Contrato de câmbio ao importar da China

Muitos empresários brasileiros têm dúvidas quanto à operação de pagamento para os chineses. Entenda como funciona o contrato de câmbio ao importar da China .

Os contratos de câmbio formalizam o envio de pagamentos para a China. Conheça também as modalidades de pagamento que você vai encontrar ao importar da China.

contrato de câmbio ao importar da china
Notas de yuan, a moeda chinesa. Fonte: Money

Otimizar cada etapa do processo de importar da China é essencial para obter o negócio mais vantajoso possível.

Um bom importador é aquele que explora todas suas opções, analisando e estudando cada etapa do processo. Em suma, é necessário conhecer o processo à fundo para tomar as melhores decisões.

Pagamento de pessoas físicas e jurídicas ao importar da China

Pessoas físicas e jurídicas estão aptas a importar e a fazem com objetivos distintos. Enquanto a pessoa física importa bens para uso pessoal, a pessoa jurídica o faz com intenção de revenda no mercado brasileiro. Certamente, os pagamento dessas transações são diferentes.

O pagamento de pessoa física costuma ocorrer em valores muito menores do que aqueles realizados por empresas importadoras. A capacidade financeira é um dos principais fatores de diferenciação entre essas duas compras.

Ao importar valores acima de 3 mil dólares, a pessoa física precisa obter uma habilitação de RADAR. Já as transações de pessoas jurídicas, por serem uma maior quantia de dinheiro, ocorrem de outra maneira. Para entender melhor como funciona a habilitação de RADAR para a importação e as atualizações de 2019, assista ao vídeo abaixo:

Modalidades de pagamento internacional

Dúvidas quanto ao tipo de moeda utilizada, forma de pagamento, parcelamentos, etc, são comuns de aparecer para quem trabalha com consultoria de importação. Quando se realiza uma compra internacional, é necessário estudar sobre as maneiras de pagamentodaquela compra.

contrato de câmbio ao importar da china
Fonte: Bonanza Gold Fields

Existem diversas maneiras de se realizar o pagamento de compras internacionais. Aqui, o conhecimento é seu aliado para evitar cair em armadilhas que podem gerar prejuízos e também para tomar a decisão ideal para o seu negócio.

Cartão de crédito, Paypal, Western Union, etc.

Os pagamentos utilizando o cartão de crédito internacional necessitam de uma plataforma eletrônica para serem efetuados. Assim ocorre também com o Paypal. Aqui, os pagamentos são feitos através de uma facilitadora de pagamento, responsável pelo fechamento de câmbio.

Modalidades como estas são destinados à pequenos valores (até 3 mil dólares).

A Western Union é uma instituição de renome que dispõe de caixas eletrônicos em diversos países do mundo. Aqui o pagamento é feito com menos burocracias, mas por outro lado, este meio é não é destinado à importação empresarial.

contrato de câmbio ao importar da china
Caixas eletrônicos da Western Union.

Decerto haverão taxas de pagamento mais altas, por conta das facilitadoras. A saber, nesta opção de pagamento também não é possível negociar as taxas.

Contrato de câmbio ao importar da China

Ao tratar de importação e exportação de bens, não existe a tributação do IOF. Isto torna as taxas mais atrativas e muitas vezes torna viável a compra daquela empresa.

Saiba quais são os custos tributários aplicados ao se importar da China com o vídeo abaixo:

A grande diferença em realizar o pagamento através de um contrato de câmbio em vez de plataformas com o Paypal, cartões de crédito e outros é que no contrato de câmbio existe a possibilidade de negociação.

Somente instituições financeira autorizadas pelo Banco Central podem realizar o fechamento de câmbio. Logo, estas seguem estritamente normas. Quando você realiza seu câmbio (a troca de dinheiro) em uma destas agências, você está realizando o processo da maneira mais indicada. Certamente, aqui o empresário tem todo amparo legal, caso necessite.

Ao realizar seu pagamento dentro dos conformes, sua mercadoria, ao chegar no Brasil, não encontrará entraves. A saber, as importações empresariais cujo pagamento for realizado de maneira desregular correm o risco de serem confiscadas.

Operação do contrato de câmbio ao importar da China

O primeiro passo desta operação é a aprovação do cadastro. Em suma, são levados em conta documentos que provem o faturamento da empresa, seu endereço e outras informações pertinentes. Este processo se aplica também às pessoas físicas (quando forem de até 3 mil dólares).

Quando aprovado o cadastro, é possível realizar o fechamento de câmbio. Este fechamento é feito juntamente à corretora ou aos bancos. Como já mencionado, qualquer instituição financeira permitida pelo Banco Central, como um banco de câmbio.

No caso de pequenas e médias empresas, o câmbio costuma ser fechado através de uma plataforma eletrônica disponibilizada pelo próprio banco. Porém, aqui não é possível negociar taxas. Os bancos acabam não dando tanta assistência à este tipo de público que deseja importar ou exportar.

contrato de câmbio ao importar da china
Mulher contando notas de 100 yuan. Fonte: The Wall Street Journal

A principal despesa existente aqui é a de envio do pagamento para o exterior. Existe também a taxa de conversão da moeda, baseada no mercado e cotadas na Bovespa. Aqui, estas taxas sofrem a variação cambial de acordo com o mercado.

Para conseguir melhores taxas o importador pode se aproveitar de quesitos. O relacionamento do cliente com a instituição financeira pode ser uma vantagem na negociação. Assim como trabalhar com flexibilização de prazos e volumes.

A competitividade dos produtos importados no mercado depende do barateamento máximo de cada uma das etapas da importação. 

Por Mariana Madrigali, diretamente de Brotas, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário