Dia Nacional da China

Todos os anos, no dia 01 de outubro, se comemora o Dia Nacional da China, uma celebração da fundação da República Popular da China. Esse dia não somente vem acompanhado de intensas comemorações ao redor do país, mas é estabelecido como um feriado nacional que pode se estender durante sete dias, conhecidos popularmente como a “Semana de Ouro” chinesa, sendo a época marcada pela maior intensidade turística do ano do país. Mas de onde surgiu essa data? Como são suas comemorações? Entenda mais sobre o Dia Nacional da China, suas celebrações e até mesmo os cuidados que você deve ter para aproveitar ao máximo esse importante feriado chinês!

Dia Nacional da China
Desfile na Praça Tiananmen nas celebrações de 2009


Histórico

O fim dos conflitos da Guerra Civil Chinesa já garantia a vitória do Partido Comunista Chinês frente ao adversário Kuomintang no final do mês de setembro de 1949. Mesmo assim, o dia de 01 de outubro de 1949 foi alçado oficialmente como a data da fundação da República Popular da China.

dia nacional da china
Mao Tsé-Tung em 1 de outubro de 1949: a criação oficial do Dia Nacional da China

No dia em questão, o líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-Tung, realizou um histórico discurso oficial, afirmando que essa data passaria a ser então celebrada todos os anos como o Dia Nacional da China.

O anúncio, realizado na Praça Tiananmen (também conhecida como a famosa Praça da Paz Celestial), em Pequim, veio acompanhado de uma grande celebração: era o momento que marcava simbolicamente o estabelecimento de um novo país. Nesse evento, foi então hasteada publicamente pela primeira vez, a bandeira nacional chinesa, em frente a um público de cerca de 300.000 pessoas. As celebrações de 01 de outubro de 1949 em Pequim representaram, assim, um prelúdio das grandiosas comemorações que esse feriado nacional viria a apresentar na China desde então.

Dia Nacional da China
O hasteamento da bandeira chinesa na Praça Tiananmen marca o início das celebrações

 

Cerimônias do Dia Nacional da China

O Dia Nacional da China é intensamente comemorado ao redor do país, inclusive nas Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau. Tradicionalmente, as festividades têm seu início a partir de uma cerimônia para hastear a bandeira nacional, como a que ocorre na Praça Tiananmen (Pequim) – um claro simbolismo à primeira celebração histórica da data, realizada no mesmo local em 1949. Após a bandeira ser hasteada, tem-se início um grande desfile, que traz em destaque as Forças Armadas do país.

Dia Nacional da China
O desfile militar é um dos eventos do Dia Nacional da China

Essas exibições militares são responsáveis por chamar a atenção dos espectadores, surpreendendo visualmente nas impecáveis simetrias de movimentos e posturas que beiram à perfeição, evidenciando a intensa organização e disciplina das Forças Armadas do país, o que contribui para a veiculação de uma imagem de poder, além de intensificar o sentimento nacionalista chinês. Ainda são realizados jantares oficiais e shows de fogos de artifícios, responsáveis por concluírem durante a noite as cerimônias do Dia Nacional da China.

Ainda há outras atividades que ocorrem na data ao redor do país, que podem incluir apresentações de música, dança e exposições de pinturas e caligrafias, uma forma de apreciar e celebrar a própria cultura chinesa. O sentimento de nacionalismo é evidente não somente nas atividades do Dia Nacional da China, mas também nas reações do público: acessórios e bandeiras são utilizados pelos chineses durante as as celebrações.

Dia Nacional da China
Show de fogos de artifício em Hong Kong

Além disso, o Dia Nacional da China pode ser uma ótima oportunidade para quem gosta de fazer compras. Isso porque muitas lojas, principalmente as localizadas em redes de shopping centers, oferecem descontos para seus clientes durante esse feriado nacional.

Mesmo com essas etapas típicas das celebrações, a data é comemorada também com particularidades provenientes de cada cidade do país, o que pode ser visto como uma interessante experiência turística.

 


A “Semana de Ouro” Chinesa

Legalmente, o feriado do Dia Nacional da China teria a duração de 3 dias na porção continental do país, entretanto, desde 1999, o governo passou a expandir as comemorações da data. Assim, normalmente esses três dias de folga são conectados com os finais de semana anterior e posterior ao dia 01 de outubro, proporcionando um feriado que normalmente dura 7 dias. Dessa forma, no período entre o dia 01 e 07 de outubro, ocorre a chamada “Semana de Ouro” chinesa, que juntamente com o Ano Novo Chinês, caracterizam os dois mais longos feriados nacionais do gigante asiático.

Dia Nacional da China
Fluxo intenso de turistas na Muralha da China durante a “Semana de Ouro

 

Turismo Intenso

O Dia Nacional da China, ao ser transformado em um feriado prolongado nos últimos anos, alçou-se, consequentemente, como um período de intensa movimentação turística. Sete dias de folga são mais que suficientes para incentivar os chineses a visitarem familiares, amigos, explorarem diferentes localidades desse país de territórios tão extensos ou até mesmo se lançarem a destinos internacionais. Anualmente, o número de pessoas viajando dentro da China durante essa “Semana de Ouro” atinge facilmente a casa das centenas de milhões! Seria o maior fluxo de turistas viajando no país durante todo o ano. E claro que não são apenas os nativos que escolhem esse feriado para intensificar o turismo chinês: as grandiosas celebrações do Dia Nacional da China, bem como o clima ameno e agradável do outono chinês são motivos para atrair estrangeiros, que acabam por compor também essa enorme quantia de deslocamentos no interior do país.

 

Dia Nacional da China
As celebrações desse importante feriado chinês encantam os turistas

 

 Dicas para Aproveitar o Dia Nacional da China

Por esse grande fluxo de pessoas realizando viagens durante o mesmo período, alguns cuidados devem ser tomados pelos turistas que não se deixam intimidar pelas multidões que terão que enfrentar para passar o Dia Nacional da China em diferentes localidades do país.

Dia Nacional da China
Dia Nacional da China desperta o sentimento de nacionalismo

Por exemplo, se você deseja vivenciar as comemorações mais tradicionais e grandiosas, ocorridas em cidades como Pequim, Shanghai e Zhangjiajie, atente-se para a reserva de hotéis e compra de passagens com bastante antecedência, pois elas costumam se esgotar com muita rapidez e também podem apresentar valores mais altos: um reflexo da intensa demanda. Para viagens de trens, por exemplo, as passagens costumam estar disponíveis para compra até 60 dias antes da data de partida. Assim, vale muito a pena se antecipar!

Para assistir à tradicionalíssima cerimônia da Praça Tiananmen no dia 01, chegue, no mínimo, com 10 minutos de antecedência de seu início. Além de juntar milhares de espectadores, na entrada da cerimônia, comumente é necessária uma verificação de segurança. Como seus pertences serão checados, dê preferência a bolsas ou bagagens de menor tamanho.

Dia Nacional da China
As cidades se enfeitam para as celebrações 

Caso queira realmente fugir dos grandes centros das comemorações–  os que estarão mais lotadas de turistas – procure localidades do oeste e sudoeste do país, como as províncias de Xinjiang e Guizhou.

O feriado prolongado do Dia Nacional da China é levado bastante a sério no país. Não somente escritórios oficiais do governo pausam suas atividades, mas normalmente também as embaixadas, empresas e até mesmo alguns restaurantes podem fechar durante pelo menos um ou dois dias. Então, esteja preparado! Programe-se para poder desfrutar das grandiosas celebrações desse importante feriado nacional e ter uma inesquecível “Semana Dourada” na China!

 

O Dia Nacional da China de 2016

O Dia Nacional da China apresenta sua 67ª comemoração em 2016. E, além das celebrações tradicionais, as previsões para esse feriado são ainda mais animadoras. Nesse ano, muitas empresas e organizações estarão oferecendo um feriado ainda mais longo, podendo adicionar mais 3 dias na “Semana de Ouro”. Ou seja, nesse ano, alguns chineses poderão ter 10 dias de folga em comemoração ao Dia Nacional da China! Por isso, há previsões de que o turismo irá apresentar um bom crescimento em comparação ao ano passado. Estima-se que em 2016, cerca de 598 milhões de chineses poderão pegar a estrada para aproveitar esse feriado prolongado – um aumento de 12% em relação a 2015!

Estando no gigante asiático, ou não, o Dia Nacional da China é uma importante data para se observar o comportamento e a cultura chineses, grandiosamente espelhados em uma beleza de eventos ao redor do país.

E aí, prontos para comemorar?

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes:China High Lights, Travel China Guide, Encyclopaedia Britannica, The World Post

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário