Dividir contêiner na importação da China

O processo da importação da China é mais simples do que aparenta. Resumidamente, é como uma compra feita com um fornecedor qualquer. A única diferença é que aqui o fornecedor mora bem longe e a entrega é mais demorada. Dividir contêiner na importação da China pode ser a estratégia que você precisava para começar a alavancar seus resultados!

Estudar suas opções dentro do processo da importação é essencial. Afinal, existem custos fixos a serem considerados. Dividir um contêiner com outros importadores significa dividir custos de transporte. Ou seja, diminuição de custo para o seu frete. Portanto, sua importação acaba saindo mais barata e vantajosa.

 

Quanto investir na importação da China?

Certamente o investimento inicial na importação da China é a principal questão ao pensar em começar na área. Diversos empresários brasileiros hoje já lucram bastante aproveitando os ótimos preços e a variedade dos produtos chineses. Começar a importar da China é um investimento e, logo, deve ser estudado se o objetivo é a maior vantagem possível.

 

dividir contêiner na importação da China
Fábrica chinesa de caixas de ferramenta para importação. Fonte: Nikkei Asian Review

 

As escolhas envolvidas no processo da importação (tipo de Incoterm, de frete, termos do contrato de compra, etc.) devem ser tomadas de acordo com seu tipo de negócio. Pequenos empreendedores podem importar como MEI (microempreendedor individual) enquanto outros casos necessitam de uma habilitação de RADAR.

Saiba as novas diretrizes do RADAR Siscomex de importação:

O valor do investimento inicial é diretamente ligado às condições da sua empresa para realizar tamanho investimento. A quantidade do capital inicial varia bastante dependendo do produto importado e outras questões. Portanto, é sempre importante fazer uma simulação de importação para entender quais seus possíveis caminhos!

Para entender melhor de quanto você precisa começar no ramo da importação empresarial, assista ao vídeo abaixo:

Mais vídeos sobre importação da China e empreendedorismo nos negócios internacionais você encontra no nosso canal. Inscreva-se!

 

Envio da mercadoria da China na importação empresarial

Certamente o envio da mercadoria da China é a parte do processo da importação da China que mais demora. O envio das mercadorias é de responsabilidade da fábrica chinesa. Os produtos podem ser enviados através de frete aéreo ou marítimo.

 

dividir contêiner na importação da China
Navio com contêineres sendo transportados para o comércio internacional. Fonte: Youtube

 

Por um lado o baixo custo do frete marítimo o torna uma ótima opção para este transporte. Por outro, o frete aéreo tem um tempo de entrega menor. Esta escolha vai depender muito do seu produto.

Afinal, envio da mercadoria ao importar da China é uma etapa de grande importância pois é ela que vai decidir a viabilidade econômica de todo o projeto.

 

dividir contêiner na importação da China
O frete marítimo é o mais utilizado nos envios de mercadoria da China para o Brasil. Fonte: China Daily

 

Ao comprar amostras, por exemplo, o mais indicado é o frete aéreo pois apenas uma unidade é transportada. Para grandes quantidades, o ideal é o frete marítimo que costuma demorar de 30 a 45 dias.

Escolha seu melhor tipo de frete com confiança com a ajuda do nosso vídeo:

 

Dividir um contêiner

Se o frete marítimo é a melhor escolha para seu tipo de compra, a consolidação de cargas com certeza deve ser considerada. Este é o termo para a divisão do espaço de um determinado contêiner. Encher um contêiner inteiro pode ser tarefa difícil para um importador iniciante. Principalmente se o seu produto é pequeno e com baixo valor agregado (como acessórios de celular).

 

Vantagem econômica

Na consolidação de cargas o custo do aluguel do contêiner é divido entre diversos importadores. Isto faz com que a vantagem econômica obtida seja enorme! Além disso, ela permite ao importador comprar pequenas quantidades de diferentes fornecedores chineses. Os custos de transporte de mercadorias são reduzidos e o empresário obtém ainda mais vantagem.

 

Vantagem brocrática

Estando em um único contêiner a sua compra é considerada como uma única mercadoria, o que gera uma grande vantagem em questões burocráticas. A nota fiscal unifica os produtos de todos fornecedores. Assim, o pagamento pode ser feito em apenas uma transação e não uma para cada fornecedor. Certamente esta unificação poupa despesas em taxas bancárias.

Aqui as vantagens continuam. Existindo apenas uma carga (um contêiner) a ser carregada e considerada durante o processo, com processo burocrático reduzido, a sua mercadoria tende a chegar mais rápido.

As vantagens de dividir um contêiner na importação da China vão para além do frete.

A consolidação de cargas permite que o empresário brasileiro lide com os produtos de sua importação da China de uma maneira simplificada e flexível. Os produtos de um mesmo contêiner podem ser de diversos fornecedores diferentes, permitindo uma grande variedade para oferecer no mercado brasileiro. Além disso, permite importar em menores quantidades para aquelas empresas que estão dando seus primeiros passos na importação!

 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário