Comprar pelo Alibaba é seguro?

No artigo de hoje vamos falar sobre uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo: o Alibaba!

O site cresceu muito no Brasil e no mundo e por meio dele muitos importam para vender seus produtos comprados na China.

Entretanto, apesar de todo esse sucesso, uma pergunta sempre surge para quem deseja começar a importar da China: o Alibaba é seguro para sua empresa?

Essa e outras dúvidas vamos desvendar agora. Vem com a gente!

Como surgiu o Alibaba?

Primeiramente, vale contar um pouquinho de como surgiu o Alibaba e porque ele é o maior grupo de importação da China no mundo.

O site foi criado em 4 de abril de 1999, num cenário em que os  empresários chineses tinham certas dificuldades para se posicionar no mercado.

Dentre elas, existiam dificuldades com o idioma e o desconhecimento de mecanismos e ferramentas de pesquisa, como por exemplo, o Google.

O Google, por exemplo, era importante por ser muito usado por empresários ao redor do mundo, mas era censurado na China pelo Partido Comunista.

Em razão disso, a exposição e promoção dos produtos das fábricas da China para compradores internacionais eram muito prejudicadas.

Com a criação do Alibaba, os fornecedores chineses ganharam uma poderosa e eficaz ferramenta para vender os seus produtos facilmente.

Atualmente, o Grupo Alibaba é hoje responsável por 60% das entregas na China e é localizado em Hangzhou, na província Zhejiang. 

Neste grupo da Alibaba, também estão AliExpress e Taobao, site popular de vendas na China.

Importar da China pelo Alibaba

Agora que você já entendeu como surgiu o Alibaba, é importante entendermos como o site é costumeiramente utilizado pelas empresas.

O empresário decide comprar suas mercadorias da China pelo Alibaba para negociar diretamente com o fornecedor. 

Diferentemente da importação empresarial, que possui uma série de processos e burocracia até que o produto chegue ao Brasil.

A maneira ideal de se importar da China vai depender muito do tipo de importação que você procura.

Comprar pelo Alibaba é seguro?

Finalmente, para responder a pergunta em questão, se comprar pelo Alibaba é seguro, precisamos levar em consideração alguns aspectos.

O Alibaba é um site que permite empresas da China promoverem seus produtos para serem vendidos em atacado, a partir de uma quantidade mínima (M.O.Q).

Muitas dessas empresas possuem um selo de confiabilidade gerado pelo próprio Alibaba, chamado de “gold suplier”, ou fornecedor de ouro.

Alibaba é uma das maiores plataformas de importação da China no mundo (Foto: Exame)

Supostamente, com essa “garantia de segurança” liberada pelo site, pressupõe-se que aquela empresa que vende aquela quantia de produtos é segura.

Correto? Nem tanto!

O grande problema é que esses fornecedores têm esses selos porque pagam uma anuidade ao Alibaba.

Por esta razão, fica difícil saber se a confiabilidade assegurada pelo Alibaba àquela empresa é pelo serviço prestado com qualidade ou pela taxa paga pela firma.

Além disso, ocorre muito no Alibaba a questão do arrendamento. Ou seja, empresas antigas e com histórico de confiabilidade são compradas por outras mais novas.

Esses fornecedores mais novos que arrendaram a empresa antiga obtém a chancela de segurança adquirida pela firma anterior.

Com isso, aumenta a desconfiança com esta empresa, por não sabermos ao certo se essa empresa é segura mesmo ou só absorveu a reputação da empresa antiga.

Como garantir a segurança da sua compra?

Apesar de todas essas ressalvas, vale destacar que isso não significa que todas as empresas presentes no Alibaba são seguras.

Contudo, indica que nem todos os fornecedores podem ser honestos e de confiança para com quem compra.

Por isso, a melhor maneira de garantir a segurança da sua compra é investir em uma inspeção presencial antes do embarque da sua mercadoria.

Essa inspeção pode ser feita por você, in loco lá no contêiner para saber em que condição será importada para o Brasil.

Além disso, é possível solicitar que alguma pessoa ou entidade de confiança faça esse teste e te passar o relatório assim que possível.

De qualquer forma, a inspeção é a opção mais segura e sólida para que você empresário não tenha dores de cabeça com o Alibaba.

Tenha profissionais capacitados ao seu redor que entendam perfeitamente como é importar da China e todos os trâmites necessários até chegar ao seu consumidor.

Para evitar maiores dores de cabeça, contrate uma agência de trading especializada em importação da China e tenha segurança para importar.

Gostou das dicas? Então comente aqui embaixo se você já passou por algum perrengue ao comprar no Alibaba.

Acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e inscreva-se no nosso canal no Youtube para para mais conteúdos.

Até a próxima!

Texto de Paulo Santos, de São Vicente/SP


Veja Também


Deixe seu comentário