Como se vestir quando você for viajar para China?

A roupa sempre foi considerada uma questão essencial para qualquer encontro porque ela muitas vezes tende a definir sobre onde você pretende ir ou o que quer fazer. No Brasil, temos o costume de separar a roupa de sair, de trabalhar, de “ficar em casa” mas, como veremos a seguir, nem todas as culturas seguem essa mesma lógica. A roupa expressa muita simbologia, podendo muitas vezes significar tanto quanto as palavras ou a conversa de alguém. Todas essas questões fazem parte da construção cultura brasileira. Mas, como é isso na China? Como você deve se vestir quando for viajar para a China?

Na hora de negociar com uma cultura diferente, todo conhecimento é válido. Busque aplicar o conhecimento deste texto para maximizar seus resultados na negociação internacional! Para um estudo mais específico e certeiro, participe do nosso Treinamento Avançado em Negócios com a China.

 

História

A cultura da China intervém no vestuário tradicional e nas inovações ao longo dos tempos. O vestuário da China é constituído por várias peças de roupa. Cada período histórico trouxe um novo estilo, principalmente no período das dinastias. Existem três tipos de traje que sempre lembramos quando pensamos na cultura chinesa: pien-fu, o ch´ang-p´ao ou um longo robe e o shen-i. Os três tipos de roupas, além dos seus cortes largos e mangas volumosas têm muitos padrões, principalmente com linhas retas e com dobras naturais, usadas com uma faixa à cintura. Algumas adaptações da tradição para os tipos de roupas atualmente incluem túnicas, calças largas e compridas ou saias. Essas adaptações podem conter as extremidades bordadas, pano ou sedas drapejados, decorações nos ombros.

 

vestir na china

 

Mesmo com esse breve histórico, é difícil falar sobre um padrão ou um tipo de vestimenta mais comum na China por se tratar de muitas pessoas diferentes vivendo no mesmo país, então podemos afirmar que existe uma grande diversidade em relação a roupa em si.

 

Clima

Como a China é muito grande, ela perpassa por diferentes climas em regiões diferentes e isso afeta diretamente qual o tipo de roupa você vai levar para utilizar no país. Por isso, Leve roupas de acordo com a estação em que você está viajando e por onde está viajando ou fará sua reunião de negócios, por exemplo.

O clima é continental no nordeste da China. O inverno que ocorre de novembro até abril é bastante frio e seco. Em cidades como Pequim passam os meses de dezembro a março com temperaturas abaixo de zero e ventos gélidos que vem da Mongólia.

Nessa mesma região, o verão é muito quente e úmido durante os meses de julho e agosto ocorrem precipitações diárias, mas a temperatura não costuma passar dos 30o C. Os outonos são suaves e ensolarados. O começo da primavera e o fim do outono têm dias agradáveis e noites frescas, sem muita chuva, o que torna esses períodos ideais para viagens. 

Já o noroeste do país, em cidades como Hebei, Tianjin e Shanxi o clima é árido, com invernos frios e secos, e verões muito quentes e secos; as precipitações são escassas. Sem os ventos litorâneos que equilibram a temperatura, apresenta estações extremas: Tupan, a cidade mais quente da China, já chegou a registrar 47o C; e um inverno gelado (embora sem excesso de umidade).

O sul da China, onde está localizado Shangai possui um clima tropical, com uma estação chuvosa que dura de junho a setembro. Durante o inverno a temperatura é mais suave e o clima úmido, já no verão, a temperatura quente com chuvas. As altas temperaturas e a excessiva umidade dão uma trégua aos viajantes entre novembro e fevereiro.

 

vestir na china


 

A China central apresenta invernos frios, verões muito quentes (em algumas ocasiões, com fortes picos de temperatura) e chuvosos, com alta porcentagem de umidade. De junho a setembro ocorrem precipitações.

 

Roupas

 

vestir na china


 

Como a China é um país grande, existe uma grande variedade de peças roupas para atender todos os pedidos da população, mas a primeira coisa que você precisa saber quando viajar pra China é que a tradição de separar roupas não é igual no Brasil. Diferentemente de nós brasileiros que sempre temos uma roupa mais especial para sair ou uma menos especial para estar em casa, na China eles não fazem esse tipo de diferenciação porque eles consideram basicamente que roupa é roupa. É como se fosse algo secundário diante daquilo que querem falar ou fazer, não importando muito o que estão vestindo ou da maneira que vestem.

 

Formalidades

 

vestir na china


 

Na Ásia podemos observar uma série de mudanças em relação a formalidade por que ao mesmo tempo que algumas regiões são extremamente formais, outras não levam isso tão a sério assim. No Japão e na Coreia do Sul, por exemplo, qualquer reunião que envolva negócios fazem com que os participantes se vistam de maneira bastante formal com terno, gravata e paletós. Ao mesmo tempo, há uma mudança drástica dessa característica para a China, por exemplo.

 

Uma reunião de negócios

Agora que já mencionamos essa primeira informação a respeito das vestimentas na China, alguns podem se perguntar como você deve se vestir em determinadas ocasiões quando visitar o país, como por exemplo, um encontro de negócios com chineses numa fábrica. Devemos lembrar que a regra aplicada normalmente é a mesma. Muitas vezes você pode vir a encontrar o dono e sócios com roupas poucos formais vista pelos olhos dos brasileiros como chinelos, chapéus, e nada de ternos e paletós.

Isso se deve muito ao fato do mencionamos acima, de que a roupa é algo secundária na China em questão de importância quando se trata de negócios ou da tentativa de causar uma boa impressão com uma roupa mais formal. Para os chineses, em ocasiões como essas, de negócio, vale muito mais as propostas e a conversa, até porque eles são bem frios quando se trata deste assunto e consideram um negócio bem feito quando recebem o pagamento pelos serviços prestados.

 

vestir na china


 

Se você for visitar uma empresa chinesa maior, como uma multinacional, talvez seja o caso de se vestir de maneira mais formal mas no geral, se vestir de maneira confortável é o ideal na China, não deixando de ser uma ótima oportunidade de você se sentir bem num local do qual acabou de chegar. Por isso, é importante analisar e pesquisar mais sobre a empresa que vai visitar e sobre as reuniões que irá fazer. Se sentir necessidade de ir mais ou menos formal, faça e vice-versa.

 

vestir na china

 

Cuidados

Por fim, separamos algumas dicas a respeito do cuidado com as roupas, independentemente de quais você for levar. Na China, existem muitas lavanderias por preços acessíveis e podem ser bastante úteis para as viagens. No entanto, existem algumas lavanderias que usam detergentes que podem irritar sua pele, se ela for sensível. Para evitar algum tipo de transtorno, ter as roupas lavadas à seco pode evitar esses problemas e ser uma opção melhor. Se você quer saber um pouco mais não só a respeito de roupas mas a respeito da viagem para China nós separamos dois textos que valem a pena ser lidos. O primeiro trata sobre mais dicas de viagens para quando for viajar para China e pode ser acessado aqui, e o segundo trata a respeito de alguns costumes chineses curiosos para você conhecer um pouco mais sobre as pessoas e o modo como vivem e pode ser acessado aqui.

 

Por Barbara Pompei Corcioli, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Gold Trip, IbraChina

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário