Curiosidades sobre a cidade de Xangai

Xangai fica localizada na costa central da China Oriental, perto do Mar da China Oriental e faz parte do delta do rio Yangtze, um dos rios mais importantes do país. Além de arrecadar cerca de 20% do PIB chinês, Xangai é a maior cidade chinesa no quesito de população com cerca 24 milhões de habitantes. É também considerada, de acordo com pesquisas recentes, a maior cidade do mundo.

 

História

A cidade começou a crescer a partir do século XXI, com o final da Guerra do Ópio e a abertura comercial que a China fez em relação a algumas cidades chinesas, com a assinatura do tratado de Nanquim. Xangai era uma das cidades que tinha uma localização mais favorável ao porto. Desde então a cidade foi se industrializando e desenvolvendo sua economia, se tornando um polo econômico e industrial. Principalmente a partir dos anos 90, com as reformas do presidente Deng Xiaoping e também em 2005, com o título de maior porto de cargas do mundo.

 

Visitação

 A obtenção de vistos para visitar Xangai é necessária assim como outras cidades da China, mas uma curiosidade interessante e uma dica de viagem é que a visita a Xangai pode ficar mais fácil já que os brasileiros em conexão não precisam de visto para a China em viagens de até 6 dias. Ultimamente as passagens aéreas têm tido bastante promoções, o que barateia o custo e pode ajudar com sua viagem à Ásia. Aproveite e reserve alguns dias para descobrir Xangai. A cidade é uma excelente porta de entrada para a China, por conta dos portos e aeroportos, e tem muitas atividades turísticas.

 

Disneylândia

Sim, a cidade de Xangai possui um dos parques Disney na China (sendo a outra unidade do parque em Hong Kong). As demais unidades se encontram na Flórida, Califórnia, nos Estados Unidos; em Paris, na França; e em Tóquio, no Japão.  O parque foi inaugurado em junho de 2016 com o nome “Shanghai Disney Resort” custando cerca de 5,5 bilhões de dólares e levando 5 anos para ser construído, com uma área do resort tão grande que poderiam encaixar 960 campos de futebol. Por ter sido construído recentemente é o parque da Disney mais tecnológico de todos, sendo o famoso Castelo o mais alto de todos os outros parques também. Como muitos pontos turísticos na China, haverá dois valores de ingresso – um para a alta e outro para a baixa temporada, e também vale lembrar que os finais de semana serão mais caros.

 

xangai
Construção do parque da Disney em Xangai.

 

Pontos Turísticos

Uma informação importante sobre a cidade de Xangai é que ela mistura o tradicionalismo com um aspecto moderno e contemporâneo, possibilitando aos interessados em conhecer a cidade uma mistura do tradicional com o novo. No que tange ao tradicional, existem dois templos de visitação que são muito importantes para a história da China.

 

Xangai passou a existir no século 11 e foi uma cidade cercada por uma muralha circular de 10 metros de altura, com cinco quilômetros de comprimento. A muralha tinha como objetivo defender seus habitantes de possíveis invasores, principalmente japoneses, que atacaram a região várias vezes. As invasões se tornaram pior após a guerra do ópio, no século 19, quando a China foi forçada a ceder partes de seus territórios para impérios e potências ocidentais, e logo depois se tornou a Cidade Velha de Xangai.

 

de Shangai
Vista de uma das paisagens do Yuyuan Garden.

 

Essa região tem muitos aspectos interessantes. Um deles é o Yu Garden, que foi construído a partir de 1559, durante a dinastia Ming, por ordem do governador Pan Yunduan e como um presente para seu pai. O jardim é lindíssimo e cheio de lagos, pontes e casas. Até a ponte que dá acesso ao jardim, a partir da Cidade Velha, chama atenção por conta de seu formato em zigue zague, que, garante uma teoria, seria para espantar os maus espíritos.

Existe também a região do Bund, cercado de prédios históricos da época colonial como a Casa Alfândega, Charteared Bank, Banco de Xangai e Hong Kong.

Explorar Pudong é a opção mais moderna de passeio, sendo possível observar muitos arranha-céus modernos de pertinho e/ou fazer compras nos diversos shoppings da região.  A região de Pudong fica à frente do Bund, só que do outro lado do Rio Huangpu. Onde antes havia uma área perigosa e decadente da cidade, em 1990 se tornou Zona Especial Econômica, e com isso vieram os famosos e imponentes prédios do bem sucedido centro financeiro e comercial.

 

shangai

Estrutura da cidade

Um fato curioso sobre a cidade de Xangai é que por conta dos grandes arranha-ceús, juntando o nível de contaminação que potencializa as consequências do efeito-estufa, e também um subsolo debilitado pela extração de água subterrânea, está sendo uma carga extremamente pesada para Xangai (20 milhões de habitantes) e isso faz com que a cidade esteja,
literalmente , se afundando. O fenômeno ocorre a uma razão de 1,5-2 cm ao ano, resultado dos fatores já mencionados e também do crescimento do mar, provocado pela mudança climática. A proporção é inversa: enquanto mais alto chega o cimento em Shangai, mais se afunda nas águas do rio Huangpu.

Segundo o Instituto de Shangai de Geologia, o nível da cidade caiu mais de dois metros nos últimos 40 anos, e não é só isso. Segundo o Centro de Investigações geotécnicas de Xangai, nas ultimas décadas registraram-se o afundamento de até dois metros de distintos edifícios. Estes fatos relacionam-se tanto com uma combinação de materiais de construção pesados e terreno macio, como com erros técnicos e projeto.

 

Por Barbara Pompei, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Archdaily, Próxima Trip, Melhores Destinos

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário