Dicas para descontos no Alibaba

Neste artigo falaremos sobre como conseguir descontos com fornecedores no Alibaba.

Que o Alibaba é um dos caminhos favoritos para encontrar fornecedores da China você já sabe, mas como conseguir descontos com eles na hora de fazer negócio?

Quer descobrir como? Então siga a leitura!

Regra básica da negociação com fornecedores

Antes de falarmos sobre como conseguir descontos com fornecedores do Alibaba, é importante considerar algumas precauções.

Primeiramente, tome cuidado porque dificilmente o chinês sairá prejudicado. Em geral, o asiático tem dificuldade de dizer não, então ele deve ser sim para tudo que você propor.

Contudo, ele não vai querer perder dinheiro e vai tentar lucrar de outras formas. Uma delas é ganhando em cima do que você não mencionou no contrato.

Por exemplo, se você diz que quer um produto “grande”, porém não detalha as medidas daquela mercadoria, o fornecedor fará um produto menor do que você espera.

E são nessas atitudes que os fabricantes do Alibaba conseguem lucrar em cima dos importadores inexperientes.

Por isso, vamos dar agora algumas dicas práticas para que você consiga fazer boas negociações com seus fornecedores e ter importações bem-sucedidas.

Seja específico na sua ordem de compra para não ter surpresas

#1 Seja específico na sua ordem de compra

A primeira dica tem a ver com o que acabamos de falar: seja específico no seu contrato de compra para que o seu fornecedor do Alibaba saiba exatamente sobre a sua Proforma Invoice.

Um dos maiores problemas de alguns gerentes de compras é não ser específico na sua ordem de compra.  

Detalhe a cor, as medidas, a textura e o que você espera que esse produto desempenhe quando for finalmente entregue a você.

Isso é importante porque, como foi dito, caso isso não seja feito, pode ser que você se frustre com sua mercadoria e terá problemas para realizar a troca.

Aqui na China Link Trading, já lidamos com diversas situações como essa, em que os importadores se desapontam com a empresa encontrada no Alibaba por falta de especificações. 

Portanto, fique atento a esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença numa negociação com fornecedores.

Tenha um preço alvo na hora de negociar com seus fornecedores no Alibaba

#2 Tenha um preço alvo

Outra dica importante é ter um target price, isto é, um preço alvo que espera pagar pela sua mercadoria ao negociar com fornecedores que você encontrou através do Alibaba.

O preço alvo é importante porque delimita o valor que sua empresa planeja pagar dentro da sua estratégia de importação.

Extrapolar esse target price pode trazer problemas para o seu orçamento e para as próximas importações.

Por outro lado, em uma negociação com importadores da China, você deve se utilizar de algumas estratégias para descobrir por qual valor mínimo o seu fornecedor deseja vender determinado produto.

Antes de mais nada, não chegue perguntando o Minimum Order Quantity (MOQ),  que trata sobre a quantidade mínima de produtos que devem ser pedidos em uma compra.

A principal razão para evitar essa abordagem é perguntar sobre o MOQ porque senão o fornecedor já vai saber que você quer o mínimo e não fará um preço tão competitivo quanto você espera.

Em razão disso, opte em apresentar uma quantidade maior para saber qual o bottom price, ou seja, limite de preço, daquele fornecedor.

Se você, por exemplo, solicitar uma quantidade de 10 mil unidades de um determinado produto e essa quantidade for suficiente para encher um contêiner, é possível que o fornecedor que sua empresa contactou pelo Alibaba faça um preço bem barato.

A partir desse preço, você já sabe o que é um preço competitivo para aquele vendedor e a partir disso você negocia uma quantidade menor com um valor menor ainda.

Essa é uma das principais estratégias para ter um termômetro do valor que sua empresa conseguirá comprar aquela carga.

Vale ressaltar que não se trata de enganar o fornecedor, mas encontrar um jeito de saber qual o bottom price dele e não sair no prejuízo.

Antes de buscar um fornecedor, tenha certeza absoluta do produto que você quer comprar

#3 Tenha certeza absoluta do produto que você quer realmente

Por último, outra dica para obter descontos é ter certeza absoluta de que realmente é aquele produto que você quer daquela empresa que sua empresa encontrou no Alibaba.

E quando falamos sobre conhecer o produto, não é sobre saber qual produto você quer vender, ou em qual item vai vender mais na sua região. Não!

Muito antes disso, é preciso compreender como o produto que você quer vender precisa ser e o que ele deve oferecer ao seu cliente.

E muito disso é sua responsabilidade, porque é você que deve dizer claramente ao fornecedor como deve ser o seu produto.

Por isso, quando seu gerente de compras escrever a ordem de compra por e-mail ao fabricante, deixe claro que você deseja receber uma amostra daquele produto.

É por meio da amostra que sua empresa terá um parecer mais seguro se aquilo que foi enviado a você vale o preço que foi negociado ou não.

Além disso, a amostra é a forma que você consegue entender o que está comprando e ter autoridade para falar sobre a mercadoria ao seu cliente.

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e inscreva-se no nosso canal no Youtube para receber mais conteúdos.

Até a próxima!

Texto de Paulo Santos, diretamente de São Vicente/SP


Veja Também


Deixe seu comentário