E vem chegando o… inverno na China!

Na realidade essa frase é daquela música ‘vem chegando o verão…’, mas aqui, nessa época do ano, o que chega mesmo é o inverno. E o inverno na China tem lá suas peculiaridades!

Uma das coisas que as vezes ainda me deixam confusa, nasci no inverno, mas aqui passo meu aniversário num calor de 40°C na sombra… é, como já escrevi uma vez, estamos do lado de cima do Equador.

Fora isso, desse lado do mundo, o norte é mais frio que o sul (pode isso?rs), no Natal e Ano Novo, temos apenas uma parada de 10 dias nas aulas (nas escolas internacionais, claro). Mas ao menos o Papai Noel usa as roupas certas para o clima, né?

inverno na china
E vem chegando o… inverno, na China!

O que acho interessante é que, diferente do Brasil, as estações são marcadas e as mudanças claramente perceptíveis. Não só no clima, na temperatura, como também na paisagem e a maneira como as pessoas se comportam, se vestem.

Acho que já escrevi isso em algum momento, mas a sazonalidade é uma característica marcante na China. Por isso, desde a ultima semana de setembro, quando começou o outono, não se vê mais roupas de verão nas lojas (somente nas liquidações, que são de verdade!), sandálias, bermudas ninguém mais usa, mesmo a temperatura estando em 24°C.

inverno na china

Foi o caso de sábado passado, que sai para andar e estava de bermuda. As pessoas passavam por mim e olhavam, quase me perguntando se eu não sabia que a estação havia mudado!

Durante o inverno na China, os supermercados mudam suas gôndolas mais visíveis para cremes hidratantes especiais para o frio, pantufas e jaquetas. Até a parte de alimentação sofre uma reorganização, pois existem alimentos que o chinês só come no verão, outros somente no inverno. Saem os sorvetes, entram os dumplings.

inverno na china

inverno na china

inverno na china

Nas ruas, a mesma coisa: todo mundo já sai com seu casaquinho, as botas começam a aparecer e até as scooter já recebem seus protetores de pernas e mãos. Fora o cheirinho de batata doce que se espalha no ar, que aqui é muito comum venderem assadas, em carrinhos de rua.

inverno na china

inverno na china

inverno na china

 

O frio inverno na China

Eu tento segurar o uso de casacos e botas o mais que posso, porque são muitos meses de frio. E no final a gente fica sonhando em colocar uma sapatilha nos pés, andar com menos roupa, sem ter que carregar luva, casaco e cachecol toda vez que vai dar uma voltinha. E olha que aqui em Shanghai nem neve têm e as temperaturas ficam perto do zero, com alguns dias que descem um pouco mais, geralmente na época do Ano Novo Chinês (fevereiro). Claro que existem locais na China que são muito mais frios, como Chang Chun, onde estávamos primeiro. Lá a temperatura atinge os -25°C fácil, fácil e o outono é bem mais frio.

No Brasil, eu sempre gostei do inverno. Sim, nasci na praia e não gosto de verão! Mas aqui prefiro o outono e a primavera, pois é o frio que se assemelha às baixas temperaturas santistas… hehehe

Agora em outubro, e em maio, são as épocas mais felizes para quem vive em locais de inverno rigoroso: ainda é possível usar roupas leves de inverno e sapatos comuns, os restaurantes colocam mesinhas na calçada e a temperatura é ideal para aproveitar a brisa, andar e explorar os locais de lazer ao ar livre e, o melhor, não precisamos usar nem o ar condicionado e nem o aquecedor, janelas abertas e ar fresco (quando os níveis de poluição não estão nas alturas… mas isso é só um detalhe).

inverno na china
A cidade fica linda…

E ainda nos deparamos com coisas poéticas assim na rua…

inverno na china

E você, qual a estação que te faz mais feliz?

 

Zái Jián!

Fonte: China na minha vida.

Por Alexsandro Simões – Direto de Porto Velho – RO, Brasil.

Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário