Consolidação de Cargas

No mundo globalizado e competitivo em que vivemos hoje, o pleno conhecimento e a utilização de ferramentas que propiciam maior otimização de nossas atividades é fundamental. Uma dessas ferramentas é a consolidação de cargas.

Consolidação de Cargas e Desconsolidação de Cargas

O que é Consolidação de Cargas?

A consolidação de cargas e a desconsolidação é um processo que ocorre nos embarques de exportação e importação respectivamente. O processo de consolidação de cargas ocorre para embarques de exportação caracterizando-se pelo acondicionamento de um único ou vários lotes de carga em determinado container. A desconsolidação de cargas ocorre para embarques de importação caracterizando-se pela retirada de um único ou vários lotes de carga em determinado container.

Esse processo é identificado como um dos mecanismos utilizados para reduzir os custos de transporte. A estratégia mais simples para se consolidar cargas é postergar os embarques em uma determinada rota, até que haja carga suficiente para atingir a capacidade máxima do veículo utilizado. O problema com esta estratégia, é que ela muitas vezes afeta negativamente o serviço ao cliente, tanto no que diz respeito ao prazo de entrega, quanto à consistência destes prazos.

O que a Consolidação de Cargas possibilita?

A consolidação de cargas possibilita agrupar vários embarques, de um mesmo embarcador ou de diferentes embarcadores para um mesmo destino final, para que dessa maneira se beneficie da economia de escala. As cargas fracionadas são caracterizadas por possuírem pequenas quantidades embarcadas, em função do modal utilizado ou da embalagem unitizadora, como containers. As cargas fracionadas são identificadas em diferentes tipos de produto e com demandas irregulares em função de um horizonte de tempo.

Na logística internacional, principalmente em modal rápido, como o aéreo, a consolidação de cargas gera a economia de escala, distribuindo o custo fixo por um volume maior de produtos importados, além de, aumentar o poder de negociação do frete internacional, o qual se torna mais vantajoso conforme maior peso e volume.

Saiba mais sobre consolidação de cargas através do contato com a China Link Trading!

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

Por Felipe Alexandre – Direto de Florianópolis, Brasil.
Acompanhe novidades nowww.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário