Termos e Condições de Pagamento com a China

Uma das principais dúvidas de quem deseja importar da China é: quais as condições de pagamento que terei quando comprar de uma fábrica chinesa?
Se você, empresário, está desejando comprar mercadorias de um fornecedor chinês, é importante saber que você realizará 100% do pagamento ( normalmente à vista) do produto antes de ele sair da China.
Mas como você irá efetuar esse pagamento? Leia a seguir e assista ainda no a seguir ao nosso vídeo “Termos e Condições de Pagamento com a China”, mais um vídeo-aula de nossa série “Importação em 5 Minutos”.

 

 

Quais são os termos de pagamento com a China?

No documento que você receberá com a lista de produtos que irá comprar (Proforma Invoice), no local que indica os termos de pagamento, provavelmente encontrará a sigla T/T (transferência telegráfica) 30/70, que indica a condição de pagamento da maioria das fábricas chinesas.

Mas o que significa 30/70?

Esse é o mais comum dos termos de pagamento quando se realiza uma compra da China!
Para entender melhor, nos acompanhe em um exemplo. No termo 30/70, em uma compra cujo total é de 10.000 dólares, você normalmente pagará 30% desse valor de entrada (no caso, 3.000 dólares) para que a fábrica chinesa, então, comece a produzir sua mercadoria. Na maioria dos casos, demora-se de 20 a 30 dias para a fábrica chinesa produzir essa mercadoria, caso não haja estoque. Quando a mercadoria estiver pronta, então você pagará os 70% do valor, para que então a fábrica possa dar início ao processo de exportação desse produto.

Uma dica muito importante! Antes de pagar 70% do valor da compra, procure uma empresa especializada em realizar uma inspeção de qualidade para que ela faça uma visita à fábrica produtora. Isso é extremamente importante para que você receba a mercadoria exatamente de acordo com o que foi combinado, evitando, assim, más surpresas na chegada de sua compra ao Brasil.

Para maiores informações sobre inspeções de qualidade, você pode entrar em contato conosco!

Como enviar o dinheiro para a fábrica chinesa?

Quando você está comprando de um fornecedor internacional, a forma oficial de você enviar o dinheiro pela mercadoria é através do documento PI ( Proforma Invoice). Esse documento será enviado pelo fornecedor a você, o comprador . Quando estiver em posse do PI, você deve falar com o gerente de seu banco (alguns bancos já oferecem essa opção online) para fazer o que é chamado de Contrato de Câmbio.

Mas para que serve esse documento?

O Contrato de Câmbio realizado pelo banco serve para “congelar” a conversão da moeda estrangeira no valor exato do dia em que você está fechando o contrato. Outra função do Contrato de Câmbio é o de justificar o envio de dinheiro que você estará fazendo para fora do país – uma justificativa que é de caráter obrigatório.

Está cada vez mais comum, ainda, formas de pagamento online como o Paypal e Western Union, para pagamento de amostras ou de pequenos valores. Entretanto, esse tipo de ferramenta não é a mais adequada caso você não confie muito na fábrica da qual está comprando.

 

Interessado em saber ainda mais importantes informações para importar da China? Continue acompanhando nosso blog e nosso canal do Youtube, onde serão publicadas novas vídeo-aulas com dicas imperdíveis!

 

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site

 


Veja Também


Deixe seu comentário