Duan Wu (Dragon Boat Festival) – China Link Blog de Importação

A festa de Duan Wu (端午节) ocorre todo 5º dia do 5º mês do calendário lunar chinês, dia 12 de junho em 2013. A data celebra o dia em que o sol é mais quente e o começo de dias mais longos.

Praticado há mais de 2 mil anos e colocado como feriado nacional a partir de 2008, a data festiva também celebra a vida e a morte do famoso poeta chinês, Qu Yuan. Além de contar com as tradicionais “pamonhas” de arroz (zongzi), o vinho Xiong huangjiu (雄黃酒) e a corrida de barcos de dragão.

Grande patriota e poeta na história do país, Qu Yuan com seu amor profundo pela China e pelo seu povo, escreveu belos poemas que influenciaram e continuam influenciando positivamente a literatura e o espírito do povo chinês. Exilado pelo seu governante durante o século III a.C., Qu Yuan suicidou-se, afogando-se no rio Miluo com uma pedra anexada ao peito.

O povo de sua região, Chu, na tentativa de salvar o corpo desse homem que tanto os honrou, saíram desesperadamente em seus barcos à procura de Qu Yuan, por isso a corrida do Barco do Dragão é feita todos os anos para simbolizar a tentativa de resgate do poeta. O dragão também representa a sabedoria, força, poder, proteção e riqueza do homem.

taiwan-dragon-boat-2009-5-28-6-51-2121

A data que relaciona várias crenças chinesas também celebra o início de um período importante na mudança das estações que podem trazer um ano abundante ou um ano muito ruim. Eles consideram um dia em que a má sorte está presente, por causa do potencial dos desastres de verão.

O objetivo da maioria dessas cerimônias era para apaziguar o grande Dragão do Mar Oriental e outros deuses para evitar a seca, inundações, pragas, enxames de insetos, como o de gafanhotos e doenças. O lançamento de zongzi (“pamonha” de arroz cozido) no rio era originalmente jogado como oferta e esperança de fertilidade e bons frutos durante o verão.

Já o arroz cozinho enrolado na folha de bambu (zongzi), para o povo da região Chu, simboliza a tentativa de preservar o corpo de Qu Yuan, eles acreditavam que jogar arroz cozido no rio impediria os peixes de chegarem perto do corpo. Atualmente, o zongzi é comido durante a festividade.

duanwuzongzi

Outras tradições também são usadas durante os dias de festa para espantar o mal e possíveis doenças, como amarrar bolsinhas de ceda perfumada no pulso das crianças, enfeitar a roupa com fitas coloridas que representam o arco-íris e limpar a bem casa. Em certas regiões eles pedem para até “feiticeiros” protegerem suas casas.

Taiame-souza

  Por Taiame Souza – Direto de São José dos Campos/Brasil
www.chinalinktrading.com
  Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário