3 dicas para reduzir riscos na importação da China

A importação da China é uma ótima opção de investimento para empresários brasileiros que querem expandir seu negócio. Riscos existem em qualquer nova direção que sua empresa tome, inclusive na importação. É importante conhecer estas dicas para reduzir riscos na importação da China para que não hajam prejuízos ou expectativas não alcançadas.

Certamente, o risco na importação da China pode chegar a zero, gerando ótimo retorno para sua empresa. Conforme a economia chinesa foi se desenvolvendo, um novo estilo de produção surgiu. Os produtos chineses hoje são conhecidos por sua tecnologia, variedade e design. Em suma, a importação de produtos da China hoje está presente em todos os mercados consumidores do mundo.

 

riscos importação da China
Shenzhen, a cidade da tecnologia na China. A cidade cresceu com sua gigantescas fábricas e hoje é símbolo da manufatura chinesa. Fonte: Nikkei Asian Review

 

Infelizmente, não existe a garantia 100% de que seu produto vai chegar ao Brasil exatamente da maneira e no tempo esperado. Qualquer operação apresenta riscos e o nosso papel é minimizá-los! Para entrar neste negócio com os menores riscos possíveis, preste atenção nestas dicas!

 

Riscos na importação da China

Negociar com fornecedores de qualquer lugar traz riscos ao seu investimento, mesmo se a negociação ocorrer dentro do Brasil. Caso ocorra um problema com o seu produto na China, a resolução não é tão simples devido à algumas particularidades.

A primeira dela é o idioma, que pode se tornar uma barreira entre você e seu fornecedor em alguns momentos. A segunda é a distância e a terceira é a questão de diferentes legislações estarem se relacionando (a sua e a do fornecedor chinês). O código do consumidor brasileiro não abrange as compras realizadas fora do país.

 

1. Escolha um bom fornecedor

Este é o grande segredo para você conseguir uma boa compra nos negócios com a China. Encontrar um bom fornecedor é uma maneira de garantir que sua negociação com a China vai sair da maneira esperada. Certamente, encontrar um bom fornecedor não é tarefa simples para quem está começando e não conhece os macetes desta escolha. Encontrar um fornecedor na China para sua empresa no Brasil é um processo denominado Sourcing e existem algumas maneiras de realizá-lo, veja:

Agora negociando com um bom fornecedor, os riscos na sua importação estão drasticamente menores. Um fornecedor é aquele experiente, que se sai bem no controle de qualidade, na auditoria de fábrica e cujas amostras satisfazem o empresário.

Certamente garantir tudo isso a distância não é uma tarefa simples. Para auxiliá-lo neste processo, contrate uma empresa de trading que realize estes serviços de contato, fiscalização, controle e negociação, garantindo o risco mínimo na sua importação da China.

 

riscos importação da China
Em suma, um bom fornecedor é sinal de negociação de sucesso!

 

2. Não espere milagres

Os produtos chineses são sim mais baratos que a maioria mas nem mesmo as fábricas chinesas são capazes de oferecer preços extremamente vantajosos. Não se iluda com promoções incríveis e oportunidades imperdíveis. Normalmente, nestes casos, existe alguma coisa errada com o produto ou seu vendedor. É importante ter em mente a faixa de preço real daquele produto e desconfiar de qualquer oferta muito distante disso.

Para entender como ocorrem os baixos preços dos produtos chineses, assista:

 

3. Visite seu fornecedor

A dica mais eficiente de todas é realizar uma visita presencial a seu fornecedor. Assim, você pode conhecer sua fábrica, seu método de produção, seus materiais, suas opções, etc. É importante que você faça ao menos uma viagem para a China. Seja para visitar a maior feira de negócios do mundo ou uma viagem para visitar diferentes fábricas do produto que você está buscando.

Nem sempre visitar a China é viável para os empresários brasileiros. Nestes casos existem duas opções. A primeira, é contatar algum colega que esteja na China e pedir para que ele visite as fábricas que você deseja. A segunda é contratar ajuda profissional de uma empresa de trading que esteja presente na China, como a China Link Trading. Aqui, a inspeção, auditoria e negociações são mediadas por profissionais experientes em negociar com fornecedores chineses.

 

riscos importação da China
Certamente, a relação estabelecida com seu fornecedor chinês é de grande importância. Fonte: Asia Link Review

 

Além das óbvias vantagens de conhecer a fábrica e seu fornecedor pessoalmente, uma visita garante uma boa relação com seu fornecedor chinês. O esforço de se deslocar até a China é bastante valorizado pelos chineses e ter um bom guanxi com seu fornecedor é sempre bom para seus negócios presentes e futuros.

 

Para mais dicas imperdíveis sobre importação da China e empreendedorismo, se inscreva no nosso canal!

 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário