Importar da China: envio da mercadoria

Fazer comércio com outros povos sempre foi um hábito comum durante a história da humanidade. Com o tempo, essas trocas comerciais evoluíram para o que hoje chamamos de comércio internacional. Em suma, é possível comprar produtos de qualquer lugar e recebê-los no endereço escolhido. Entenda afinal como funciona o envio da mercadoria ao importar da China!

Importar da China é uma ótima estratégia para aumentar os lucros da sua empresa. Certamente a diversidade de fornecedores oferece um mundo de possibilidades de negociação.

 

envio da mercadoria importar da china
A grande maioria dos produtos importados da China são enviados para o mundo dentro de contêineres. Fonte: Ecom Crew

 

Envio da mercadoria importada da China

Na importação empresarial, a mercadoria importada da China é enviada pelo fornecedor chinês. Ou seja, pela fábrica chinesa responsável pela produção da mercadoria. Assim, processo de envio desta mercadoria importada da China para o Brasil é denominado logística internacional.

Se você pretende importar como pessoa física e vai receber o produto pelo Correis, o processo é outro. Mas ao realizar uma importação empresarial da China, é necessário conversar com diferentes partes do processo:

  1. A primeira delas é o seu fornecedor na China. Encontrar um bom fornecedor na China é essencial para que você tenha um negócio de sucesso. Resumidamente, a busca por fornecedores é chamada de sourcing.
  2. A segunda parte é a sua empresa de frete internacional. É como um frete de um pedido online, mas de caráter internacional. O frete internacional da mercadoria importada da China pode ser realizado de algumas maneiras, de acordo com as necessidades do produto.
  3. A terceira é a empresa responsável pelo controle de qualidade do seu produto.
  4. A quarta parte é o seu despachante aduaneiro no Brasil. Este é responsável por todos os documentos necessários da entrada da sua mercadoria importada da China.
  5. A quinta e última parte do processo de importação é o frete rodoviário, que vai deixar a sua mercadoria no

Todas essas 5 partes representam empresas que vão atuar durante o seu processo de importação da China. Entenda com nosso vídeo como o valor do frete é repassado aos produtos no valor final:

 

Frete marítimo

Esta é a modalidade de frete mais utilizadas pelos empresários importadores. Aqui, o tempo de envio da mercadoria é de 30 a 45 dias e a principal vantagem é o baixo custo. A consolidação de cargas dentro de um mesmo contêiner faz com que o preço do frete diminua. Tamanho, peso e volume são de grande importância também na matemática da vantagem do frete.

 

envio da mercadoria importar da china
Navio carregado de contêineres. Fonte: Bloomberg

 

Frete aéreo

O frete aéreo é voltado para produtos diferentes daqueles do frete marítimo. Aqui, a principal vantagem é o tempo. Se por um lado o custo deste tipo de frete sai maior devido ao preço do transporte de avião, por outro, o produto importado da China chega ao Brasil muito mais rápido.

 

Utilizar DHL, UPS, FEDEX, etc 

Estas são empresas privadas de frete para os empresários que não querem depender do Correios através do Importa Fácil. Este tipo de empresa é denominada courier internacional. Esta modalidade de frete é utilizada no envio da mercadoria em certas situações.

 

envio da mercadoria importar da china
A DHL é uma das líderes quando o assunto é courier internacional. Fonte: Caixin Global

 

A principal dessas situações é quando o envio da mercadoria deve ser rápido. Ao importar produtos (como amostras, que vêm em pouca quantidade), as modalidades com courier internacional privado são indicadas. Decerto, aqui essas empresas saem com vantagem.

No caso de peças de conserto urgentes e outras questões contratuais em relação a peça, são situações onde este frete é indicado devido ao menor tempo. No caso das importações em pequena quantidade o frete sai mais caro e ainda somam-se os custos fixos de importação. Saiba mais com o vídeo abaixo:

 

Qual o melhor tipo de frete ao importar da China?

Esta escolha tem fatores determinantes importantíssimos. As dimensões do seu produto devem ser levadas em consideração. Quanto menor e mais leve, mais barato será o frete. O tempo de envio é outro ponto a ser considerado. Com qual rapidez a sua empresa precisa deste produto aqui no Brasil? Certamente em casos urgentes o frete aéreo é indicado.

Todas essas questões vão ser colocadas na balança na hora de decidir qual o melhor frete para o seu tipo de importação. Afinal, envio da mercadoria ao importar da China é uma etapa de grande importância pois é ela que vai decidir a viabilidade econômica de todo o projeto.

 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário