Os esportes mais populares na China!

Por todo o mundo, as pessoas praticam todos os tipos de esportes, seja por lazer, diversão, manter a forma e a saúde ou até mesmo para competições, são muitas as opções de esportes para escolher. Aqui no Brasil, o esporte mais popular é o futebol, que rendeu ao Brasil o título de “país do futebol”, mesmo que muitos não gostem. Além do futebol, os brasileiros também praticam muito o vôlei, o basquete, o atletismo, as artes marciais, entre tantos outros. E a China não é diferente, o país de mais de 1 bilhão de habitantes tem uma forte cultura de incentivo ao esporte, principalmente por parte do governo, que busca levar hábitos mais saudáveis para a população, assim como descobrir talentos de olho nas olimpíadas e diversas outras competições esportivas em nível mundial. A China Link sempre busca trazer curiosidades sobre a China, e hoje vamos falar sobre os esportes mais populares no país!

 

Corrida

De acordo com uma pesquisa da Administração Geral dos Esportes na China, 44% dos cidadãos que praticam esportes consideraram que caminhar e correr é a sua principal atividade física, o que torna o esporte a atividade física mais popular entre os chineses. Correr é um esporte simples, que praticamente não tem regras, e é uma excelente forma de se exercitar, e os chineses gostam muito! Em 2011 foram realizadas apenas 11 maratonas consideradas como de “larga escala” no país, mas houve um aumento explosivo na popularidade dos eventos, e em 2017 foram realizados mais de mil eventos do tipo! Ainda em 2016 já haviam mais de um milhão de maratonistas na China, e os números aumentam constantemente. Especialistas comentam inclusive que isso trouxe um grande crescimento na presença de indústrias e empresas voltadas para o setor no país. Um hábito saudável, e que ainda ajuda a aquecer a economia.

 

Badminton

O Badminton não é um esporte tão popular no Brasil, mas, mesmo assim, muitos o praticam. Já na China, o esporte é bem popular, ainda mais pela sua conveniência, já que não exige grandes estruturas para ser praticado, assim como no caso da corrida, e por isso, ao andar por parques e ruas na China, é bom provável que você veja pessoas praticando o Badminton. Além de sua conveniência, o esporte se tornou muito popular devido ao ídolo do Badminton, Lin Dan, que já foi campeão olímpico no esporte duas vezes, e é popular em toda a Ásia. Uma pesquisa indicou ainda que, aproximadamente 5 milhões de yuans são gastos diariamente na compra online de equipamentos de Badminton na China! Com certeza um esporte muito popular entre os chineses.

 

esportes mais populares

Natação

A natação tem se tornado um esporte muito popular na China nos últimos anos. Além de ser um esporte divertido, tem pouco impacto, trabalha todo o corpo, e muitos dizem inclusive que se sentem relaxados após passar um tempo na piscina. O esporte ganha popularidade entre todas as faixas etárias, ao ponto que muitos consideram que as piscinas públicas acabam ficando lotadas demais. Além disso, o esporte tem um preço acessível, ainda mais para quem mora em Pequim, já que, após as olimpíadas de 2008, realizadas na cidade, o Centro Aquático Nacional de Pequim, onde foram realizadas as provas do evento esportivo, passou a ser aberto ao público por preços bem acessíveis durante dias em que não estejam sendo realizados eventos ou competições. O mergulho também é popular, mas mais voltado ao entretenimento do que à prática esportiva em si. Temos então uma atividade refrescante e divertida, que ganha mais popularidade a cada ano.

 

esportes mais populares
O Centro Aquático Nacional de Pequim, conhecido como “Water Cube”. Image by: Wikimedia Commons

Basquete

O basquete, principalmente o de rua, é bastante popular entre os jovens chineses, principalmente os que vivem em áreas urbanas. Nas escolas, é sabido que muitas garotas consideram os rapazes que praticam o esporte como mais “legais e populares” do que os garotos que jogam futebol. Além da popularidade adolescente, o esporte em nível profissional é apreciado por muitos chineses, sendo que a China é considerada o maior mercado fora dos Estados Unidos da “National Basketball Association” popularmente conhecida como NBA, e mais de 18% dos chineses que praticam algum esporte apontam o basquete como a escolha preferida. Assim como no caso do Badminton, o basquete também é popular entre os chineses devido ao famoso jogador chinês da NBA, Yao Ming. Dentro da NBA, Yao Ming é considerado como o primeiro jogador chinês a produzir um grande impacto dentro da associação, alémde ser também reconhecido como o primeiro atleta “superstar” chinês no mundo. A própria mídia dos EUA apontou Yao Ming como sendo o “salvador” da NBA, e em 2006, ele recebeu o título de atleta mais influente da história da China.

 

esportes mais populares
O famoso jogador Yao Ming. Fonte: NBA

Futebol

Velho conhecido dos brasileiros, e ainda mais velho para os chineses, já que muitos defendem que o esporte foi originalmente criado por lá, acredita-se que em alguns anos o futebol ultrapasse o basquete em popularidade. Dentre os chineses que praticam esportes, 12% dão preferência à prática do futebol, e os líderes chineses declararam a meta de vencer a copa do mundo de 2050. Estima-se que em 2025 existirão 50 mil escolas de futebol na China, e o país busca revitalizar a prática do esporte e sua presença nas competições internacionais. Além disso, muitos jogadores de futebol estrangeiros estão aceitando contratos de times de futebol chineses, dentre eles o argentino Carlos Teves, o brasileiro Hulk, e o colombiano Jackson Martinez, que saiu do Atletico Madrid e entrou para o time chinês Guangzhou Evergrande em 2016 após a oferta de 42 milhões de euros. Os chineses realmente não estão para brincadeira quanto ao futebol!

 

Tênis de mesa

Os chineses são conhecidos pela sua habilidade no tênis de mesa, e o esporte é bastante popular no país. Popularmente chamado de Ping Pong, os chineses podem se orgulhar por suas vitórias na modalidade, já que, desde 1971, os jogadores masculinos venceram 60% das competições, e as jogadoras femininas venceram quase todas! O esporte não só é importante pela popularidade e pelos títulos vencidos, mas também pelo seu papel na história da China. Isso acontece porque em 1972, numa época onde a China e os Estados Unidos ainda não mantinham relações diplomáticas, o time americano de tênis de mesa foi convidado a visitar a China e a jogar com o time chinês. Esse breve estreitamento de relações entre os países ficou conhecido como “Diplomacia Ping Pong”. Se quiser saber mais sobre como funciona o ping pong na China, assista o vídeo abaixo do nosso canal no YouTube!

Além dos esportes acima, poderíamos comentar sobre dezenas de outros esportes que possuem adeptos chineses, como por exemplo as famosas artes marciais chinesas, mas os esportes mencionados acima são os considerados mais populares, e assim como o futebol e o vôlei no Brasil, são os que mais atraem a atenção da população e da mídia em geral. Os chineses levam os esportes muito a sério, o que é algo importante, já que os esportes ajudam a população a se manter saudável, e também trabalham a mente, pensando em estratégias e meios de ação mais adequados na hora de competir. É interessante conhecer sempre um pouco mais sobre esse fascinante país que é a China, então se você gostaria de saber mais curiosidades como essa, dê uma olhada nos outros textos no nosso blog! Garantimos que você sempre vai descobrir algo novo!

 

Por Arthur Bonsaglia, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: China Whisper, Top End Sports, Beijing International.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário