East China Fair – Feira do Leste da China

A Feira do Leste da China ( East China Fair – 中国华东进出口商品交易会) é um evento de periodicidade anual, sempre realizado no início do mês de março de cada ano, com duração de 5 dias, no Shanghai New International Expo Centre (SNIEC), em Shanghai.

East China Fair

Essa feira de importação e exportação de Shanghai não se compara, obviamente, à Feira de Cantão, que é a maior do país, porém, a Feira do Leste da China alcançou o patamar de maior feira regional do país, que recebe apoio do Ministério do Comércio da República Popular da China, e além disso, é co-patrocinada por diversas províncias e cidades do leste da China. São as cidades de Shanghai, Nanjing e Ningbo, e as províncias de Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Fujian, Jiangxi, e Shandong, que compõem o corpo do grupo de comércio que organiza a feira.

 

Dados gerais da East China Fair

 

A Feira do Leste da China, em razão da sua abrangência, atrai expositores e compradores de dezenas de países, como Japão, Coréia do Sul, Irã, Malásia, Nepal, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã, Lituânia, Itália, e diversos outros.

Conforme notícia publicada no site oficial, na última edição, em 2016, houve participação de 117 países, sendo que se viu um aumento do número de compradores da América do Norte, América Latina e da Oceania, ainda assim, o Japão permaneceu com o título de maior mercado na Feira.

A cada ano os números referentes ao volume de negociações, expositores e compradores aumentam, como se obtém de diversos dados estatísticos, como a quantidade de pessoas que visitaram a feira, sendo que, segundo o site oficial, em 2015 quando se realizou a 25ª edição da feira, o número chegou a aproximadamente 35.000 pessoas, sendo pouco mais de 21.000 estrangeiros de todos os continentes, e quase 14.000 compradores chineses. E isso apenas cresceu em 2016.

East China Fair
Estandes da East China Fair – 2015

Também com relação ao número de estandes, em 2015, haviam 5.780, e em 2016 a feira já contava com 5.980 estandes, distribuídos numa área de 116.000 m2, para os mais de 3.000 expositores participantes, incluindo empresas estrangeiras e 353 firmas de comércio eletrônico.

Falando em números, não se pode deixar de lado o valor que a Feira alcança em negócios, que já atingiu a casa de 2.57 bilhões de dólares em exportações.

 

Categorias de produtos da East China Fair

O evento possui foco em 5 categorias de produtos, divididos em diferentes áreas dentro do maior centro de exposições de Shanghai e um dos mais importantes da China.

Pode ser encontrado na feira uma área de expositores de produtos para a vida moderna, que incluem produtos importados, modernos e originais, para a casa e dia-a-dia. Este ramo foi uma novidade adicionada no ano de 2016.

Nesta área, há um foco no comércio eletrônico, sendo que várias plataformas de vendas online foram atraídas para a Feira, como o fenômeno Alibaba e sites como made-in-china.com, além disso, inclui um fórum sobre o uso dessas tecnologias de logística, venda e pagamento online.

East China Fair
Estande da made-in-china.com na Feira do Leste da China – 2016

Em outro ponto da feira, encontram-se produtos relacionados a presentes, incluindo artesanato, itens de decoração, e outros como brinquedos e presentes para animais de estimação, além de produtos esportivos.

A terceira categoria é a de produtos têxteis, que vai desde tecidos – variados tipos de fibras, lãs – e acessórios, a produtos têxteis destinados à cozinha, banheiro e ao lar em geral.

Os setores de vestuário e de produtos para a casa ocupam as maiores áreas do centro de exibições, focando nas tendências para seus respectivos setores. As roupas abrangem os setores de vestuário adulto, infantil, moda íntima e diversos tipos de acessórios, por sua vez, os produtos para a casa incluem móveis, eletrodomésticos, talheres, utensílios de cozinha, além de produtos de cuidado pessoal.

Não bastasse a amplitude dos produtos ali à disposição, recebem destaque durante o evento também oportunidades de investimento em empresas com potencial rentável.

Agregando valor à feira, comparecem como expositores diversas companhias de nome, como a Jinhua Shuaida Co. e a Shanghai New World Co., que são grandes no mercado de vestuário, mobiliário, e produtos para casa e tecidos.

É possível observar a divisão dos setores no mapa da Feira realizada neste ano de 2016:

East China Fair
Layout do centro de exibições da East China Fair – distribuição das categorias de produtos

Uma notícia interessante é que, o Japão, país com maior participação na ECF, teve destaque, pois algumas empresas japonesas mostraram algumas tecnologias pela primeira vez na 26ª edição da feira no ano de 2016, como uma tinta de insolação termal, desenvolvida para absorver o calor, e uma nano-espuma para otimizar os produtos de limpeza.

East China Fair
Estande japonês na 25ª edição da Feira do Leste da China

Daí a extremada importância da feira, é de grande relevância para o mostruário de novas tecnologias e produtos, que vão receber destaque, visibilidade, e assim, oportunidades de venda.

 

Histórico e importância da East China Fair

 

A Feira do Leste da China, novamente, é a maior feira regional da China, e possui números impressionantes de expositores e volume de negócios. Ela acontece desde o ano de 1991, já tendo assim, 26 edições até o ano de 2016, sendo tradicional e bastante aguardada.

Destaca-se que o local onde se realiza a feira está se consolidando como o coração financeiro e comercial da China. A área de Pudong, distrito de Shanghai, abriga diversos projetos arquitetônicos famosos, e possui desde 1999 um aeroporto internacional e ligação com o metrô de Shanghai.

East China Fair
Shanghai, cidade onde ocorre a East China Fair

 

Localização da East China Fair  e Contato oficial

O local onde ocorre a feira é o Shanghai New International Expo Centre (SNIEC), e o endereço é: n. 2345, Long Yang Road, Pudong Area, Shanghai, 201204, China.

East China Fair

 

Para entrar em contato com os organizadores da feira, sobre inscrições, sobre expositores ou para realizar uma visita com o fim de compra, estão disponibilizados os seguintes contatos:

Telefone: 0086-21-63539977

Fax: 0086-21-33030072

Email: info@ecf.gov.cn

Outras informações podem ser obtidas no site oficial da Feira.

 

Por Alexia Domene, diretamente de Presidente Prudente, SP, Brasil

Fontes: site oficial

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário