Como ter experiência em COMEX?

A cada ano o mercado de trabalho brasileiro tem se mostrado mais exigente na escolha de profissionais para exercer as atividades das empresas e coordenar seja qual for a tarefa, projeto ou meta. A competitividade tem aumentado e muitos iniciantes no ramo do COMEX têm se questionado sobre os primeiros passos para obter sucesso nessa área.

Começar uma nova carreira é um assunto que interessa muitas pessoas que buscam realizações profissionais e pessoais. Quer dicas sobre como começar na área de COMEX? Continue lendo nosso artigo!

 

comex
O comércio internacional tem sido realizado entre a humanidade, mesmo que em outros termos e situações, desde o início das sociedades,

 

A China Link Trading, como atua no ramo do COMEX, ou comércio exterior, entre Brasil e China. Por trabalharmos nessa área, é comum recebermos perguntas relacionadas à entrada no mercado de COMEX, como adquirir experiência, etc. A maioria das dúvidas vem de pessoas que estão começando na área e não têm ideia por onde começar para ingressar concretamente no mercado de trabalho de COMEX.

Além deste texto, preparamos um vídeo feito pensando em quem precisa de um primeiro empurrãozinho na área. Confira:

Com este artigo esperamos da um rumo para o início da carreira daqueles que desejam movimentar o comércio internacional brasileiro e chinês, criando laços entre os países. Para ficar ligado nas novidades do mundo do COMEX e dos negócios em geral entre China e Brasil, se inscreva no nosso canal. Lá você encontra também aulas gratuitas de mandarim, notícias quentinhas direto da China, respostas para diversas dúvidas sobre importação e muito mais!

 

Capacitação – Busque aprender o máximo possível:

Capacitar-se em Negócios Internacionais pode ser feito através da graduação, caso esteja iniciando sua carreira, ou, como especialização, se você já for do ramo e quer aperfeiçoar seus conhecimentos e partir para outro nível em seu emprego. Seja qual for a origem dos seus conhecimentos em negociação internacional, o importante é um bom negócio fechado no final.

Com o objetivo de te ajudar nesse caminho de aperfeiçoamento das negociações com a China, a China Link Trading elaborou um treinamento inédito no Brasil. O Treinamento Avançado em Negócios com a China foi criado pensando no empresário que deseja levar sua empresa a outro nível através de negociações com a China.

Enquanto aluno, a pessoa deve aprender o máximo que lhe é ensinado. As teorias são importantes, portanto, não deixe para estudar depois, ou, estude para passar apenas na “média”, envolva-se nas aulas e nos projetos da sua faculdade ou curso. Futuramente, seu boletim, coeficiente de rendimento ou média semestral podem ser um diferencial para uma vaga de emprego ou para uma bolsa no exterior. O aprendizado trás técnicas diferentes e faz com que o estudante crie uma
maior consciência e responsabilidade sobre o assunto que está sendo discutido. COMEX envolve tendências de mercado e de consumo e é uma área que exige criatividade e ousadia para encontrar soluções para problemas difíceis, gerando frutos positivos para a empresa representada.

 

comex
Tudo começa nos estudos, seja você um iniciante ou experiente no mercado de trabalho. Uma nova área exige uma nova dedicação.

 

Inicie sua carreira em uma empresa de COMEX de pequeno a médio porte

Claro que o sonho de muitos é atuar em uma empresa de comércio exterior de grande porte, com muitos desafios, muitas pessoas e com uma rotina importante para o país. Contudo, quando se está iniciando na carreira e você ainda não tem experiencia no ramo, uma empresa menor, com menos pessoas, poderá te dar a experiencia de atuar no processo de importação/exportação como um todo e não apenas em uma pequena parte.

As empresas pequenas, normalmente, precisam de pessoas que consigam aprender e executar o processo inteiro, que entendam das leis e sejam ágeis. Estagiários ou recém formados, que ainda não sabem na prática como o mundo do COMEX funciona, devem se importar em aprender tudo do zero e serem capazes de realizar o processo desde o inicio até o fim. Assim, a construção do conhecimento, das técnicas, das soluções e da experiência chegará mais rápido para você, já que terá contato constante com todas as partes do processo de importação

 

comex
Mapa antigo mostrando diferentes moedas utilizadas no comércio exterior.

 

Muitas pessoas, ao migrarem para uma empresa de grande porte, acabam realizando uma parte do processo de importação, afinal, com muitas pessoas trabalhando na mesma empresa, para agilizar o processo cada área é responsável por alguma fração do processo. Assim, as pessoas se tornam especialistas no que fazem, mas não fazem o processo inteiro.

 

O campo de trabalho e perfil do profissional

O COMEX, no geral, é uma área que está ligada e relacionada com ambientes globalizados e áreas diferenciadas. Então, saiba que o COMEX pode te levar para outras áreas além da importação e exportação, como vendas, bancos, marketing exterior, entre outras.

Com isso, fique atento ao campo de trabalho que você atua e nas oportunidades que surgem ao seu redor. Ao se dedicar e se empenhar em aprender novos assuntos, novas técnicas, você poderá migrar de área. Como por exemplo, passar de analista de importação para analista de marketing internacional. Mas, para isso, é preciso conhecimento e se empenhar em microeconomia, contabilidade, estatística, marketing, administração internacional, entre outras especializações. Converse com seu gerente sobre seu plano de carreira e peça orientações.

O perfil do profissional de COMEX é uma pessoa atenta ao mundo empresarial, com interesses no mundo econômico e com a consciência da volatilidade de tudo isso. Além disso, aprender outras línguas é fundamental para compor sua carreira profissional. Não apenas o idioma inglês, mas dependendo da empresa que se trabalhe, terceiras e quartas línguas são necessárias. Se a empresa tiver outras sedes, por exemplo, na America Latina, saber espanhol pode te destacar. Ou se o foco da importação for na China, aprender mandarim também será um diferencial para você, além de saber peculiaridades sobre o país, como mostramos em nosso texto “Especificidades ao importar produtos da China’. Portanto, saiba sobre o ambiente que irá trabalhar e construir carreira. Veja abaixo as possíveis áreas de atuação:

 

Agenciamento de carga

Para esta área, o profissional é responsável por todas as partes que são necessárias para o transporte  seguro da mercadoria, fazendo questão de acompanhar todos os passos deste transporte nacional e internacional, incluindo seguro e frete, garantindo que nenhum contêiner ou caminhão se perca.

 

comex
A maioria das mercadorias chega através do frete marítimo.

Compras Internacionais

A área de compras é um trabalho que está no campo das negociações. Essas negociações são, normalmente, com empresas de outros países e é necessário muita confiança, boa comunicação e sabedoria no assunto para fechar contratos de compra e venda que sejam favoráveis para e empresa. Além de manter o contato com a empresa para manter relações.

Aproveite nosso texto para se informar sobre o RADAR Siscomex, a “CNH da sua importação”. 

Consultoria

Um consultor de Comércio Exterior tem uma missão todos os dias, de ajudar empresas pequenas nas suas importações e exportações, tanto as que já estão no ramo há alguns anos mas ainda precisam de consultoria, quanto as que tão engatinhando ou até mesmo começando na área, como empresas startup e pequenos negócios.

O consultor também atua resolvendo imprevistos e problemas na liberação da carga no Brasil. Já que o assunto envolve legislação, o profissional deve conhecer muito bem as normas para garantir que a mercadoria esteja legalmente no país.

A China é um dos países em destaque ao falar de importação de produtos. Assista nosso vídeo sobre os primeiros passos para importação de produtos da China e avalie se você se encaixa no perfil de consultor!

Despacho Aduaneiro

Em conjunto com a Receita Federal, o despachante aduaneiro é o responsável pela liberação das cargas dentro do país.


Gestão

Os gestores, assim como de qualquer empresa, tem a função de coordenar um setor ou uma empresa toda que lide com importações e exportações, garantindo o funcionamento, prazos e metas de sua equipe. Já imaginou importar um contêiner inteiro da China e algum prazo sair fora do planejado.


Operação

O profissional da área  de operações vai cuidar de todos os detalhes do processo de transporte entre a duas empresas que fecharam um contrato ou uma venda. O profissional que atuar nessa área vai lidar com assuntos como o meio de transporte, o tempo de entrega, os custos, armazenagem, documentação e mais uma infinidade de coisas.


Marketing Internacional

A tarefa do profissional dessa área é analisar o mercado internacional ou o mercado de um determinado país e tomar decisões para a empresa com base nas informações coletadas e analisadas. Essas decisões podem envolver alterações no produto exportado, modificações parciais ou então na forma como ele é apresentado para a sociedade daquele núcleo e, posteriormente, vendido.

O  foco é atingir o púbico alvo ou o nicho deste mercado e alavancar as vendas agindo de acordo com o local de venda dos produtos que a empresa fornece como importadora ou exportadora.

 

comex
Estratégia de marketing internacional é essencial para quem deseja exportar.

 

Procurement

É a área que desenvolve novas linhas de produtos e fornecedores, durante o ano inteiro. Desde a procura por um novo produto, que pode ser tendência no mercado, indo a feiras e fazendo o primeiro contato com o fornecedor/comprador, até tê-lo desenvolvido e pronto para importar/exportar.

Então leitor, se identificou com alguma área? O profissional de comércio exterior pode trabalhar com qualquer área relacionada a compras e venda de serviços ou produtos entre países. A análise  do profissional para confirmar que a empresa investirá em um bom negócio é fundamental, portanto, as habilidades desta pessoa precisam estar afiadas. As transações entre governos e multinacionais não são simples. Existe muita negociação, um contrato entre as partes e gestão no relacionamento entre os interessados.

Acha que o campo de COMEX foi feito para você? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Por Carolina Ranzoni, diretamente de São Paulo, SP – Brasil

Fonte: Catho Educação Blog, Que Curso, Guia da Carreira

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário