Documentos necessários para exportar – China Link Trading Blog de Importação

img1

Definir o produto que será exportado e para onde será exportado são os primeiros passos para se inserir no mercado internacional, após isso, coletar a maior quantidade de informações possíveis sobre este mercado escolhido é essencial, costumes, gostos, mercado consumidor, barreiras alfandegárias etc. Detendo tais informações, o próximo passo é fazer contato com potenciais compradores no exterior, informando-os diretamente sobre seu interesse em exportar e para fornecer outros dados sobre sua empresa e a qualidade de seu produto, para tanto é indicado que participe ou visite feiras e exposições no exterior, e até mesmo no Brasil, onde contatos interessantes para o desenvolvimento de seu negócio podem ser realizados, ou então se possível, realizar viagem ao exterior com o objetivo de explorar potenciais mercados estrangeiros.

Após definir produto e destino da exportação, pode-se preparar para o procedimento administrativo e documental. Essa etapa exige que você tenha conhecimento de algumas instituições responsáveis pela fiscalização da exportação e os documentos necessários para realização do processo. É importante mencionar que o processo de exportação não é homogêneo, ou seja, cada produz requer um procedimento burocrático diferente.

No comércio internacional, os documentos desempenham importante função. Uma negociação internacional formaliza-se por meio de um contrato, que não precisa ter uma forma preestabelecida, podendo ser uma carta ou um fax onde se definam as condições da operação. Para facilitar o intercâmbio comercial, alguns documentos são padronizados, embora haja diferenciações de modelos conforme o país importador, mas o importante é que haja clareza nas condições da negociação.

O documentos necessários para o processo de exportação podem ser divididos em três grupos: a) Os documentos referentes ao exportador, b) Os documentos referentes ao Contrato de Exportação e c) Os documentos referentes à mercadoria.

Documentos referentes ao exportador:

– Inscrição no REI – Registro de Exportadores e Importadores da SECEX/MDIC

Exportadores e importadores são inscritos automaticamente no REI, ao realizarem a primeira operação, sem o encaminhamento de quaisquer documentos, os quais poderão ser solicitados, eventualmente, pelo Departamento de Comércio Exterior da SECEX, para verificação de rotina.

Documentos referentes ao Contrato de Exportação:

 Fatura Pro Forma;
– Carta de crédito;
– Letra de câmbio; e
– Contrato de câmbio.

Documentos referentes à mercadoria:

– Registro de Exportação (RE) no SISCOMEX;
– Registro de operação de crédito;
– Registro de Venda (RV);
– Nota fiscal;
– Conhecimento de embarque (Bill of lading);
– Fatura comercial (commercial invoice);
– Romaneio (packing list);

Outros documentos (somente se necessários) como:

– Certificado de Origem;
– Legalização Consular;
– Certificado ou Apólice de seguro;
– Borderô ou Carta de Entrega;
– Registro de Exportação Simplificada – RES;
– Declaração Simplificada de Exportação – DES;

Para saber mais sobre cada um dos documentos exigidos, basta clicar no link indicado. Todos eles remetem ao Portal Paraense de Comércio Exterior, um site do Governo brasileiro que contêm todas as informações necessárias para quem seja iniciar o processo de exportação. Vale ressaltar que, mesmo aquelas que optam por terceirizar o serviço de exportação, deve ter conhecimento de todo o processo administrativo, tributário e burocrático que tal serviço exige. Essa é a melhor forma de obter sucesso na sua exportação.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Fonte: Paracomex e Aprendendo a Exportar 

Mario-Cesar-China-LinkPor Mário Frassom – Direto de Marília, Brasil
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

 

.


Veja Também


Deixe seu comentário