3 dicas no contrato de compras com a China

O contrato de compras com a China é o que concretiza o seu negócio de importação. Ele aparece no meio do processo de negociação com a China. Um bom contrato de compras faz toda a diferença para seu resultado da importação. Em suma, ele alinha as expectativas do empresário com o produto final da importação.

O contrato de compras é um grande aliado na hora de reduzir os riscos da sua importação. Na eventualidade de um problema com seus produtos, é este contrato que vai proteger o empresário. Nas compras internacionais, um bom contrato é tão essencial quanto o seguro de um carro pessoal. É comum que compradores inexperientes realizem erros no contrato de compras com a China, então é bom estar preparado.

Antes de fazer um contrato de compras com a China

É importante que o empresário tenha em mente que a importação é um processo. Ou seja, é composto por etapas. Resumidamente, as primeiras etapas consistem em muita pesquisa e análise de mercado. Para que uma empresa comece a importar, é necessário que ela tenha seu RADAR habilitado. Saiba mais sobre isso no vídeo abaixo:

Após escolhido o produto a ser importado, é importante realizar uma simulação de importação. Nela, você encontrará opções de fornecedores chineses e poderá escolher o melhor negócio. O processo de encontrar um fornecedor na China é denominado “Sourcing“.

É possível encontrar um fornecedor idôneo na China de algumas maneiras. Tudo vai depender do tipo de negócio ideal para a sua empresa. Aos iniciantes no rumo da importação da China, o ideal é que a empresa contrate uma trading. Empresas de trading dão todo o suporte necessário à empresas que desejam importar.

Muitos empresários têm dúvidas entre importar diretamente de uma fábrica chinesa ou através de uma trading. Quem sabe a gente te ajuda a ponderar esta decisão:

Contrato de compras com a China

O contrato de compras é firmado entre o empresário brasileiro (comprador) e o fornecedor chinês (vendedor). Ele funciona como uma garantia da negociação dos aspectos do produto. Como: preços, quantidades, personalizações e quaisquer outros aspectos exigidos pelo comprador.

A questão da quantidade mínima (ou MOQ) deve ser sempre levada em consideração quando pensamos em importação empresarial da China. Negociá-la é possível e o contrato de compras é um comprovante desta negociação.

contrato de compras com a china

Por um lado, o contrato de compras diminui os riscos da importação e, por outro, garante a satisfação de ambas as partes. Assim, nos próximos tópicos você encontra 3 dicas essenciais na hora de confeccionar um contrato de compras com uma fábrica chinesa.

1. Não subestime o valor do contrato

Mesmo que o seu pedido de compras seja pequeno, é importantíssimo realizar um contrato de compras.

Quer seja uma amostra, quer seja um contêiner inteiro, um contrato de compras é sempre necessário.

Mesmo que você tenha plena confiança no seu fornecedor. É muito importante ter uma proteção deste tipo caso ocorra algum problema durante a sua importação da China.

2. Não ter vergonha de pedir um contrato

Isto é, entenda que um contrato de compras não vai afetar sua relação com o fornecedor de uma maneira prejudicial. Neste caso o seu relacionamento comercial não será desgastado de maneira alguma. Este ato demonstra sua seriedade com o negócio e sua experiência com compras internacionais.

3. Contrato é etapa obrigatória do processo

Considere a confecção de um contrato de compras uma tarefa obrigatória no seu processo de importação da China. Afinal, seja o seu pedido em pouca ou grande quantidade, é importante que seu investimento esteja o mais seguro possível.

Proteção

A importação da China é um investimento que traz bom retorno aos empresários brasileiros. Ao passar a vender produtos comprados de fornecedores chineses, os empresários podem oferecer um maior leque de produtos. Além disso, a tecnologia chinesa muitas vezes supera aquelas das produções nacionais.

contrato de compras com a china
O frete marítimo é o mais utilizado ao se importar da China. Alguns contratos de compras asseguram os produtos inclusive durante o transporte.

Com tantas vantagens na importação da China, é importante sempre garantir um bom contrato de compras. Eventualmente ocorrem problemas com os produtos importados da China. Problemas de logística, controle de qualidade e preferências do produto são assegurados por um bom contrato de compras.

Se for inexperiente, fale conosco e saiba como podemos te ajudar a dar o primeiro passo na importação da China!

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário