômicas de Deng Xiaoping. Com o ressurgimento da iniciativa privada e da abertura ao investimento estrangeiro trazidos na década de 80, a Feira se expandiria cada vez mais. Assim, o crescimento da Feira de Cantão foi muito influenciado pelo relaxamento de controles de preço e redução do protecionismo,além da privatização de empresas estatais.

Em 1993, o número de expositores chegou a superar o número de 2.700, mais que o dobro da edição inicial do evento, que chegou a atingir a marca de 1.223 expositores.  Em 1997, os volumes comercializados excediam os 10 bilhões de dólares, sendo também o ano em que produtos de TI foram exibidos pela primeira vez no evento.

 

 

feira de cantão
Logo da Feira de Importação e Exportação ou Feira de Cantão

Com entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001 e o estabelecimento do país como a segunda maior economia do mundo, o comércio internacional chinês ganhou ainda mais atenção e modernização. Isso foi muito importante para a continuidade da expansão da Feira de Cantão. Em 2002, o evento ganhou a divisão em duas fases, cada uma com duração de 6 dias, com a finalidade de garantir espaço para o número de exibições, que continuavam a crescer, atingindo um aumento de 75% do espaço utilizado.  Em 2006, muda seu nome oficial de “Feira de Exportação de Commodities da China” para a atual “Feira de Importação e Exportação da China”.  A divisão atual em três fases foi iniciada em 2009, influenciada pelo mesmo motivo: necessidade de expansão devido ao número de exibidores. No mesmo ano, o Complexo Pazhou substituiu o Centro de Exibição Liuhua, que deixou de ser utilizado para sediar a Feira.

Com esse histórico de elevado crescimento, é totalmente compreensível que a Feira de Cantão é considerada a maior feira multissetorial do mundo!

 

A Maior Feira de Negócios do Mundo

 

feira de cantão
A Feira de Cantão é o maior evento de comércio internacional de escala global e a mais completa

 

A Feira de Cantão coleciona números e títulos surpreendentes: simplesmente é considerada como o evento de comércio internacional de escala global com a mais longa história, a maior escala, a mais completa variedade de exibições, o maior número de compradores, além de concentrar o maior volume de negócios na China.

Nos últimos anos, a Feira continua se ajustando à conjuntura atual do país asiático, focando no objetivo de uma maior abertura e desenvolvimento do comércio exterior na China. O evento ainda apresenta como alguns de seus objetivos o comprometimento de gerar orientação de mercado, especializações, além de garantir a promoção de uma visão mais global no âmbito dos negócios. Dessa forma, a Feira de Cantão vem investindo em medidas mais voltadas à criação de verdadeiras redes de negócios (networking), exibição, negociação, promoção de mercadorias e até comunicação industrial entre os participantes envolvidos.

 

Por que Participar? Feira de Cantão em Números

 

feira de cantão
Na última edição, em 2016, a Feira teve um volume de negócios de mais de 27 bilhões de dólares

 

Mas por que participar da Feira de Cantão? Além de sua história de 60 anos e chegando a sua 121ª edição, a Feira é caracterizada por ser multissetorial, ou seja, abrange os mais variados setores de produtos. Além da variedade de mercadorias, você ainda se deparará com um grande número de exibidores e compradores, provenientes de vários países do mundo! Assim, é muito mais fácil encontrar os melhores fornecedores, os lançamentos mais recentes, ampliar sua rede de contatos, além de apresentar a sua marca a nível internacional em proporções incomparáveis. Não há nada maior no mundo quando o assunto é uma feira multissetorial.

Após 60 anos de sua edição inaugural, a Feira de Cantão passou por várias mudanças e renovações ao longo do tempo, mas permaneceu sem nunca ter sido interrompida. A sua mais recente edição, a 120ª, ocorrida entre outubro e novembro de 2016, ocupou uma área de 1.180.000 m², com 60.250 estandes, um volume de negócios de aproximadamente 27,89 bilhões de dólares (USD), 185.704 compradores estrangeiros e 24.553 exibidores.

Além de todos esse contingente de possíveis contatos internacionais participantes, a Feira de Cantão ainda conta com uma extensa rede de parceiros de cooperação estrangeiros: são 45 na Ásia,  32 na Europa, 21 na América (2 no Brasil), 5 na África e 6 na Oceania.

 

As 3 Fases da Feira de Cantão

 

Desde 2009, cada uma das duas edições anuais da Feira é dividida em 3 fases, sendo que cada uma engloba grupos de segmentos distintos de exposições. Abaixo, listamos as categorias oficiais de cada fase, com alguns exemplos dos MUITOS produtos que você poderá encontrar em cada uma delas:

 

Primeira Fase

 

feira de cantão
Eletrônicos são um dos produtos que você pode encontrar na Fase 1

 

Categorias: Eletrônicos e Eletrodomésticos; Ferramentas; Equipamentos de Iluminação; Veículos e Peças de Reposição; Máquinas; Hardware e Ferramentas; Materiais de Construção; Produtos Químicos; Recursos Energéticos.

Exemplos de produtos que você pode encontrar nessas categorias: televisões, celulares, computadores, refrigeradores, lâmpadas, sensores, ferramentas manuais,  bicicletas, máquinas agrícolas, etc.

 

Segunda Fase

 

feira de cantão
Brinquedos podem ser encontrados na Fase 2

 

Categorias:Bens de Consumo; Presentes; Decoração.

Exemplos de produtos que você pode encontrar nessas categorias: produtos como utensílios de cozinha, cosméticos e acessórios, produtos para animais domésticos, brinquedos,  decorações de festas, etc.

 

Terceira Fase

 

feira de cantão
Alimentos são uma das opções da Fase 3

 

Categorias: Têxteis e Vestuário; Sapatos; Materiais de Escritório, Cases, Bolsas e Produtos de Recreação; Medicamentos; Dispositivos Médicos e Produtos de Saúde; Alimentos.

Exemplos de produtos que você pode encontrar nessas categorias: blusas, pijamas, acessórios, tapetes, cobertores, sapatos esportivos, canetas, tesouras, cases de couro, bolas, skates, utensílios de pesca, remédios, instrumentos cirúrgicos, bebidas, produtos agrícolas, embalagens alimentícias, etc.

 

 

Onde e Quando Ocorre a Feira de Cantão?

 

A Feira de Cantão ocorre duas vezes por ano, tendo uma edição de primavera, entre abril e maio, e outra de outono, entre outubro e novembro. Cada edição, por sua vez, tem duração de 15 dias, que são divididos em três fases,  cada qual com cinco dias .
Já o local em que ocorre a maior feira de negócios do mundo é Guangzhou, também conhecida por Cantão, a capital e maior cidade da província de Guangdong, no sul da China. É uma metrópole considerada de liderança no quesito comercial e industrial no país asiático e que, nessas épocas do ano, recebe milhares de empresários de todo o mundo. A sede onde é realizada a Feira é o chamado Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China, localizado no endereço a seguir:

 

Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China
Endereço: Rua Yuejiang Zhong, número 380,Guangzhou, China

 

Além disso, os horários em que ocorrem as exibições geralmente são das 09:30 até às 18:00 para os compradores, e das 09:00 até às 18:00, para os exibidores.

feira de cantão
A Feira de Cantão atualmente ocorre no Complexo Pazhou- Feira de Importação e Exportação da China

 

Para maiores informações, diretamente com a organização do evento, você pode contatá-los através do endereço de e-mail: info@cantonfair.org.cn ou por meio do número de telefone:  (8620)28-888-999.

Caso você se interesse em participar da Feira de Cantão ou tenha dúvidas sobre o evento, também podemos te ajudar, através de contato@chinalinktrading.com, para solucionar suas questões.

 

Feira de Cantão em 2017

 

Como dito anteriormente, a Feira de Cantão ocorre duas vezes por ano, cada qual com suas três fases.  Mas em que dias ocorrerá a Feira em 2017? Confira as datas abaixo:

 

 121ª Edição –  Edição de Primavera 2017 

Fase 1 : 15 a 19 de Abril de 2017
Fase 2 : 23 a 27 de Abril de 2017
Fase 3: 1 a 5 de Maio de 2017

 

122ª Edição – Edição de Outono 2017

Fase 1: 15 a 19 de Outubro de 2017
Fase 2: 23 a 27 de Outubro de 2017
Fase 3: 31 de Outubro a 04 de Novembro de 2017

 

 

E aí, surpreso com as proporções da Feira de Cantão?
Então, prepare-se para a maior feira multissetorial do mundo e alavanque seus negócios!

 

Fontes: Canton Fair, China Exhibition, Canton Fair Service, China Highlights

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário