Faz sentido importar tripé de câmera da China?

Neste artigo vamos entender se faz sentido importar tripé de câmera da China. Se você está interessado no produto, esse texto pode tirar todas as suas dúvidas.

Qual o melhor tipo de tripé para importar? É um produto lucrativo? Como saber se este item é o ideal para as minhas vendas?

Tenha as respostas destas dúvidas no artigo a seguir.

Como surgiu o tripé de câmera?

Um dos artigos mais populares no ramo audiovisual é o tripé de câmera. Trata-se de um suporte que ajuda a estabilizar o aparelho de filmagem para evitar que a imagem fique tremida.

Para se ter uma ideia, este produto acompanha a evolução da tecnologia na humanidade muito antes que nós imaginamos.

Entretanto, antes de falarmos sobre o tripé, é importante entender quando surgiram os primeiros protótipos de registro de imagem, semelhantes ao que conhecemos como câmera.

Desde 350 a.C,  itens de captura de imagem para obter imagens espaciais eram usados pelo Homem.

Astrônomos utilizavam lunetas para capturar imagens e investigar outros planetas e a constelação.

Muitos séculos depois, com a Revolução Industrial, surgiram as caixas pretas e máquinas fotográficas. 

Com elas, vieram junto o tripé, que era usado para apoiar os aparelhos que, naquela época, eram muito volumosos e pesados. 

Com o passar dos anos, os tripés evoluíram e acompanharam o desenvolvimento das câmeras fotográficas e dos aparelhos celulares.

O uso do tripé é utilizado quando o fotografo quer registrar fotos sem tremidos e com o objeto parado

Tipos de tripé

Agora que você já entendeu um pouco da história do tripé, vamos entender um pouco sobre a diferença entre eles.

Existem vários tipos. O primeiro é o de alumínio. Ele é mais barato, mas dura menos porque oxida mais por conta da sua matéria-prima.

Além disso, existe o tripé de carbono. Este modelo, por sua vez, é mais caro, mas dura mais porque é feito de um material muito melhor e resistência. 

Juntamente com esses, é possível encontrar o tripé chamado de mono, possui apenas perna na parte superior e na parte inferior se divide em três.

Outro modelo é o estabilizador eletrônico, o qual permite que você ande e filme ao mesmo tempo, sem tremer a imagem e traz melhores registros em movimento.

Finalmente, não podemos deixar de falar do pau de selfie. Vale ressaltar que este produto não é considerado um tripé, mas também serve para estabilizar as filmagens.

Vantagem e desvantagem

Passadas as instruções sobre os principais tipos de tripés, vamos agora listar as vantagens e desvantagens de importar tripés de câmera da China.

Afinal, faz sentido importar este item?

Vantagens

Bom, vamos primeiro falar sobre as vantagens. A primeira é que o tripé traz retorno financeiro e alta lucratividade.

O motivo é que, como há uma boa procura por este produto no mercado, dos mais simples aos mais sofisticados.

Acompanhado disso, existe a questão de que não há fabricação nacional de tripés, ou seja, a China domina a produção

Isso significa que você pode comprar mais barato de fora, agregar valor com sua marca e revender. 

Por falar nisso, é muito importante que você solicita a importação de tripés com o logo e o design da sua empresa. Isso vai ser importante para consolidar seus clientes e alcançar novos consumidores.

Outra vantagem é que o tripé é um produto de licença livre. Isto significa que não há necessidade de certificação de agências como o Inmetro para conseguir importar.

Pesquise sobre o mercado de tripés para entender qual o melhor nicho dentro do produto vale a mais a pena para você importar

Desvantagens

Por outro lado, a principal desvantagem é que existem vários tipos de tripés, com preços e funções diferentes. 

Por isso, é bom pesquisar o mercado, entender seu nicho e, então, começar a importar. 

Esta é a mesma orientação que damos a quem planeja importar produtos de setores como de moda e decoração, que é uma área bem específica e necessita algum conhecimento técnico.

Além disso, não podemos esquecer dos custos fixos de importação, que encarecem a importação dependendo da quantidade de carga que você traz.

Quanto mais cargas trouxer, melhor esses gastos se diluem no preço final na sua trade. Para entender melhor o que são os custos fixos, assista o vídeo abaixo.

Faz sentido importar?

Com base nas vantagens e desvantagens deste produto, podemos dizer que sim: faz sentido importar tripés de câmera da China.

A cada dia que passa, as pessoas se preocupam mais com filmagens e registros. Por isso, é um bom negócio porque as pessoas sempre procuram produtos para melhorar suas filmagens e cada vez mais profissionais querem aprimorar seus equipamentos. 

Portanto, verifique o mercado, conheça as possibilidades e importe porque mercado e oportunidade têm.

Impostos

Para finalizar, depois de você entender tudo sobre tripés de câmera, vamos ver quais são os impostos que envolvem a importação deste produto da China para o Brasil.

  • II: 16%;
  • IPI: 15%;
  • PIS: 2,10%;
  • Cofins 9,65%;
  • ICMS: depende de cada estado

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e inscreva-se no nosso canal no Youtube para mais conteúdos.

Até a próxima!

Texto de Paulo Santos, diretamente de São Vicente/SP.


Veja Também


Deixe seu comentário